Terminou a graduação e pensa continuar o estudos, então descubra quanto tempo dura uma pós-graduação e planeje-se! Mas antes, saiba que há dois tipos de curso de pós-graduação: a stricto sensu e lato sensu.

Para você entender qual deles irá atender suas necessidades, preparamos um texto com informações sobre os dois tipos de pós-graduação para auxiliá-lo na sua escolha.

Acompanhe!

Leia mais: MBA é mestrado? Entenda a diferença entre os dois cursos!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Tipos de cursos de pós-graduação

Após o término da graduação, o aluno, diante de um cenário altamente competitivo, busca continuar os estudos e aprofundar os conhecimentos técnico-científicos a fim de atender as demandas de mercado.

Neste sentido, os estudos de pós-graduação estão divididos em dois tipos: stricto sensu e lato sensu.

Cursos stricto sensu

O nome de origem do latim, stricto sensu, quer dizer “estudo estrito”, ou seja, o estudo direciona-se à interpretação acadêmica tradicional na qual geralmente se dá sequência aos estudos da graduação.

São eles: mestrado ou doutorado, com foco em pesquisa e produção científica. Confere-se o título de mestre e doutor após cursarem no mínimo de 2 anos e de 4 anos, respectivamente. Além de apresentação de uma tese ou monografia ao final.

Cursos lato sensu

Aqui, lato senso significa “estudo amplo”, ou seja, um curso sem um vínculo acadêmico tão forte em comparação com o stricto sensu. Esses tipos de programas de pós-graduação voltam para estudo de diversas áreas e sem tantos pré-requisitos.

Normalmente, esses cursos são direcionados a profissionais que já atuam no mercado de trabalho.

Assim, fazem parte desse grupo os cursos de especialização, no qual também estão inseridos os cursos designados como MBA.

Qual a diferença de mestrado profissional e acadêmico?

Existem dois tipos de mestrado: o profissional e o acadêmico. Dessa forma, o mestrado acadêmico volta-se para a carreira acadêmica, com foco em pesquisas e novos conhecimentos para a ciência.

Já o mestrado profissional enfatiza estudos e técnicas com foco no desempenho de um alto nível de qualificação profissional e voltado para o mercado de trabalho.

Assim, ambos os mestrados conferem graus e prerrogativas idênticos, com titulação válida para âmbito nacional. Outro ponto em comum é que ambos abrem caminhos para a exercício da docência.

Mestrado profissional

O mestrado profissional não é indicado para quem acabou de finalizar o curso de graduação. Isso porque ele requer um certa experiência e maturidade dentro da profissão.

Dessa forma, ter essa experiência dá ao aluno capacidade de argumentação diante de um questão prática exposta no ambiente da sala. Assim, as aulas ficam mais atraentes e interativas.

Portanto, o mestrado profissional direciona-se para o mercado de trabalho, com as exigências do profissional da área da especialidade.

Caso o aluno tenha um trabalho no período integral, a dedicação deve ser maior e o aluno precisará se organizar para dar conta das duas demandas.

Quanto tempo dura uma pós-graduação de mestrado?

Tanto o mestrado profissional quanto o acadêmico têm o mesmo tempo de duração na qual compreende a 2 anos com carga horária que varia entre 400 e 500 horas/aula.

Assim, não é o número de aulas assistidas que mais conta e sim o tempo de dedicação para leituras, pesquisa e produção de artigos. Isso é preciso ter em mente na hora da escolha!

Além desse tempo dedicado aos estudos e produção de conteúdo, é necessário participar de congressos e eventos acadêmicos, seja para apresentar algum artigo ou apenas para participação.

É, dessa forma, que o aluno formará sua rede e conseguirá o reconhecimento acadêmico e, ao mesmo tempo, profissional.

Quanto tempo dura uma pós-graduação de doutorado?

Como falado anteriormente, o doutorado tem foco na carreira acadêmica, ou seja, para atuação como professor universitário ou pesquisador.

A duração mínima é de 4 anos, no entanto pode-se pedir maior prazo para fazer sua conclusão. Aqui a dedicação é muito maior e, caso não tenha disponibilidade exclusiva, será necessário mais tempo de estudo do esforço.

Assim, a tese de doutorado é um documento que descreve uma pesquisa científica original argumentada, e que necessita de muitas leituras, observações, investigações, reflexões e análises.

Quanto tempo dura uma pós-graduação especialização

Pertencente à modalidade lato sensu, como dito anteriormente, na especialização, o aluno obtém conteúdo específico dentro de uma área do conhecimento com foco na prática profissional.

Desse modo, o aluno estará mais bem preparado para o mercado de trabalho e, possivelmente, melhor remunerado.

Por ser um curso bem particular, sem grades curriculares amarradas, cada instituição de ensino busca montar o melhor plano de disciplinas, da maneira mais se adequa para aquela determinada área.

Assim, em geral, as pós-graduações de especialização devem ter no mínimo 2 anos de duração, a qual equivale a 360 horas estipuladas pelo MEC – Ministério da Educação.

Portanto, como o MBA, por exemplo, que a sigla em inglês significa Master of Business Administration, é um tipo de especialização como foco no mercado de trabalho, no qual os profissionais desenvolvem habilidades essenciais nos negócios, como liderança e gestão de projetos inovadores.

Da mesma forma que a especialização, o curso de MBA, possui carga horária mínima de 360 horas, sendo o conteúdo correspondente entre 18 e 24 meses.

Pós-graduação a distância tem a a mesma validade do presencial?

Da mesma forma que os diplomas de graduação, os certificados de pós-graduação tem o mesmo valor pois são o mesmo documento, não sendo mencionada a modalidade de ensino utilizada, seja a distância (EAD) ou presencial.

Porém, deve-se avaliar se o curso tem aprovação do MEC e qual é a avaliação dada por eles. Isso porque o critério de avaliação do curso é o mesmo, seja ele a distância ou presencial .

Os cursos de EAD são previstos pela lei de diretrizes e bases da educação (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e tem a mesma validade dos cursos presenciais, desde que credenciados pelo MEC, como dito anteriormente.

Assim, caso esteja preocupado com a validade do diploma para fins de concurso público e outros processos seletivos, não haverá distinção entre cursos de pós-graduação na modalidade a distância ou presencial.

Seleção dos alunos nos curso de pós-graduação

Cada instituição possui e adota regras de seleção diferentes, não havendo um sistema unificado como são para os cursos de graduação.

Assim, o mais indicado é que o aluno demonstre seu interesse em fazer mestrado ou doutorado ainda na graduação para um professor que pesquise o assunto o qual ele quer focar.

Aliás, o professor poderá auxiliá-lo na pesquisa de uma área mais promissora ou disponibilizar informações importantes para que você mesmo faça essa escolha. Esse contato inicial ajuda a criar vínculo e afinidade, importantes para o desenvolvimento da pesquisa e possível orientação.

Alguns processos exigem apenas um pré-projeto avaliado pelo professor da área. Por isso, a importância do primeiro contato, descrito acima. No entanto, muitos dos cursos de pós-graduação realizam uma prova para medir o conhecimento do aluno na área do mestrado.

Mas em ambas as formas de ingresso, normalmente exige-se uma prova de proficiência de língua estrangeira, pois o mestrado exige um idioma diferente do de origem, e, da mesma forma, o doutorado pede dois idiomas diferentes.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Mestrado e doutorado: conheça os cursos oferecidos pela Estácio

Se interessou por fazer pós-graduação? Faça Estácio

Agora que você já sabe quanto tempo dura uma pós-graduação, pode escolher um curso na Estácio.

Assim, vale lembrar que todos os cursos de mestrado e doutorado da Estácio são desenvolvidos e avaliados por uma equipe de profissionais altamente capacitada para oferecer ao aluno o melhor conteúdo.

Fique sempre atento ao site da universidade e os editais do processo de seleção para mestrado e doutorado, no caso das pós-graduação stricto sensu. Conheça nossos cursos de graduação e as linhas de pesquisa para área do conhecimento.

Caso seu interesse for por uma especialização busque qual melhor atenda sua necessidades. Não perca mais tempo e garanta já a sua graduação com a qualidade Estácio!

E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui