A faculdade de Biologia, também conhecida como Ciências Biológicas, é perfeita para quem pensa em estudar seres vivos e suas diferentes formas de interação com o meio ambiente. Porém, engana-se quem pensa que as oportunidades da área são restritas.

O profissional formado como biólogo pode atuar em diversos setores, desde tecnologia e indústria até pesquisa e educação Para isso, o aluno deve decidir entre bacharelado e licenciatura ou, quando possível, até mesmo uma habilitação dupla.

Quer saber mais sobre o curso de Biologia? Então, confira o conteúdo abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Leia também: Fique por dentro das diferenças entre licenciatura e bacharelado!

Como é a faculdade de Biologia?

A faculdade de Biologia é dividida entre aulas práticas e teóricas que abordam quatro áreas de estudo principais: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Química Geral e Química Orgânica. O curso tem duração média de 4 a 5 anos, dependendo da instituição de ensino escolhida.

Ao longo do curso, os alunos aprenderão sobre animais e plantas, ou fauna e flora e microrganismos, além de estudos mais direcionados em aulas específicas. Alguns exemplos incluem biologia a nível molecular, bioquímica e genética.

Bacharelado X Licenciatura

Caso o estudante opte por uma habilitação em licenciatura, terá algumas disciplinas adicionais voltadas para a área de educação, visando ministrar aulas no ensino fundamental e médio. O profissional licenciado é habilitado a trabalhar com pesquisas e elaborar materiais pedagógicos.

Já o bacharel tem a possibilidade de explorar uma área especializada mais a fundo ao longo do curso, por meio de trabalhos de pesquisa, atuação em campo e disciplinas optativas. Atividades práticas e em laboratório são partes essenciais da faculdade de biologia.

Grade curricular

As disciplinas ministradas ao longo do curso vão depender da opção entre bacharelado e licenciatura. Embora o currículo seja bastante parecido de maneira geral, o aluno que opta pela licenciatura terá contato, também, com disciplinas pedagógicas. Alguns exemplos incluem Metodologias de Ensino, Didática e Psicologia da Educação.

Organizadas entre prática e teoria, as disciplinas da faculdade de biologia tendem a focar nas seguintes áreas principais de ensino:

  • Botânica;
  • Ecologia;
  • Genética;
  • Fisiologia e Ciências Biológicas;
  • Fitopatologia;
  • Zoologia;
  • Morfologia.

Além disso, as atividades práticas compõem uma parte essencial do currículo da faculdade de biologia. Práticas em laboratório e saídas de campo fazem parte da rotina acadêmica, visando observar o comportamento de espécies animais e vegetais em seu habitat natural.

Dentre as disciplinas comumente encontradas na grade curricular das faculdades de biologia, nas modalidade licenciatura ou bacharelado, é possível encontrar:

  • Anatomia Humana e Animal;
  • Bioestatística;
  • Biofísica;
  • Biologia Celular e Molecular;
  • Bioquímica e Biofísica;
  • Biotecnologia;
  • Ciências Sociais e Humanas;
  • Educação Ambiental;
  • Fisiologia Humana e Vegetal;
  • Histologia e Embriologia;
  • Imunologia;
  • Manejo da Fauna e da Flora;
  • Metodologia e Investigação Científica;
  • Parasitologia;
  • Química Orgânica e Química Geral;
  • Saúde Pública;
  • Zoologia de Vertebrados e Invertebrados.

Ao final do curso, o estudante deve defender seu Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, como foco na área de pesquisa à sua escolha. Já quem opta pela licenciatura deve cumprir o estágio supervisionado obrigatório, onde o aluno tem experiências ministrando aulas em escolas de ensino médio e ensino fundamental.

Perfil profissional

O perfil do profissional de quem cursa faculdade de biologia é o de quem não gosta de rotina. O trabalho na área requer investigação e versatilidade, por isso um bom biólogo deve ser dinâmico e não ter medo de sujar as mãos.

Dentro do campo de estudo, quem trabalha com biologia fará trabalhos de campo, onde poderá atuar em laboratórios, centros de pesquisa e até mesmo em reservas ambientais. Por isso, o perfil do biólogo requer certo senso de aventura, curiosidade e uma mente bastante científica. Se você se identifica com todas essas qualidades, talvez a faculdade de biologia seja a aposta certa para você.

Áreas de atuação

A área de atuação para quem se forma na faculdade de biologia é bastante diversificada. Dentro da graduação, o aluno já entra em contato com muitas dessas áreas, e pode seguir com especializações futuras para se tornar ainda mais qualificado.

A atuação profissional vai depender, também, do tipo de curso escolhido. Um aluno licenciado, por exemplo, tem a opção adicional de dar aulas nos níveis fundamental, médio ou superior. De maneira geral, podemos destacar algumas possíveis áreas de atuação para biólogos.

Ensino

além de ministrar aulas, quem opta por uma carreira educacional pode trabalhar, ainda, com criação de materiais pedagógicos e pesquisa.

Preservação e conservação de espécies

Uma área de enorme contribuição para o planeta e de extrema relevância social. Este profissional se ocupa com a administração e recuperação de parques e reservas biológicas, podendo atuar, também, como curador de acervos e desenvolvedor de programas de preservação de fauna e flora.

Gestão Ambiental

Para quem busca uma opção mais interdisciplinar, esta área atua em conjunto com o setor industrial. Seu principal objetivo é conduzir pesquisas que identifiquem impactos ambientais e projetar meios de reduzi-los através de práticas e métodos administrativos.

Microbiologia

Para o profissional que se destaca no trabalho em laboratório, este setor pesquisa microrganismos e modos de implementá-los nas indústrias farmacêuticas e de alimentos.

Genética

Um dos campos da biologia mais aliados à tecnologia, o trabalho conduzido na área genética realiza exames e investigações baseados em análise de DNA. O objetivo varia desde identificar doenças genéticas até desenvolver alimentos modificados geneticamente.

Taxonomia

Para os amantes do reino animal, esta área trabalha diretamente com a fauna, identificando e classificando novas espécies.

É possível, ainda, trabalhar em mais de uma destas áreas, pois as possibilidades de atuação muitas vezes conversam entre si. Pode-se observar, assim, que o trabalho do biólogo é dinâmico e diversificado, e opções no mercado de trabalho não faltam.

Mercado de Trabalho

Regulamentada pela Lei 6.684 de 1979, a profissão do biólogo requer diploma profissional em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e um registro junto ao CRBio, o Conselho Regional de Medicina onde atuará o profissional.

Recentemente, a preocupação com o meio ambiente e a preservação ambiental têm crescido. Por isso, a necessidade do biólogo no mercado de trabalho é cada vez mais urgente. Tópicos como sustentabilidade e conservação abrem novas portas profissionais e novos meios de trabalho, fazendo com que a área se mantenha em constante expansão.

Segundo pesquisa do Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, quem sai da faculdade de Biologia com uma qualificação em licenciatura tem chances de empregabilidade de mais de 90% dentro da área de Educação e Formação de Professores. Estes profissionais podem atuar em escolas de ensino fundamental e médio ou, caso queiram seguir com a carreira docente no ensino superior, devem buscar especializações de pós-graduação.

Já os bacharéis de Biologia encontram ofertas de emprego dentro dos mais variados setores, como indústrias farmacêuticas, de alimentos ou até em áreas administrativas como consultor. Para os profissionais que buscam contato mais direto com a fauna e a flora, é possível atuar em reservas ambientais e institutos biológicos, ou ainda zoológicos e centros de pesquisa.

Segundo o Conselho Federal de Biologia, o salário médio de um biólogo atualmente gira em torno de R$7.964, dependendo da área a ser seguida. Vale lembrar que quanto maior o grau de especialização, mais qualificado é o profissional.

A faculdade de Biologia é para você?

Agora que você já sabe tudo sobre a faculdade de Biologia e se ele se encaixa ou não no seu perfil, não deixe de explorar as opções de instituições de ensino.

Na Estácio, você pode optar pelo bacharelado ou pela licenciatura. Caso queira saber mais sobre a Faculdade de Biologia na Estácio, é só clicar aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui