Há quem prefira estudar e fazer todas as suas atividades sozinho. Mas saiba que trabalhar em equipe é uma característica de extrema importância para todos os profissionais. Sendo assim, uma boa maneira de treinar essa habilidade é fazer trabalho em grupo. Neste post, vamos dar dicas de como fazer isso sem estresse com os colegas.
Praticamente uma exigência no mercado de trabalho, saber trabalhar em equipe é uma aptidão que deve ser trabalhada desde cedo. Por conta disso, você teve e terá que fazer trabalho em grupo durante toda a sua vida escolar e assim também será durante a faculdade. Hoje, é possível estudar em grupo até pela internet.
Se para você isso é um problema vamos te dar algumas dicas de como você pode executar essa tarefa com mais tranquilidade e confiança. Mas antes disso, qual a importância do trabalho em grupo?
Acompanhe!
MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO OFERECIDO PELA ESTÁCIO!
Leia também: Rotina de estudos viável: 8 estratégias para conciliar trabalho e faculdade
Importância do trabalho em grupo
Como já mencionamos, fazer trabalho em grupo faz com que você desenvolva uma série de habilidades muito importantes para seu futuro profissional. Saber trabalhar em equipe é exigido por praticamente todas as empresas.
Além disso, trabalhar em equipe estimula e valoriza cada um individualmente e aprimora suas habilidades. Durante o trabalho em grupo todos se esforçam e trabalham em função de um objetivo em comum.
Vários talentos diferentes são aproveitados para fazer um bom trabalho, surgindo, assim, novas ideias e novos conhecimentos dessa união.
Dicas de como fazer trabalho em grupo
Lembrando que o sucesso ou o fracasso do trabalho é responsabilidade de todos os membros do grupo. Sendo assim, seguem algumas dicas para você fazer trabalho em grupo sem estresse:
Escolha um assunto que traga um aprendizado
Imagina-se que para muitos alunos escolher o tema mais fácil entre todos seja sempre a primeira opção. Mas você está na faculdade, lembra? Você não vai sair daqui apenas com um diploma de conclusão de curso, você vai sair com uma profissão!
E, se você que está lendo esse texto, ainda está no ensino médio, saiba também que, mesmo que o aprendizado da escola pareça ser único e exclusivo para passar no vestibular, ele traz sim, muito conhecimento.
Dito isso, escolha um tema para o trabalho que seja desafiador, tanto para você quanto para seus colegas. Que ele possa oferecer reflexão para o grupo e a participação de todos.
Escolha seu grupo
Saiba que, muito provavelmente, a hora de fazer trabalho em grupo não é a hora de pensar em ficar perto dos amigos. Mesmo que você tenha pessoas que você considera mais próximas, durante o trabalho é importante diversificar as habilidades de cada membro da equipe. Procure colegas que complementem suas capacidades.
Afinal, sempre temos aquele amigo mais folgado que vai deixando tudo na mão dos colegas. E o fato de serem próximos, só dificulta conseguir dizer não para ele. Sendo assim, procure por colegas que sejam comprometidos e que realmente queiram participar do trabalho em grupo.
Verifique quais são os mais assíduos, pontuais e que, aparentemente, são os mais dedicados durante as aulas. Afinal de contas, é muito provável que esses tipos de alunos serão os que darão mais importância para o trabalho.
Leia também: 10 aplicativos de estudo para ajudar você nessa missão
Divida funções entre a equipe
Após escolher seu grupo é importante logo já marcar uma reunião para definição das tarefas de cada um. O que cada um vai pesquisar e como serão as apresentações.
Se você ou seus colegas de equipe trabalham ou fazem estágio, é mais importante ainda essa organização, já que pode ser um pouco difícil conciliar o horário disponível de todos.
Também é importante ter um membro da equipe que fique responsável pela finalização do trabalho. Alguém que junte todas as partes, configure a fonte e faça a revisão para que tudo fique dentro do padrão.
O livro Planejando o Trabalho em Grupo – Estratégias para a Sala de Aula, dos autores Cohen e Lotan, sugere a definição de papeis específicos para cada membro do grupo.
São esses: o de mediador, que estimula a participação de todos; o relator, responsável pelo registro; o monitor de recursos, é o membro que garante que não falte recursos para que o trabalho seja feito; o cuco, que controla o tempo e o harmonizador, que garante o engajamento do grupo.
Lembrando que os papeis devem ser revezados entre os membros e, mesmo cada um tendo o seu, a parte de realizar as funções relativas ao trabalho em si deve ser feita por todos.
Faça a sua parte
Não adianta reclamar que prefere fazer trabalho sozinho e quando chega a hora de fazer a sua parte no trabalho em grupo você é daqueles que se encosta no colega e deixa todo mundo na mão.
Sendo assim, faça a sua parte. E da melhor maneira possível. Aproveite esses momentos também para estudar e aprender, afinal de contas é para isso que você está estudando, não é mesmo?
Fora que fazer a sua parte bem feita, também estimula o restante do grupo a colaborar também. E você pode ajudá-los: quando forem se reunir, compartilhe com os outros membros com seus materiais e seu conhecimento.
Assim como receba ajuda dos outros. Principalmente pelo fato de que, se a parte deles ficar boas, é a sua nota que será mais alta.
Aprenda a dar e receber críticas
Uma característica bem marcante das pessoas que preferem fazer tudo sozinhas é não saber receber críticas. E muitas vezes, também não sabem fazer as chamadas críticas construtivas. Acham que o que elas fazem é bom e tem dificuldade em aceitar que os outros apontem algum tipo de erro.
Tanto no trabalho em grupo quanto na vida, aprender a criticar e ser criticado é um grande exercício de convivência. Ter a mente aberta para receber a opinião dos outros e saber filtrá-las é praticamente uma arte. Que você vai levar para a vida toda.
Não queira ser o dono da verdade. O trabalho em grupo serve para que todos possam emitir sua opinião e conclusões sobre o assunto abordado. Sendo assim, todos devem ser ouvidos.
Leia também: Como evitar que a procrastinação prejudique os seus estudos
Aprenda a dar e receber ajuda
Assim como as críticas, a ajuda também é algo que nem todo mundo sabe dar e receber. Como já mencionamos, se você tem algumas informações que fazem parte de outro colega, você pode muito bem repassar para ele.
O trabalho é em grupo e os esforços devem ser também. Muitos tem por hábito fazer a sua parte e entregar para o restante do grupo, como se isso fosse o suficiente, já que dessa maneira a tarefa está “concluída”.
Todos tem que estar a par do que os outros estão fazendo e, sempre devem oferecer ajuda mútua para que o trabalho possar ter andamento.
Saiba administrar conflitos
Principalmente se os membros do grupo tiverem personalidades diferentes, é muito difícil que não aconteça pelo menos uma desavença. Afinal, são várias histórias, culturas, hábitos e conhecimentos diferentes dentro de uma mesma equipe.
Para se preparar para um futuro dentro da empresa, um trabalho em grupo é um bom momento para aprender a administrar conflitos. Sendo assim, deve-se conversar sempre. Ouvir a opinião de todos e saber mediar, evitando que os momentos de tensão possam atrapalhar o andamento da equipe.
Tenha paciência e pense bem antes de falar e, principalmente, agir. Mesmo que você não concorde com alguma das opiniões dos seus colegas, você tem obrigação de respeitá-lo.
Isso tudo faz com que você melhore a sua capacidade de comunicação, bem como a de seus colegas. Com diálogo, provavelmente será encontrada uma solução que agrade a todos.
Trabalho em grupo: gostou das dicas?
Enfim, encare o trabalho em grupo como um desafio positivo em sua vida. Que a experiência e processo de aprendizagem possa trazer somente benefícios tanto para sua vida escolar quanto para seu desenvolvimento profissional. No futuro você verá que essas oportunidades foram valiosas para você.
Não perca mais tempo! Venha para a Estácio e torne-se o profissional que sempre sonhou.
E acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.