O curso Estética e Cosmética é um dos mais procurados atualmente por quem busca uma formação no ensino superior. Em se tratando de Brasil, há um motivo especial para isso: o mercado da beleza é aquecidíssimo.

De acordo com a Euromonitor International, que faz balanços anuais acerca de diversos segmentos da indústria, o país ocupa atualmente a quarta posição mundial nas vendas de produtos de higiene e cuidados pessoais.

E segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em 2019 o setor cresceu 4,2%, conquistando o estrondoso faturamento de R$ 55,7 bilhões anuais.

Portanto, quem faz o curso a distância de Estética e Cosmética como a graduação presencial tem grandes chances de ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade de retorno. Afinal, os brasileiros estão sempre em busca de serviços e produtos cosméticos, sobretudo novidades no que diz respeito a tratamentos.

O que acha de conhecer melhor como é o curso Estética e Cosmética mais detalhadamente? Acompanhe o artigo para ficar por dentro!

Leia mais: Gestão da saúde: saiba mais sobre os cursos oferecido pela Estácio

Como é o curso de Estética e Cosmética

Apesar de muito requisitado e já estabelecido no campo acadêmico brasileiro, o curso Estética e Cosmética gera dúvidas a muitas pessoas. Boa parte disso se deve ao fato de que essa área era mais conhecida pela formação em cursos técnicos, de especialização ou livres.

A graduação, oferecida por diversas faculdades do país, incluindo a Estácio, está ganhando notoriedade atualmente. A grade curricular é mais robusta, por isso oferece aos alunos uma gama maior de conteúdos essenciais para prepará-los para o mercado de trabalho.

Duração da graduação de estética e cosmética

A duração do curso Estética e Cosmética vai variar de acordo com a instituição de ensino. Na Estácio, por exemplo, essa graduação dura dois anos e meio, os quais se dividem em cinco períodos.

Normalmente, quem faz o curso a distancia de Estética e Cosmética ou presencial pode escolher entre o bacharelado e o tecnólogo. São duas vertentes acadêmicas diferentes, mas que permitem o graduado uma certificação para atuar profissionalmente.

O tecnólogo, a saber, costuma durar de dois a três anos. Nesse sentido, consiste em um curso mais conciso do que uma graduação tradicional. A principal diferença é que tem um foco no mercado de trabalho.

Já a graduação, na qual o aluno se tornará bacharel, dura de três a quatro anos – na Estácio você se forma em três anos. De modo geral, ela tem a grade-base semelhante ao tecnólogo, contudo, é mais extensa e apresenta mais matérias teóricas.

O que aprende no curso de Estética e Cosmética

Uma dúvida recorrente entre aqueles que se interessam por esse segmento é o que aprender no curso de Estética e Cosmética. A priori, podemos dizer que se trata de uma didática ampla, afinal, se refere tanto à parte de serviços quanto a de elaboração de produtos.

Para se ter uma ideia, a grade curricular deste curso na Estácio apresenta um primeiro período com introdução à área, assim como matérias que preparam os alunos para as questões que serão aprofundadas nos semestres seguintes. Por exemplo: ética na saúde e anatomia sistêmica.

Logo após, então, as aulas se destinam a campos técnicos mais incisivos, garantindo ao estudante um embasamento teórico que realmente será utilizado na prática. É o caso das disciplinas “princípios e práticas da drenagem linfática facial” e “fundamentos de bioquímica”.

No decorrer, o curso parte para muitas outras matérias necessárias a uma formação de qualidade. Veja abaixo algumas delas:

  • Cabelo e beleza;
  • Colorimetria;
  • Empreendedorismo e inovação;
  • Gestão e Marketing em estética;
  • Nutrição aplicada à estética;
  • Princípios da cosmetologia;
  • Princípios e práticas de estética facial e corporal;
  • Tricologia;
  • Visagismo e beleza.

Leia mais: Odontologia estética: o sorriso bonito está na moda

Como funcionam os estágios

Uma das fases mais esperadas pelos estudantes é a do estágio. E quando falamos do curso de Estética e Cosmética, precisamos ressaltar que algumas instituições oferecem a oportunidade do estágio supervisionado.

No caso da Estácio, os estudantes têm esse aprendizado em dois momentos da graduação ou do tecnólogo, normalmente no penúltimo e último períodos.

A supervisão em um estágio é extremamente benéfica aos alunos, pois ao mesmo tempo em que praticam a sua futura profissão, recebem orientações imediatas sobre o que pode ou não pode e feedbacks de suas atuações.

Quanto custa o curso de Estética e Cosmética

Os valores dos cursos de estética no Brasil variam de acordo com a região da universidade escolhida. Além disso, podem sofrer alterações significativas entre cursos presenciais e EAD.

Apesar disso, vale dizer que se trata de um curso de investimento médio, podendo se encaixar em abrangentes perfis econômicos.

Na Estácio, o curso Estética e Cosmética tecnólogo custa em torno de R$ 700. Lembrando que a instituição disponibiliza até 50% de bolsa para a formação toda em alguns casos. Portanto, vale a pena se inscrever e conferir todas as possibilidades.

Mercado de trabalho após a formação

O profissional formado em Estética e Cosmética tem um leque gigante de oportunidades no mercado de trabalho. O fato de ser um mercado superaquecido, conforme citamos no início deste artigo, ajuda muito na procura pelo primeiro emprego, assim como por demais vagas ao longo da carreira.

De modo geral, o esteticista pode atuar nos seguintes espaços:

  • Academias de ginástica
  • Clínicas de estética facial e corporal;
  • Clínicas médicas com atendimentos relativos a procedimentos estéticos;
  • Farmácias de manipulação;
  • Home care;
  • Hotéis e resorts;
  • Indústrias;
  • Salões de beleza;
  • SPAs.

Além disso, há como escolher especializações diversas após a formação e também optar pelo campo de pesquisa e docência. Tudo isso requer que a pessoa continue estudando e não pare só no tecnólogo ou na graduação.

Leia mais: Biomedicina: áreas de atuação e mercado de trabalho

Curso a distância de Estética e Cosmética

Em tempos de alto crescimento do EAD, muitos se questionam como é o curso de Cosmética e Estética a distância.

A princípio, podemos dizer que essa possibilidade facilitou – e muito – a vida de quem tem uma rotina corrida e deseja se graduar para ter uma profissão consolidada. Afinal, o ensino online permite que a pessoa estude de onde estiver, sem ter a necessidade de se deslocar à faculdade.

E quando nos referimos à estética e à cosmética, as instituições brasileiras disponibilizam o curso a distância na modalidade tecnólogo, com a duração máxima de três anos.

Todavia, uma dúvida que bastante gente tem é sobre as disciplinas práticas que compõem a grade do curso. Bom, de acordo com as grades atualizadas dos tecnólogos brasileiros dessa área, as matérias teóricas ocorrem remotamente e as práticas em atividades presenciais previamente agendadas.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, contudo, as dinâmicas têm seguido normas específicas de cada estado, assim como de cada faculdade.

Atualmente, não há registros no MEC de entidades públicas que ofereçam esse curso a distância. Portanto, você irá encontrá-lo somente em faculdades privadas.

Bolsas e descontos no curso de estética

A boa notícia é que muitas das universidades particulares hoje em dia oferecem descontos no ato da matrícula e até mesmo bolsas que duram o curso todo. É o caso da Estácio, sobre a qual já abordamos neste artigo.

Aliás, fazendo a inscrição para o vestibular da Estácio, você já consegue até 70% de desconto nas mensalidades do primeiro semestre. E quando a matrícula ocorre por meio da nota do Enem, a bolsa pode chegar a 100%.

Ou seja, pode ser uma excelente pedida para você que quer se formar em Estética e Cosmética, mas ainda não começou por conta da questão financeira.

Leia mais: EAD Flex Estácio: conheça os cursos de saúde disponíveis

E então, gostou de conhecer mais sobre o curso Estética e Cosmética? Qualquer dúvida que tenha, deixe um comentário abaixo que tentaremos lhe ajudar!

Continue acompanhando o blog da Estácio para descobrir tudo sobre o mundo acadêmico, além de dicas para universitários e profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui