Antes de mais nada, se você é daquelas pessoas que têm fome por conhecimento e gosta muito de aprender e ensinar, talvez a Faculdade de Pedagogia seja feita para você!

Primeiramente, você precisa entender que ficar em dúvida sobre qual carreira seguir, e as possibilidades que o mercado de trabalho oferece após a graduação é muito comum, por isso, não se culpe caso esteja inseguro em relação ao seu futuro profissional.

Entretanto, se você já tem a certeza de que a Faculdade de Pedagogia é a sua escolha, antes de mais nada, você precisa garantir que a instituição de ensino escolhida seja reconhecida pelo Ministério da Educação e ofereça qualidade aos seus alunos.

Além disso, a Faculdade de Pedagogia pode abrir portas muito amplas para o seu futuro profissional. O mercado da educação está cada vez mais tecnológico e promissor.

Sendo assim, temos a certeza de que escolhendo a Faculdade de Pedagogia da Estácio você estará dando o primeiro passo rumo ao sucesso.

Então, se você quer saber mais sobre a Faculdade de Pedagogia, como está o mercado de trabalho e o que faz um profissional com essa titulação, leia este artigo até o final!

Afinal, onde atua um profissional que fez Faculdade de Pedagogia?

A princípio, o campo de atuação para quem se forma em Pedagogia é gigante. Além do mais, o mercado da Educação é o que mais cresce no Brasil.

Então, é muito comum que muitos ainda relacionem o pedagogo ao professor do ensino infantil e fundamental, que lida com crianças no dia a dia.

Contudo, apesar de ser uma opção, existem várias outras onde esse profissional pode atuar, como na educação de jovens e adultos, no planejamento de atividades em ONGs, trabalhar em instituições de ensino ou em empresas de qualquer ramo que ofereçam cursos à distância, entre outras possibilidades.

Além disso, mesmo que você escolha atuar na educação básica (ensino fundamental e médio), você poderá desempenhar outros papéis, como de coordenador pedagógico ou gestor, por exemplo.

Então, se você se interessou pela Faculdade de Pedagogia da Estácio, faça já a sua matrícula e garanta as melhores condições do Brasil.

Como é a Faculdade de Pedagogia da Estácio?

Antes de mais nada, a Faculdade de Pedagogia na Estácio é estruturada a partir dos pilares de docência voltadas às diferentes habilidades e especificidades da prática educativa.

Além disso, trabalhamos com o aluno a gestão orientada para a organização dos processos educativos e pesquisa direcionados à produção de conhecimentos, articulando teoria e prática.

Ou seja, na Estácio você não só aprende os teóricos da pedagogia mundial, mas também coloca a mão na massa!

Dessa forma, a Faculdade de Pedagogia da Estácio tem duração de 04 anos. O curso é dividido em 08 semestres ou períodos.

Além do mais, a Faculdade de Pedagogia da Estácio prepara profissionais para identificar problemas educativos e propor alternativas criativas e viáveis às questões da qualidade do ensino, contribuindo para a melhoria da educação.

Então, além de aprender muito, durante a graduação você terá a oportunidade de participar de projetos de extensão, projetos de pesquisas, e vivenciar experiências práticas atuando em mediação e apoio educacional às comunidades locais.

Por isso, durante a faculdade, o perfil de disciplinas é variado. Algumas delas se relacionam diretamente ao que será ensinado em sala de aula, como Ciências, Língua Portuguesa e Matemática.

Por outro lado, algumas outras desenvolvem no acadêmico habilidades que ele precisa ter para ser um bom pedagogo, como é o caso da Didática e da Avaliação de Aprendizagem. Existem ainda aquelas que dão um embasamento teórico sobre a Educação, como as disciplinas de Filosofia e Sociologia.

Conheça a grade curricular da Faculdade de Pedagogia da Estácio!

Como dissemos, a Faculdade de Pedagogia na Estácio tem duração de 04 anos, que são divididos em 08 semestres ou períodos.

Então, veja o que você vai aprender em cada um deles e perceba que a Faculdade de Pedagogia na Estácio é a melhor e mais completa do país.

1° Período

Inicialmente, você vai estudar sobre:

  • DIDÁTICA;
  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO;
  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INFÂNCIA;
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.

2° Período

Em seguida, você verá:

  • ARTE E EDUCAÇÃO – FUNDAMENTOS, METOD. E PRÁTICA;
  • CORPO E MOVIMENTO – FUNDAMENTOS, METOD. E PRÁTICA;
  • METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO;
  • PENSAMENTO COMPUTACIONAL;
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.

3° Período

Então, após o primeiro ano, você estará apto para se aprofundar ainda mais:

  • FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR;
  • GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS;
  • LÍNGUA PORTUGUESA;
  • LINGUAGENS E COMUNICAÇÃO DOCENTE;
  • MÍDIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS;
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

4° Período

Depois, você irá irá estudar alguns aspectos legais da educação:

  • CURRÍCULO ESCOLAR;
  • EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS;
  • MEDIAÇÃO ESCOLAR;
  • METOD. DO ENSINO DA LINGUAGEM E SUAS TECNOLOGIAS;
  • METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.

5° Período

Em seguida, você vai aprender mais sobre cultura e diversidade:

  • EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE;
  • METOD. DO ENS. DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TEC.;
  • METOD. DO ENSINO DA MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS;
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUC BÁSICA.

6° Período

Além disso, você será preparado para atuar com alunos especiais:

  • EDUCAÇÃO ESPECIAL;
  • ESTÁGIO SUPERV. EM PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA;
  • SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL;
  • TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO.

7° Período

Além disso, o incentivo à pesquisa é um diferencial da Estácio:

  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL;
  • ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR;
  • GESTÃO ESCOLAR;
  • PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUC.: PROJETO DE PESQUISA.

8° Período

Finalmente, você vai finalizar a graduação aprendendo sobre:

  • CONTEÚDO E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
  • ESTÁGIO EM ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES;
  • PEDAGOGIA NAS ORGANIZAÇÕES E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL;
  • PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.

Viu como a Faculdade de Pedagogia na Estácio é completa? Não perca tempo e faça agora a sua matrícula. Além dos descontos especiais, a Estácio oferece mais de 145 vagas de emprego e estágios exclusivos aos alunos!

Como é o mercado de trabalho para quem faz Faculdade de Pedagogia?

Antes de mais nada, você já percebeu que a graduação em Pedagogia é bastante ampla e irá permitir que você tenha um leque muito grande de escolha no mercado de trabalho.

Além disso, você pode incrementar ainda mais o seu currículo fazendo uma pós-graduação. Sendo assim, você poderá participar de processos seletivos que pagam salários maiores.

Por isso, podemos afirmar sem medo que dificilmente alguém com uma Faculdade de Pedagogia no currículo ficará desempregado.

Além do mais, de acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 94,3% dos pedagogos brasileiros estão empregados.

Tenho Faculdade de Pedagogia no currículo, onde posso atuar?

A princípio, quem tem graduação em pedagogia pode atuar tanto no setor público como no privado.

Então, veja abaixo as oportunidades de carreira pra quem faz Faculdade de Pedagogia!

Escolas públicas e particulares

Inicialmente, nessas instituições o pedagogo pode atuar como professor de turmas do ensino fundamental e infantil, gestor da escola, coordenador pedagógico, auxiliar de educação, entre outras funções.

Organizações não governamentais (ONGs)

Nas ONGs, os pedagogos desenvolvem os projetos pedagógicos e oferecem atividades para crianças e jovens no contraturno escolar.

Editoras de livros didáticos

Aqui, o pedagogo faz pesquisas e trabalha diretamente na produção de livros e outros materiais que serão utilizados em sala de aula;

Educação especial

A princípio, para atuar nessa área é preciso ter especialização. O trabalho consiste na educação de crianças e jovens com deficiência.

Educação de jovens e adultos (EJA)

Nesse caso, o pedagogo trabalha com a formação de jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos da educação básica no tempo regular.

Educação a distância

Pedagogos podem atuar tanto em universidades que oferecem cursos de educação a distância, contribuindo com a didática dos conteúdos, quanto em instituições de qualquer segmento que ofertem cursos livres na modalidade EaD.

Pedagogia hospitalar

Neste caso, o pedagogo pode trabalhar com a educação de crianças e adolescentes hospitalizados, respeitando as limitações de cada indivíduo de acordo com a sua condição de saúde.

Além disso, ele também promove ações para ocupar esses pacientes e tornar a internação menos traumática.

Pedagogia empresarial

Além do mais, outra possibilidade de atuação é na área de gestão de pessoas de empresas, sendo responsável pelo treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Dessa forma, as técnicas pedagógicas são valiosas para fazer com que os funcionários se sintam integrados às suas equipes e para identificar quais conhecimentos cada um precisa aprimorar para desempenhar sua função.

Além disso, de acordo com o Guia de Profissões e Salários do portal de empregos Catho, o salário médio de um graduado em Pedagogia é de R$ 1,7 mil. As maiores remunerações estão nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Quais habilidades eu preciso ter para fazer Faculdade de Pedagogia?

Antes de tudo, é importante lembrar que mesmo que você não acredite que tenha as habilidades necessárias para fazer a Faculdade de Pedagogia e ser um bom pedagogo, você precisa entender que tais características podem ser desenvolvidas ao longo do curso.

Além disso, o trabalho do pedagogo raramente será sozinho, em frente a um computador. Então, é fundamental que ele goste de interagir com pessoas.

Além do mais, como a maioria desses profissionais irá atuar em sala de aula, é necessário que eles tenham aptidão em ensinar e, mais do que isso, não tenham preguiça de aprender, já que precisam estar sempre atualizados.

Por isso, outro fator fundamental é conseguir se comunicar bem, porque será preciso transmitir as informações de forma clara e entender o que o outro está tentando dizer.

Portanto, mais um ponto importante é saber improvisar e adaptar seu planejamento de acordo com as circunstâncias, respeitando o tempo e a forma de aprendizagem de cada indivíduo.

Qual a diferença entre a Faculdade de Pedagogia Presencial e a distância?

Na Estácio, o curso de Pedagogia tem duração de quatro anos e pode ser feito tanto na modalidade presencial quanto a distância.

A grade curricular é a mesma nas duas modalidades. A diferença é que se você optar pela modalidade EAD você poderá cursar as disciplinas teóricas do conforto da sua casa.

Então, não perca mais tempo! Faça agora a sua matrícula na Estácio e veja as vantagens em fazer nossos cursos a distância.

A Faculdade de Pedagogia oferece muitas opções de especialização

Do mesmo modo que a Faculdade de Pedagogia te prepara para atuar em lugares muito diversos, não são poucas as especializações que existem na área. Apenas considerando as pós-graduações disponíveis na Estácio.

Então, confira abaixo as possibilidades de especializações que a Faculdade de Pedagogia oferece a você.

Alfabetização e Letramento

Aqui, o profissional é preparado para ensinar a língua escrita, falada e contextualizada para as mais diversas faixas etárias.

Dificuldades de Aprendizagem

O pedagogo aprenderá como detectar e como atuar nas causas que levam alunos a terem dificuldades e não conseguirem aprender determinados assuntos, como matemática, leitura e escrita.

Docência da Educação Ambiental para a Cidadania e Sustentabilidade

Essa especialização é ideal para quem pretende atuar com projetos e ações de educação ambiental.

Docência e Gestão na Educação a Distância

A princípio, essa é uma área bem promissora. Aqui o objetivo geral é de ensinar a respeito da estrutura, dinâmica e recursos multimídia aplicáveis na educação a distância.

Atuação em Educação Cognitiva e Valores Éticos

Prepara o pedagogo para trabalhar profissionalmente como educador, bem como para constituir e desenvolver critérios e parâmetros para conduzir as relações do ensinar e do aprender.

EJA (Educação de Pessoas Jovens e Adultas)

Direcionado à capacitação de quem já trabalha ou deseja atuar com a educação desse público, que conta com uma variada e rica experiência sociocultural.

Educação Infantil

Visa aprimorar os conhecimentos de quem pretende trabalhar com crianças de zero a cinco anos.

Neuroeducação

Esta é a especialização que treina o pedagogo para conseguir identificar quando uma criança precisa de cuidados médicos ou de outros profissionais da saúde.

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Une conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia para facilitar o processo de aprendizagem, contribuindo para melhorar o trabalho de educação em diversas instituições.

Além disso, há vários outros cursos de licenciatura que podem torná-lo apto a dar aulas, como Geografia, Biologia, Letras e Matemática.

Por isso, mesmo se você optar por um curso de bacharelado, você ainda poderá investir na carreira acadêmica depois de formado, ingressando no mestrado. Assim, poderá lecionar no ensino superior.

Além do mais, em nosso blog temos conteúdos sobre diversas outras graduações. Também há posts com dicas de estudos, produtividade e novidades sobre o mercado de trabalho e processos seletivos.

Então, esperamos a sua leitura! Até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui