Administração: aprenda como ser um empreendedor através desse curso

Que tal ser o seu próprio chefe? O empreendedorismo é uma das principais saídas em épocas de economia desfavorável e desemprego. De acordo com o Sebrae, foram criadas mais de 11 milhões de empresas por necessidade entre 2014 e 2017 no Brasil. Mais do que uma opção para quem não consegue uma oportunidade de trabalho, ter o próprio negócio pode ser seu principal objetivo. Alguns cursos podem ajudá-lo no aprendizado de como ser um empreendedor, porém é preciso que você saiba que há algumas características pessoais importantes para quem quer trilhar esse caminho. Se você é persistente, inovador e gosta de desafios, já é um bom começo para seguir uma trajetória empreendedora.

Claro que apenas ter um perfil empreendedor não basta. Capacitar-se é o que fará a diferença no momento de abrir as portas, estar à frente de uma empresa e se destacar no mercado depois de aprender como ser um empreendedor. A graduação em Administração, além de ensinar os principais passos para conduzir um negócio, trará experiências práticas e networking, tanto com professores com vivência na área quanto com empresários que você conhecerá em palestras, estágios e projetos de extensão.

Como ser um empreendedor: vantagens de uma faculdade de Administração para quem quer abrir o próprio negócio

Disciplinas como Contabilidade e Marketing

Na grade curricular da graduação em Administração há disciplinas sobre o empreendedorismo em si, que focam na abertura de empresas, e diversas outras essenciais para quem comanda um negócio, como Marketing, Gestão, Negociação, Contabilidade e Economia.

Com todas essas matérias importantes para quem quer aprender a ser um empreendedor, o acadêmico sai da faculdade sabendo fazer a gestão financeira de um empreendimento, assim como realizar análise de mercado, precificação de produtos e serviços, entre diversas outras atividades que um empreendedor precisa encarar no início do seu negócio.

Empresa júnior

Um grande laboratório que as faculdades de Administração costumam oferecer é a empresa júnior, uma associação civil sem fins lucrativos com o objetivo de aproximar os alunos do mercado e fomentar o aprendizado prático.

Segundo o Sebrae, as empresas juniores têm três clientes: os alunos, que a partir da troca de conhecimento e experiências se desenvolvem profissionalmente; as empresas, que contam com um trabalho de alta qualidade e baixo custo; e as universidades, que ganham como retorno a melhoria da imagem institucional. Os acadêmicos que cuidam da administração da empresa júnior aprendem a gerir um negócio colocando a mão na massa.

Estágio na área

Outra forma de aprender na prática a ser um empreendedor é fazendo um estágio em áreas como Marketing, Finanças ou Gestão. Em um estágio será possível utilizar o que você estudou na graduação em Administração para conquistar experiência, conhecer o mercado na sua área e fazer networking.

Dicas de como ser um empreendedor de sucesso

Além de estudar e adquirir experiência por meio de estágios e participação em empresas juniores, alguns outros pontos são importantes para montar um empreendimento de sucesso. Veja algumas dicas abaixo:

1. Empreenda em uma área que você conhece

Você faz melhor aquilo que conhece. Por isso, ao empreender em uma área em que você já tem experiência, será possível aproveitar os contatos e aprendizados adquiridos em vivências profissionais anteriores. Conhecendo o segmento, também fica mais fácil analisar os riscos envolvidos, oferecer um serviço diferenciado, contratar fornecedores de qualidade e ter seu negócio recomendado por quem já trabalhou com você.

2. Monte uma equipe competente e aprenda a delegar

Assim que tiver capital para isso, contrate gente capacitada e delegue suas funções. O empreendedor já tem muitas atividades no dia a dia relacionadas apenas à administração do negócio, não sendo possível controlar todas as operações da empresa. É importante ter uma equipe em quem se possa confiar e parar de centralizar tudo no dono do empreendimento.

3. Estude seus concorrentes e se diferencie

O que você pode oferecer que ainda não existe no portfólio dos seus concorrentes? Como você pode proporcionar um atendimento melhor? Em quais ferramentas você pode investir para trazer mais agilidade e qualidade no seu atendimento? Ao resolver essas questões, você terá um produto ou serviço inovador, destacando-se no mercado.

Continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas sobre empreendedorismo e educação. Até o próximo post!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *