Passar no vestibular é uma grande responsabilidade e nem sempre acontece da forma que queremos. E tudo bem, sempre tem uma nova oportunidade. Mas você sabe que existe a possibilidade de ingressar numa universidade por vagas remanescentes? Já ouviu falar dessa alternativa?

Quando alunos aprovados não fazem a matrícula ou um curso não possui inscritos o suficiente para fechar uma turma, as universidades ou órgãos reguladores disponibilizam vagas remanescentes.

A ideia dessa opção é dar espaço para alunos ainda interessados em ingressar na faculdade. Porém, cada sistema utiliza o método de forma diferente e é com isso que vamos ajudá-lo.

Continue lendo esse conteúdo e descubra como você pode aproveitar essa oportunidade. Seja com o SiSU, FIES ou ProUni, sua chance de conseguir um diploma ficou ainda mais perto.

Leia também: Documentos do Prouni: quais são necessários para inscrição?

Vagas remanescentes, como funciona?

As vagas remanescentes estão disponíveis em cenários diferentes. Um deles é quando alguns alunos passam no vestibular, mas não fazem a matrícula por qualquer motivo. Outra razão é a falta de estudantes classificados para formar uma turma.

Tem aqueles que esquecem ou deixam passar a oportunidade, outros conseguiram uma vaga diferente. Enfim, em todos os cenários, as universidades abrem espaço para os alunos que não se classificaram em um primeiro momento. Assim, mesmo sem conseguir de primeira, têm uma nova chance.

Porém, é sempre bom lembrar de um detalhe: cada sistema utiliza uma maneira diferente de oferecer as vagas e, muitas vezes, é necessário realizar outra prova para conseguir entrar. Por isso, fique atento aos editais e protocolos de cada organização.

Processo seletivo

Muitas universidades privadas utilizam a opção do processo seletivo, para preencher as vagas remanescentes. Para isso, a faculdade define uma nova prova, com novo número de  aprovados.

Porém, para ter certeza de que a instituição oferece um processo seletivo, o ideal é consultar a coordenação. Uma opção semelhante é o vestibular agendado. Ele também conta com uma nova avaliação, a qual pode ser feita até pela internet.

Assim, ao pesquisar um vestibular, já tire a dúvida antes mesmo de se inscrever. Com isso, você consegue se programar e não se frustra se não passar logo de cara. Talvez vencendo mais uma etapa consiga alcançar seu objetivo.

SiSU

O Ministério da Educação (MEC) desenvolveu o SiSU para que candidatos possam ingressar em universidades públicas, a partir da nota do ENEM do ano anterior. Em 2021, 206.128 estudantes foram contemplados com a possibilidade.

Tradicionalmente, os candidatos mais bem sucedidos são convocados. Apesar disso, acontece de alguém não utilizar a vaga, por desistir do curso ou problemas na documentação, por exemplo.

Assim, o órgão organiza uma lista de espera, com os interessados nas vagas remanescentes.

Como concorrer?

A primeira chance de conseguir uma vaga no SiSU acontece depois do encerramento da chamada regular. Dessa forma, se você se inscreveu e não foi chamado, pode se voluntariar para ficar na lista de espera.

Para não perder a oportunidade, fique de olho no site do SiSU. Lá sempre aparece algum comunicado sobre a lista de espera e outras informações. Além disso, fique atento ao cronograma.

Quais os critérios das vagas remanescentes do SiSU?

Primeiro, lembre-se que você só pode participar de uma lista de espera, não sendo possível ter uma segunda opção. Assim, se você foi aprovado para um curso, não pode disputar uma vaga remanescente. Precisa, necessariamente, não ter se classificado para concorrer.

Feito isso, não esqueça de se candidatar, pois o sistema não faz esse trabalho automaticamente. Além disso, não pode ter zerado a redação e precisa estar inscrito no ENEM.

Saiba mais: Como se inscrever no Prouni? Confira 5 passos simples

E o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi desenvolvido em 2004. A ideia do projeto é dar aos alunos brasileiros uma chance de estudarem em universidades privadas, com auxílio de bolsas de estudo.

Para isso, as instituições de educação devem aceitar participar da iniciativa. Assim, oferecem descontos para cursos com conceito igual ou maior que três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

No caso do ProUni, acontece de algumas vagas não serem preenchidas no processo seletivo. Assim, o programa oferece vagas remanescentes para estudantes já matriculados em faculdades particulares.

Como funciona?

Nesse caso, para conseguir concorrer, você não precisa ter feito a prova do ENEM no ano anterior. Se fez o teste a partir de 2010, poderá usar a nota. Dessa forma, é bem tranquilo de realizar o processo.

Para ser um candidato válido, o aluno precisa ser brasileiro e não pode ter diploma de curso superior. A nota do ENEM que utilizar deve alcançar os 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Outra exigência é possuir renda de até três salários mínimos.

Quem pode participar do ProUni?

  • Alunos de Ensino Médio da rede pública ou em escola particular com bolsa integral;
  • Estudantes com deficiência, independente de como tenha feito o Ensino Médio, se em instituição pública ou privada;
  • Professores da rede pública que trabalham na educação básica e que sejam permanentes numa instituição.

Seleção ProUni

A seleção acontece por ordem de inscrição e não a partir das maiores notas. Além disso, se for escolhido, precisa provar sua situação financeira, apresentando documentação na faculdade de sua escolha.

Além do mais, como são vagas remanescentes, o aluno provavelmente vai perder as primeiras aulas do semestre. Ainda assim, dá tempo de acompanhar o curso e recuperar o tempo perdido.

Vagas remanescentes com o FIES

Assim como o ProUni, o FIES é um programa do Ministério da Educação voltado aos estudantes que precisam de financiamento estudantil, para entrarem numa faculdade particular.

Ao fazer a inscrição, os candidatos passam por uma análise. Após isso, o sistema publica uma chamada única, a qual define os aprovados para o financiamento. Porém, quem não passou fica na lista de espera e pode aproveitar alguma vaga que sobrar dos primeiros aprovados.

Processo seletivo FIES

A parte de inscrição para o FIES é feita na internet, pelo Sistema FiesSeleção. Após o encerramento das inscrições, o programa anuncia o resultado de chamada única, indicando os classificados e os cadastrados na lista de espera.

Para ser aprovado e ter mais chances de financiamento, a sua performance no ENEM precisa ser boa. Além disso, quem não possui diploma ou não teve acesso ao FIES antes, tem mais chances em comparação com outros candidatos.

Critérios para ser aprovado

  • Deve usar alguma prova do ENEM, a partir de 2010;
  • Nota com pelo menos 450 pontos;
  • Não pode zerar na redação;
  • Renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Como concorrer à vaga?

Como comentamos antes, as vagas remanescentes dependem de alguma desistência. Assim, não esqueça de se inscrever no sistema e fique de olho no site. A seleção pode sair a qualquer momento.

Se for escolhido, precisa acessar o FiesSeleção e inserir seus dados para conseguir o financiamento. Você precisa fazer isso em até três dias úteis, após as datas de pré-seleção. Se não fizer no prazo, perde a vaga para outra pessoa.

Leia também: Faculdades que aceitam Prouni: como encontrar uma por perto?

Que tal garantir sua vaga remanescente?

Não conseguiu se classificar logo de cara para o vestibular? Não é o fim do mundo! Com as nossas dicas, deu de perceber como as instituições dão opções para você entrar numa faculdade de qualidade. Se ainda assim você não conseguir, continue na luta.

Muitas vezes acreditamos que só existe uma chance de entrar no curso desejado. Isso não é verdade. Continue estudando, tenha disciplina e fique atento quando uma oportunidade aparecer. Já pensou conseguir uma vaga remanescente e deixar passar? Seria péssimo.

Após ler esse texto, deu de entender também como funciona todo o processo de seleção do ProUni, FIES e SiSU, não é? Se você quer continuar bem informado quando o assunto é educação, continue acessando o nosso blog e fique por dentro de tudo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui