Com o mercado cada vez mais competitivo, profissionais graduados em cursos universitários ou técnicos buscam cada vez mais a profissionalização. Seja fazendo um MBA ou mestrado, a decisão pelo curso ideal nem sempre é fácil.

Esta escolha exige pesquisa e compreensão do que cada modalidade de pós-graduação pode oferecer. No Brasil existem dois tipos de pós: aquelas chamadas especializações e o mestrado ou doutorado.

Porém, por muitas vezes, usam-se os conceitos de maneira equivocada e a dúvida surge: MBA é mestrado? Para responder essa questão, preparamos esse artigo com as principais diferenças entre MBA e mestrado para auxiliá-lo na sua escolha.

Acompanhe!

Leia mais: O que é MBA? Saiba se você tem perfil para esse curso

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

MBA é mestrado? Entenda a diferença

Segundo o Ministério da Educação, o MEC, os cursos de pós-graduação foram criados com objetivo de proporcionar ao estudante o aprofundamento do saber que lhe permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico-profissional. Em outras palavras, algo impossível de adquirir no âmbito da graduação.

Dessa forma, separou-se em dois tipos: stricto sensu e lato sensu. O primeiro refere-se aos programas de mestrado e doutorado e o segundo a programas de especialização no qual estão inseridos os cursos designados como MBA.

O que é MBA?

A sigla vem do inglês e significa Master in Business Administration, ou seja, mestre em administração de empresas. Aqui que gera a confusão!

Apesar do nome, o MBA não é um mestrado. É um grau acadêmico conferido a administradores e executivos das áreas de gestão de empresas e gestão de projetos ou a outros profissionais interessados no ramo dos negócios.

Dessa forma, o MBA se enquadra como curso de pós graduação latu sensu, na qual confere ao profissional o diploma de especialização em MBA.

A procura por cursos desta modalidade está em ascensão. Geralmente são voltados para profissionais com mais de 3 anos de formação, com certa experiência profissional, que buscam desenvolver habilidades gerenciais e de liderança.

Desta forma, as disciplinas do MBA devem englobar conhecimento na área de finanças, operações, recursos humanos, comportamento organizacional, teoria da decisão, métodos quantitativos, tecnologia da informação, economia, marketing, liderança, comunicação e estratégia.

Em algumas instituições, para realizar a inscrição no MBA exige-se comprovação mínima de tempo de experiência profissional ou ainda que atuem em cargos de gerência ou de direção.

O mercado atualmente oferece cursos de gestão para outra áreas do conhecimento, como saúde e educação, por exemplo. Sempre buscam uma abordagem em aspectos gerenciais das áreas específicas, contribuindo para que o aluno adquira habilidades para liderar e gerir pessoas e empresas.

Quais são os diferenciais de fazer um MBA?

Os cursos de MBA possuem aspectos que os diferenciam dos cursos de pós-graduação de mestrado. Em outras palavras, os assuntos apresentados aos alunos têm abordagem baseada em exemplos práticos que facilitam sua aplicabilidade.

Essa metodologia utilizada proporciona ao aluno debates construtivos e muito mais ricos, pois cada um expõe suas experiências profissionais, criando assim uma ambiente dinâmico.

Nesse contexto, as chances de surgirem novas ideias, projetos inovadores e construir parcerias são bem grandes.

Então, são cursos bem procurados para quem deseja se profissionalizar e ganhar um diferencial frente ao mercado extremamente competitivo.

Duração e carga horária

Segundo o MEC, os cursos de especialização MBA deve ter, no mínimo, carga horária de 360 horas-aula.

Qual é a principal diferença do mestrado para um MBA?

Para compreender melhor vamos falar das diferenças entre MBA e mestrado.

Mestrado

O mestrado, ou pós-graduação stricto sensu, como mencionamos, tem natureza acadêmica e de pesquisa. Desse modo, ele é muito mais técnico e de uma única área do conhecimento.

Ele tem por objetivo aprimorar e dar continuidade aos conhecimentos adquiridos na graduação e formar pesquisadores com caráter analítico.

Os cursos de mestrado possuem ciclos regulares, no qual confere-se o diploma de pós-graduação após a apresentação do trabalho de dissertação de mestrado.

Há no mercado a opção de mestrado profissional, ou seja, é a “designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional”, segundo definição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Por fim, A CAPES também supervisiona e avalia cursos dessa natureza, sendo que eles têm duração mínima de 24 meses, com possibilidade de extensão do prazo.

MBA

Conforme mencionamos, a especialização em MBA tem foco na atividade profissional, com a obtenção do conhecimento prático. Além disso, os cursos são esporádicos e confere-se o certificado de conclusão.

Porém, os custos de investimentos normalmente são superiores ao do mestrado. Isso se dá, por conta da contratação de professores com experiência de mercado, expertises, consultores, empresários e profissionais com cargos de alto escalão no ambiente organizacional.

Nessa modalidade, as instituições tem autonomia na definição da carga horária, respeitando a carga mínima, além do conteúdo programático, corpo docente e as formas de avaliação desses programas.

Vantagens do MBA

Quem deseja cursar uma especialização em MBA busca saber os pontos positivos para o investimento. Assim, cabe destacar algumas das vantagens:

  • Abertura de novas oportunidades de trabalho: investir em novos conhecimentos como forma de aprimorar os já obtidos na graduação, possibilita conceder novas oportunidades, seja para uma mudança de cargos na própria empresa em que trabalha ou fora dela. Dessa forma, a atualização no seu ambiente de trabalho é primordial, fornece meios para obter destaque e impulsionar a escalabilidade do negócio;
  • Agrega valor: os conhecimentos obtidos nos cursos de graduação não mais suprem as necessidades de mercado. A busca por novos conhecimentos de forma a agregar valor aos já adquiridos, é fundamental para que o profissional se torne competitivo;
  • Atualização de conhecimentos: é bastante oportuno em tempos de globalização e difusão desenfreada de informação, estar atento aos assuntos que circundam seu campo de atuação profissional. O MBA proporciona atualização, renovação frente às novas soluções tecnológicas e inovações presentes no mercado. Neste caso, tronou-se indispensável para quem deseja ser um profissional reconhecido nas áreas oferecidas;
  • Facilidade em cursar: são cursos com oferta em qualquer época do ano, sem ter a regularidade de um mestrado ou doutorado, além disso, costumam ser de curta duração;
  • Oportunidade de criar networking: ambientes de curso de MBA proporcionam a criação de um boa rede de contatos para troca de experiências e desenvolvimento de parcerias;
  • Qualifica e torna o profissional competitivo: atualmente, as empresas buscam profissionais qualificados que atendam as necessidade básicas da organização ou do seu negócio sempre com a visão de obter de melhores resultados. Fazer o MBA fará com que o profissional tenha um perfil mais adequado ao que as empresas procuram.

A escolha da pós-graduação

Diante do que foi exposto, as boas oportunidades estão para aqueles que buscam constantemente adquirir conhecimento atualizado e relevante para sua atuação profissional. E como fazer uma boa escolha?

A boa escolha é aquela que atende às suas necessidades atuais. Ou seja, quer algo que agregue conhecimento na sua área de atuação ou quer se dedicar à vida acadêmica e obter conhecimento teórico e técnico? Essa é a questão!

Saber o que cada um vai te proporcionar é extremamente importante. Buscar por instituições sérias, capacitadas e habilitadas para oferecer cursos de pós-graduação também devem ser considerados no momento da escolha.

Para se certificar se estão de acordo com as exigências busque a informação no site do MEC, lá você encontra um lista com as instituições credenciadas e habilitadas para oferecer cursos na modalidade de pós-graduação.

Se desejar ser um empreendedor ou atuar numa empresa, os cursos de pós-graduação em MBA da Estácio são boas opções, pois trazem uma visão mais prática e realista.

Agora, se sua intenção é prosseguir com pesquisas de assuntos bem específicos ou deseja atuar no campo de docência, a melhor escolha é fazer um mestrado e/ou um doutorado.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: MBA ou especialização: qual escolher para ter sucesso

Com tudo isso que falamos em mente, fica mais fácil a sua escolha.

Lembre-se também da importância de possuir uma boa base, sustentada e construída por frequentar bons cursos de graduação, como os ofertados pela Estácio. Confira!

E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui