Por muito tempo, acreditou-se que os caminhos de quem buscava uma carreira técnica – como a de um médico ou engenheiro – e de quem desejava empreender eram distintos. Enquanto uns necessitavam se especializar na sua área de atuação e buscar uma faculdade, para os empreendedores bastava ter faro para os negócios, algum conhecimento de gestão empresarial ou herdar uma empresa familiar.

Hoje, já se sabe que uma boa gestão empresarial exige domínio e conhecimento não só de processos administrativos, mas de outras áreas fundamentais para o sucesso de um negócio. Com isso, além dos cursos tradicionais voltados para a área da gestão, surgiram graduações direcionadas à prática empresarial e que podem ser concluídas em até dois anos. Confira a seguir 6 possibilidades de cursos de graduação que poderão ajudar um empreendedor a ter mais sucesso na sua empresa.

Conheça os caminhos que levam a uma boa gestão empresarial

Em um cenário onde mais de um milhão de empresas surgem a cada semestre, conquistar espaço no mercado ou se manter competitivo exige conhecimento cada vez mais aprofundado. Somente no primeiro semestre de 2018, um total de 1.262.935 novas empresas foram criadas no Brasil, conforme o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. O número mostra um aumento de 10,5% do total de empreendimentos criados no mesmo período de 2017 e é o mais alto registrado em um primeiro semestre desde 2010.

Crescer ou se manter com alto rendimento nesse universo competitivo requer um excelente trabalho de gestão empresarial. Quem não se mostra preparado, acaba não resistindo. De acordo com a pesquisa Sobrevivência das Empresas, divulgada pelo Sebrae, uma a cada quatro novas empresas não se mantém no mercado por mais de dois anos.

O próprio Sebrae pesquisou qual a razão por trás desse fechamento tão precoce das empresas e descobriu que, na maioria dos casos, o fracasso nos negócios estava relacionado à falta de planejamento e conhecimento específico sobre o tema do empreendedorismo.

Assim, garantir uma formação na área é um passo importante para quem quer se profissionalizar e estar melhor preparado para esse cenário.

Como buscar conhecimento em gestão empresarial?

Assim como quem sonha ser advogado procura um curso de Direito ou quem quer ser dentista vai em busca da Odontologia, quem almeja prosperar no mundo dos negócios precisa procurar uma graduação na área. A boa notícia é que as possibilidades são amplas e estão em constante aperfeiçoamento e atualização das suas grades curriculares.

Você pode escolher um curso dentro do nicho com o qual você tem afinidade e que esteja alinhado com a situação do seu empreendimento ou optar por uma formação mais ampla, que abarque os diversos setores que envolvem os processos administrativos de uma empresa.

As graduações mais abrangentes costumam ter quatro anos de duração, mas é possível encontrar cursos tecnólogos com metade desse tempo de duração. Porém, esses cursos são mais focados em um setor específico.
Confira algumas opções de cursos que poderão ajudar você na gestão empresarial do seu negócio:

1. Administração

Essa é a escolha mais comum entre empreendedores e também uma das mais procuradas no Brasil. A graduação em Administração é o terceiro curso com maior número de matriculados no ensino superior de acordo com o Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esse levantamento, feito por um instituto ligado ao Ministério da Educação, foi divulgado em 2018 com base em dados de 2017. Na ocasião, havia 682.555 pessoas matriculadas na faculdade de Administração no País.

O curso nessa área prepara profissionais para atuar tanto em empresas privadas – inclusive a própria – quanto em instituições públicas. Administradores graduados podem atuar em funções técnicas, de chefia, assessoria ou consultoria e auditoria na área financeira. Para concluir essa formação, você deverá dedicar-se a quatro anos de estudos, que podem ser realizados presencialmente ou a distância.

2. Gestão comercial

O curso em Gestão Comercial tem dois anos de duração e é focado no aprendizado de quem quer desenvolver estratégias relacionadas a vendas e gestão financeira, assim como identificar oportunidades de negócios.

Esse curso é indicado para quem quer aprimorar os conhecimentos para atuar na própria empresa, para quem almeja um cargo de diretor ou gerente comercial ou para quem pretende prestar consultoria para estabelecimentos comerciais.

3. Gestão Financeira

Essa opção de graduação também tem dois anos de duração. A formação em Gestão Financeira é voltada para quem quer ter expertise para fazer um planejamento financeiro de uma empresa e saber desenvolver um plano estratégico que busque os melhores caminhos para aplicação de recursos.

Quem escolher esse curso aprenderá mais sobre contabilidade, gerenciamento de orçamentos, mercado financeiro, entre outros. Ou seja, você vai aprimorar os seus conhecimentos sobre áreas fundamentais para o desenvolvimento de um negócio.

4. Processos Gerenciais

Esse curso também é tecnólogo e pode ser concluído em dois anos. Aqui o estudante é preparado para analisar a dinâmica do mercado de trabalho e supervisionar atividades administrativas em empresas públicas, privadas e do terceiro setor.

Essa graduação prepara o profissional para fazer um mapeamento dos problemas gerenciais e administrativos dentro de uma empresa e apontar soluções. Ou seja, é um curso que poderá agregar conhecimentos que farão você melhorar os processos gerenciais da sua companhia.

5. Comércio Exterior

Se você sonha alto e tem grandes ambições para o seu negócio, como ultrapassar as barreiras geográficas e começar a operar e estabelecer relações com outros países, uma graduação em Comércio Exterior pode ser a melhor opção para o seu aprimoramento.

Essa faculdade prepara o aluno para lidar e atuar com análise e operações, despacho aduaneiro e logística internacional como um todo. Ou seja, essa formação é indicada também para quem deseja produzir parte ou mesmo todos os seus produtos fora do País e/ou trabalhar com importação de mercadorias.

6. Marketing

No mercado competitivo atual, tão importante quanto saber lidar com a parte financeira do negócio é entender quais estratégias funcionam melhor para tornar sua marca conhecida. Tornar-se relevante em um meio com tantos concorrentes requer conhecimentos aprofundados em estratégias de marketing.

Dominar essa área pode ser justamente o tempero que falta para você fazer a sua empresa decolar. Essa formação tecnológica tem dois anos de duração e prepara os alunos para criar estratégias mercadológicas, imagem positiva de uma marca, segmentar produtos e serviços, entre outras habilidades.

Onde fazer um curso que irá aprimorar a sua gestão empresarial?

Na Estácio você encontra todas as opções de cursos citados acima, além de graduações voltadas para nichos específicos que podem ser úteis se forem o ramo do seu negócio, como Negócios Imobiliários, Gestão de Segurança Privada ou Gestão Hospitalar.

Todas essas opções de graduação também estão disponíveis na modalidade a distância. No site da instituição você encontra mais detalhes sobre cada uma dessas formações e as opções de bolsa de estudos que possibilitarão a você começar sua faculdade imediatamente.

Não perca mais tempo e invista agora mesmo em uma formação que trará conhecimentos que ajudarão a sua empresa a atingir um outro patamar no mercado! Gostou deste conteúdo? Então confira outros textos sobre ensino superior, bolsas de estudo e mercado de trabalho no nosso blog.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui