Quem quer se destacar no mercado de trabalho tem que correr atrás de qualificação. Claro que um curso de graduação já é um bom início. Mas saiba que os cursos de extensão estão aí para melhorar seu conhecimento na profissão.

Essa atividade faz parte do famoso tripé das universidades: ensino, pesquisa e extensão. Ou seja, por meio da extensão, as instituições podem ofertar cursos à comunidade em geral e também desenvolver a parte acadêmica dos seus alunos.

Mas o que são cursos de extensão? Como funcionam? E qual a sua importância para que você aumente sua qualificação? Vamos contar tudo agora nesse post.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: Como funciona o setor de pesquisa e extensão da Estácio?

O que são cursos de extensão universitária

Cursos de extensão universitária são formações acadêmicas, técnicas ou culturais de curta duração que servem para complementar a graduação. Eles têm conteúdos específicos, carga horária reduzida e ensino objetivo que une a prática com a teoria.

São cursos que devem seguir a Lei № 9.394/1996. Ela estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional. Esses cursos não tem validade acadêmica como os cursos de graduação e pós-graduação. Bem como, não são a mesma coisa que cursos livres e nem especialização.

Eles são oferecidos apenas por universidades e devem ter credenciamento com o Ministério da Educação (MEC). Existem cursos de extensão em todas as áreas profissionais. Podem ser cursados não apenas na modalidade presencial como também à distância.

Normalmente as universidades oferecem cursos de extensão que tenham relação com os cursos de graduação que elas já tem.

Regras variam em cada faculdade

As regras para fazer cursos de extensão variam de acordo com cada uma das instituições, mas normalmente você só precisa ter diploma de Ensino Médio. Sendo assim, qualquer aluno da graduação pode se inscrever.

Dessa maneira, muitos estudantes que estão em dúvida sobre que curso de graduação querem fazer podem realizar cursos de extensão e terem a oportunidade de conhecer algumas áreas através deles.

Porém, alguns cursos de extensão só podem ser feitos por alunos já graduados, devido à conhecimentos que o aluno precisa ter para poder cursá-lo.

Leia também: Projetos de extensão: como escolher a melhor opção para você?

Vantagens de fazer cursos de extensão

Duração curta

A carga horária dos cursos de extensão é reduzida, justamente por tratarem de assuntos bem específicos. Em princípio, eles tem duração de menos de 360 horas, mas variam de acordo com a instituição.

Além disso, de maneira geral não exigem Trabalho de Conclusão de Curso, dissertação ou tese para a finalização do curso.

Menor custo

Justamente por serem mais curtos, eles também costumam ser mais baratos. Tanto as inscrições quanto as mensalidades. Dessa maneira, tornam-se opções acessíveis para a qualificação de quem já tem que arcar com as despesas relativas à graduação.

Processo de admissão mais simples

A princípio, o processo de admissão dos cursos de extensão são bem simples. Normalmente não há um processo seletivo. Muitas vezes, basta cumprir os pré-requisitos necessários para que o aluno possa fazer sua matrícula.

Ter um diferencial

Como já mencionamos, quanto mais qualificação, maior seu diferencial no mercado de trabalho. Seja em processos seletivos para vaga de emprego ou até em concursos públicos.

Quanto mais conhecimento você adquire, mais interesse em evoluir você demonstra para seus futuros empregadores. Isso conta muito na hora de ser contratado.

Aprimoramento de competências

Como os cursos de extensão são compostos de disciplinas de assuntos específicos, eles também podem ajudar você dentro do seu próprio curso de graduação.

Além disso, você também aprimora competências e desenvolve novas habilidades, o que pode fazer com que você cresça dentro da sua carreira.

Cursos de Extensão da Estácio

Vamos te apresentar algumas opções de cursos de extensão que você pode realizar na Estácio. A Estácio, no momento, possui somente cursos na área de medicina ou saúde nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Confira agora:

ACLS

ACLS significa Advanced Cardiovascular Life Support, que é um curso da American Heart Association (AHA) que tem o objetivo de aperfeiçoar as habilidades dos alunos com base nos protocolos internacionais de salvamento.

É um curso presencial, com duração de 15 horas, todas as sextas e sábados.

O Centro de Treinamento Autorizado da Estácio para a realização do curso é aprovado pela American Heart Association e possui toda a infraestrutura necessária para desenvolver os treinamentos com os mais altos padrões de excelência, com salas de treinamento e auditórios para aula.

Além disso, os conteúdos são atualizados e os professores altamente renomados e qualificados.

A Estácio conta com laboratórios de Simulação Realística e simulador de alta fidelidade. Ao mesmo tempo, tem todos os materiais e equipamentos, todos de alta qualidade, necessários para os treinamentos, procedimentos e exames.

Tem como público alvo graduados em Medicina e Enfermagem ou graduandos da mesma área que estejam cursando o último ano.

Conteúdo Programático

  • Comunicação eficaz como membro ou líder de um time de alto desempenho;
  • Farmacologia relacionada;
  • Reconhecimento e tratamento precoce de parada cardiorrespiratória;
  • Reconhecimento e tratamento precoce de arritmias;
  • Manuseio de via aérea no contexto da PCR;
  • Reconhecimento e tratamento precoce de síndromes coronárias e AVC;
  • Trabalho em equipe e time de resposta rápida: Como podem melhorar a evolução dos pacientes?

PALS

PALS significa Pediatric Advanced Life Support, outro curso da American Heart Association (AHA) e tem o objetivo de aperfeiçoar as habilidades dos alunos com base nos protocolos internacionais de salvamento.

Assim como o anterior, também é um curso presencial com duração de 15 horas. Porém, as aulas são ministradas às terças e sextas-feiras.

É um curso teórico-prático que capacita os profissionais no atendimento de crianças vítimas de trauma ou de situações clínicas agudas graves. A certificação é reconhecida internacionalmente e emitida pela American Heart Association, entregue para todos os aprovados.

Também conta com a infraestrutura, laboratório de simulação realística e um simulador de alta fidelidade que estarão disponíveis para uso durante as aulas.

Conteúdo Programático

  • Abordagem sistemática do paciente potencialmente grave;
  • Acesso intra-ósseo;
  • Manejo da parada cardiorrespiratória;
  • Manejo de via aérea;
  • Tratamento de arritmias;
  • Tratamento de emergências respiratórias;
  • Suporte básico de vida;
  • Tratamento do choque.

Canabinóides: A Nova Ferramente da Medicina – Das Evidências Científicas à Prática Clínica

Esse é um dos cursos de extensão da Estácio, com parceria com a Greencare, a principal empresa no mercado de derivados de cannabis do país. Tem como objetivo promover, principalmente, a educação médica continuada por meio da apresentação de conceitos fundamentais do sistema endocanabinóide, apresentações farmacológicas de canabinóides disponíveis, como e quando as prescrever.

É um curso online, com duração de 8 horas e é ministrado quartas e sábados. As aulas são síncronas, ao vivo., com recursos exclusivos: encontros online, espaço de interação entre professores e alunos, discussões e trocas de experiências, e interação em tempo real. Dessa maneira, o aluno tem maior mobilidade e flexibilidade.

O conteúdo do curso é abrangente e científico, atualizado e ministrado por alguns dos mais respeitados médicos das áreas de Neurologia, Neuropediatria, Psiquiatria e Fisiatria, com experiência na prescrição de canabinóides.

A equipe médica responsável pelo curso tem experiência clínica na prescrição de canabinóides, com mais de 2.000 pacientes em tratamento. Além disso, apresenta os benefícios do uso de canabinóides em diversas patologias.

Acima de tudo, conta com a atualização dos principais estudos científicos publicados e ensaios clínicos em curso, com discussão de casos clínicos.

O público alvo do curso são os graduados em Medicina. Dessa maneira, é necessário o envio de documentação comprobatória (CRM ou diploma da graduação).

Conteúdo Programático

  • Cannabis para fins medicinais no Brasil: onde estamos e para onde vamos?
  • Canabinóides e sistema endocanabinóide: da descoberta às aplicações;
  • Cenário científico aplicado ao dia-a-dia do neurologista infantil – Epilepsia e Autismo;
  • Evidências sobre o uso de canabinóides no tratamento de doenças neurológicas em adultos – Demências e Esclerose Múltipla;
  • Avanços no manejo da dor crônica;
  • Saúde mental: Canabidiol na prática da psiquiatria – foco no tratamento de Ansiedade, Depressão e Fobias Sociais.

Aposte na qualificação: faça cursos de extensão na Estácio

E se você quer ter acesso a todas essas vantagens e a um ensino de qualidade, a dica é se inscrever em uma das graduações da Estácio.

Não perca mais tempo e garanta um diploma de qualidade em uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil. Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui