A Estácio recebeu qual nota do MEC? Esta é uma pergunta muito importante que você precisa responder antes de realizar a sua matrícula na Estácio de Sá.

A nossa instituição de ensino superior, em todos os seus polos, preza pela qualidade de ensino. Sejam estes cursos de graduação, nível tecnólogo ou pós-graduação. E no último ciclo de avaliação o nosso compromisso com ensino de qualidade foi confirmado pelo Ministério da Educação.

Quer saber como esse processo de avaliação é realizado? Continue a leitura deste texto. Ao final você vai entender por que oferecemos ensino de qualidade e temos um compromisso sério com o seu futuro profissional.

Leia mais: Cursos online reconhecidos pelo MEC: 5 opções na Estácio

Entenda a avaliação do MEC para a Estácio de Sá

A Estácio de Sá é uma instituição de ensino que tem tradição no território brasileiro. Seus polos estão presentes em mais de 900 municípios, que já formaram mais de 800 mil alunos desde 1970.

A nota da Estácio segundo o MEC foi definida de acordo com dois indicadores avaliativos: o Conceito Institucional (CI) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Para que você tenha mais certeza da qualidade de ensino dos cursos Estácio, veja a seguir os que estes dois critérios levam em consideração.

O conceito institucional

Um grupo de técnicos do MEC, especialista em educação, avalia a instituição de ensino superior considerando os seguintes aspectos:

  • Avaliação do aspecto estrutural: a estrutura física da instituição é analisada, visitas são realizadas aos prédios de cada unidade para que possam ser avaliados os espaços físicos como as salas de aula, laboratórios e áreas de convivência;
  • Avaliação do aspecto didático: o corpo docente é avaliado, ou seja, faz-se o levantamento do currículo dos professores, dos planos para desenvolvimento de carreira e também avalia-se quais os cursos de graduação e pós-graduação são oferecidos, bem como as atividades de pesquisa e extensão da unidade de ensino.

O índice geral de cursos

O índice geral de cursos, ou IGC, é uma nota que leva em consideração a média das notas de todos os cursos que são oferecidos pela Estácio de Sá e que já foram avaliados anteriormente pelo MEC.

Aqui o foco não está na instituição e no seu time de professores, mas sim nos seus alunos e no que lhe é oferecido. A nota do IGC é determinada de acordo com o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. E também segundo o planejamento pedagógico da instituição em questão.

O Enade é aplicado para alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação. O exame é realizado a cada três anos para cada área do conhecimento. Portanto, as avaliações não acontecem todos os anos para as áreas de conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar os conhecimentos dos alunos em relação aos conteúdos programáticos das disciplinas que fazem parte do currículo do curso de sua escolha.

Fique atento, se você for convocado para fazer este exame a sua presença é obrigatória. Caso não compareça pode ficar sem o seu histórico da graduação e diploma até regularizar a situação.

Quer consultar a nota dos cursos da Estácio no ENADE? Acesse o portal.

Qual a nota da Estácio no MEC de acordo com o IGC e o CI?

As notas para o IGC e CI variam de 1 a 5. Sendo 5 a nota máxima, veja a correspondência entre as notas e qualidade do ensino superior:

  • Péssimo: nota 01;
  • Insuficiente: nota 02;
  • Bom/Satisfatório: nota 03;
  • Ótimo: nota 04;
  • Excelente: nota 05.

Para o conceito institucional (CI) a Estácio de Sá obteve nota 03, ou seja, atende de forma satisfatória os rigorosos critérios estabelecidos pelo MEC. Já no índice geral de cursos (IGC), a nota obtida foi 04, o que corresponde a ótimo.

Assim sendo, estes critérios e notas deixam claro o nosso compromisso em proporcionar aos estudantes uma experiência pedagógica positiva.

O IGC, vinculado à nota do Enade, deixa claro que os alunos com diploma de graduação da Estácio de Sá desenvolvem de forma satisfatória as competências para o exercício da profissão.

Leia mais: Profissional do futuro: como vai ser o trabalho em alguns anos?

Por que a avaliação do MEC para a Estácio de Sá é importante?

Quando você decide por um curso de ensino superior é um sinal de que o seu futuro profissional está sendo planejado. E você deve ter metas a serem alcançadas, certo?

Por consequência, a sua primeira meta deve envolver a escolha de uma instituição de ensino superior e um curso de graduação. Correto? E na hora de tomar a decisão a escolha deve ser consciente. É muito importante que você opte por uma instituição de ensino certificada pelo MEC.

Afinal, ninguém quer perder tempo estudando em uma instituição não certificada. Já que para este caso o diploma de ensino superior não terá nenhuma validade. As notas do MEC para a Estácio de Sá garantem que ela é certificada pelo órgão governamental.

Entenda por que o reconhecimento pelo MEC é tão importante:

  • Você não perderá tempo e dinheiro com um curso não certificado e de má qualidade;
  • Escolhendo um curso de instituição certificada pelo MEC você garante a validade do seu diploma;
  • Mais possibilidades se abrem para você no mercado de trabalho e para a continuidade dos seus estudos ao escolher uma instituição certificada pelo MEC.

Todos os cursos da Estácio de Sá são certificados pelo MEC?

A Estácio de Sá, além de ser uma instituição certificada pelo MEC, garante que todos os seus cursos seguem o padrão de qualidade do órgão federal. Então você pode ficar tranquilo, e escolher qualquer uma das mais de 100 opções para graduação.

Os cursos são avaliados individualmente e seguem o mesmo padrão de notas que a instituição: nota máxima é 5 e nota mínima é 1.

Saiba que, além da avaliação do MEC, a Estácio de Sá tem um rigoroso processo interno que garante que os currículos dos cursos e a qualidade das disciplinas estejam sempre sendo melhorados.

O curso de Nutrição da Estácio de Sá é certificado pelo MEC?

Assim como os demais cursos oferecidos pela Estácio de Sá, o curso de nutrição é certificado pelo MEC. No último ciclo de avaliações realizadas, levando em consideração o IGC e o IC a nota para o curso de nutrição foi 4. Ou seja, nota ótima.

Os alunos formados no curso de nutrição da Estácio de Sá estão preparados para os desafios profissionais. Ao concluir o curso estão capacitados para contribuir para a melhora da saúde da população brasileira através da alimentação balanceada. O nutricionista é um profissional de grande importância para os brasileiros, já que mais da metade da população está acima do peso.

O curso de Psicologia da Estácio de Sá é certificado pelo MEC?

Da mesma maneira que o curso de nutrição, o curso de psicologia é certificado pelo MEC. Segundo os critérios avaliativos estabelecidos pelo órgão federal a nota é 04, ou seja um curso com ótima qualidade.

O profissional psicólogo formado na Estácio de Sá está preparado para compreender os fenômenos psíquicos e comportamento do ser humano.

Ao ser formado no curso da Estácio de Sá será capaz de realizar o diagnóstico, prevenção e tratamento de pacientes com doenças mentais e distúrbios emocionais ou de personalidade.

E aí, preparado para escolher o seu curso certificado pelo MEC na Estácio de Sá?

Agora que você já sabe que a Estácio de Sá segue os rigorosos critérios estabelecidos pelo MEC, chegou a hora de tomar uma decisão.

Escolha um entre os mais de 100 cursos disponíveis nos polos de estudo da Estácio de Sá e comece a construir o seu futuro profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui