Pós-graduação a distância: faça uma especialização logo após se formar!

Enfim, formado. Agora é hora de descansar dos estudos, certo? Se você quer se destacar no mercado de trabalho, errado! Segundo pesquisa da Catho Educação, um profissional pós-graduado ocupando uma função de coordenação pode ganhar até 53% mais do que alguém que tem apenas nível superior. Já nos cargos operacionais ou de assistente, o aumento no salário com a pós-graduação pode ser de até 25%. Então, aproveite que você está no ritmo de estudos e invista numa especialização. A falta de tempo ou de dinheiro deixaram de ser uma desculpa devido à popularização dos cursos de pós-graduação a distância.

Se você gosta de estudar e está pensando em seguir se aprimorando, ou se você encara que uma pós-graduação poderá lhe trazer mais oportunidades de trabalho e de ascensão profissional, continue lendo este texto. Neste post,, explicamos como escolher uma boa pós-graduação a distância, quando é vantajoso optar por essa modalidade e como ser produtivo sem estar fisicamente numa sala de aula. Confira!

Tire suas principais dúvidas sobre pós-graduação a distância

Você já está no mercado de trabalho e precisa dividir a sua rotina entre diversos afazeres pessoais e profissionais? Acha que tem pouco tempo disponível para seguir estudando? Já passou por uma graduação presencial mas gostaria de saber como é estudar com as facilidades trazidas pela tecnologia e que são a base do ensino EaD? Então veja agora algumas perguntas e respostas sobre a modalidade de pós-graduação a distância.

1. Quais tipos de pós-graduação existem?

Se você está pensando em continuar os seus estudos e emendar uma pós-graduação, será importante, antes de mais nada, conhecer os tipos de pós-graduação existentes e optar por aquele que faz mais sentido para você no momento – e para os caminhos que você pretende seguir no seu futuro profissional.

Os cursos lato sensu focam mais no mercado, proporcionando aprimoramento profissional ao oferecer um conteúdo mais prático. Já se você quer seguir no meio acadêmico – quem sabe até se tornar professor universitário –, você deve investir em um curso stricto sensu, que são os mestrados e doutorados.

Caso você opte por um curso stricto sensu, além da carreira acadêmica, você poderá optar por atuar em instituições privadas ou públicas. Mestres e doutores podem agregar muito valor em organizações de diferentes portes e setores, principalmente nas áreas de Tecnologia e de Farmácia.

Caso a sua ideia seja fazer uma pós-graduação a distância, saiba que isso é possível tanto para os cursos lato sensu quanto para os cursos stricto sensu, já que em dezembro de 2018 uma portaria regulamentou a criação de cursos de mestrado e doutorado EaD. Porém, algumas atividades ainda terão que ser realizadas presencialmente, como estágios obrigatórios e seminários integrativos, bem como pesquisas de campo e em laboratório, quando necessário.

Apenas instituições de ensino superior (IES) credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para oferta de cursos EaD poderão disponibilizar pós-graduação a distância. Além disso, cada instituição deverá ser avaliada periodicamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Também é importante destacar que as IES apenas poderão enviar propostas de doutorado a distância ao MEC depois que o primeiro ciclo avaliativo da implementação do respectivo programa de mestrado EaD alcançar a nota mínima 4.

2. Quando é melhor optar por uma pós-graduação a distância?

São vários os motivos que podem levar alguém a optar por uma pós-graduação a distância.

Confira alguns deles:

Orçamento enxuto

Como a infraestrutura necessária para a realização de uma pós-graduação a distância é mais simples do que para um curso presencial, os preços costumam ser mais atrativos. Isso também ocorre porque é possível formar turmas maiores na modalidade EaD, uma vez que o espaço físico não é um problema na maior parte do tempo. Com mais pagantes, o valor da mensalidade pode ser reduzido.

Então, caso você estiver com muitas despesas e tiver um orçamento relativamente enxuto para investir em um novo curso, a modalidade de pós-graduação a distância é a mais indicada para você manter os seus gastos em dia.

Falta de tempo

Mesmo que as pós-graduações tenham aulas apenas em determinados dias da semana – e muitas vezes quinzenalmente –, nem todos conseguem reservar esse tempo para comparecer à instituição de ensino.

Essa falta de disponibilidade pode ocorrer tanto por questões pessoais quanto profissionais, como trabalhos noturnos e filhos pequenos. Por isso, os cursos de pós-graduação a distância são uma boa opção. Com eles, o aluno terá liberdade para assistir às aulas quando puder. Além disso, irá economizar no tempo de deslocamento.

Modelo de aprendizagem

Há quem prefira estudar sozinho e aprenda melhor lendo o conteúdo do que discutindo em sala de aula. Isso varia muito conforme o perfil de cada estudante. Para quem considera melhor estudar em “seu próprio tempo”, a pós-graduação a distância é a alternativa ideal.

Apesar de facilitar os estudos, os cursos EaD exigem muita disciplina para que cada aluno acesse os conteúdos que fazem parte daquela formação mesmo sem a presença física de um tutor cobrando que isso seja feito.

Distância da IES

Nem todo mundo mora em grandes centros, locais que oferecem instituições de ensino que disponibilizam cursos de pós-graduação em todas as áreas. Na modalidade EaD, você pode escolher qualquer pós-graduação, de qualquer universidade, sem precisar viajar para conseguir realizar essa formação. Isso democratiza o acesso à educação e à qualificação profissional.

3. Como se organizar para estudar em casa?

Para que você tenha o foco adequado para aprender os conteúdos da sua pós-graduação a distância e conseguir uma boa produtividade nesse processo, pode ser interessante seguir algumas boas práticas.

Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a ter sucesso nos seus estudos:

– Tenha um ambiente só para estudos

Nada de estudar na cama ou na mesa da cozinha. Assim é muito fácil você sentir sono ou se distrair. Se possível, tenha um cômodo específico para fazer de escritório – um ambiente de estudos sem muitos elementos que possam tirar a sua atenção.

Se você não tiver esse espaço disponível, tenha pelo menos um canto destinado apenas para os estudos. Dessa forma, você vai conseguir acostumar a sua mente a já se preparar para as aulas quando você estiver nesse lugar.

– Elabore uma rotina de estudos

Como já foi citado, quando você faz uma pós-graduação a distância, você deve ter disciplina para estudar e entregar as atividades solicitadas nos prazos corretos. Para facilitar esse processo, estabeleça dias e horários para que você consiga se dedicar ao seu curso.

Ao estabelecer uma rotina de estudos você terá um compromisso com a sua formação, da mesma forma como se você estivesse fazendo a especialização presencialmente. Estabelecer metas também ajuda. Com elas, você se acostumará a não fechar um determinado dia de estudos até terminar as leituras e tarefas que foram definidas previamente.

– Organize-se

Definidas as metas, tenha uma forma de acompanhá-las. Isso pode ser feito utilizando uma agenda física ou ferramentas online que facilitam essa gestão de tarefas. As próprias agendas dos servidores de e-mail, como o Google Calendar, já são bastante úteis, mas há softwares específicos, como o Asana e o Trello, que proporcionam um acompanhamento completo das suas atividades cotidianas.

A vantagem dos sistemas Asana e Trello é que ambos são gratuitos e permitem definir status que você mesmo cria, como “a produzir”, “em produção”, “a revisar”, “finalizadas”, e arrastar as tarefas entre esses status. Também dá para estipular uma data de entrega e autorizar que a ferramenta envie e-mails e notificações para você mesmo quando o prazo estiver terminando.

– Participe dos grupos de discussão

Os cursos de pós-graduação a distância normalmente contam com fóruns de discussão, nos quais os alunos podem interagir, trocar informações e tirar dúvidas. Aproveite esses espaços para aprender mais, ajudar seus colegas e fazer networking.

Durante o seu aprendizado, deixe o celular no modo silencioso. Um dos maiores inimigos da concentração é justamente o celular. Por isso, nas horas dedicadas para os seus estudos, procure deixá-lo de lado – exceto, claro, se você precisar do aparelho para assistir às aulas. Nesses momentos, desabilite as notificações do celular, evitando se distrair com as redes sociais para poder se dedicar à sua pós-graduação a distância.

4. Como escolher o melhor curso de pós-graduação a distância?

O melhor curso de pós-graduação a distância é aquele que atende às suas necessidades no momento. Talvez você precise de um conhecimento específico para melhorar suas habilidades no trabalho ou para ser promovido.

Ou, então, você está buscando recolocação profissional – nesse caso, você deve pesquisar quais características o mercado está precisando na sua área. Além dessas duas opções, muito comuns, talvez você esteja apenas naquela fase da vida na qual você quer se aprofundar em um ramo do qual você gosta muito.

Por isso, não há fórmula para escolher o seu curso de pós-graduação a distância. Só não se esqueça de conferir se a formação na qual você está de olho é reconhecida pelo MEC. Procure saber também qual a avaliação da instituição de ensino que oferece esse curso. Assim, você evita gastar tempo e dinheiro em um curso de má qualidade.

Confira como pesquisar sobre o curso de pós-graduação a distância no portal do MEC:

  1. Acesse o site http://emec.mec.gov.br/;
  2. Abra a aba “Consulta Avançada”;
  3. Escolha buscar por “Curso de Especialização”;
  4. Abaixo, digite o nome da IES que você quer consultar;
  5. Depois, digite a pós-graduação específica pela qual você procura informações;
  6. Insira o estado e o município do campus;
  7. Selecione a modalidade, que pode ser presencial ou a distância;
  8. Escolha a situação “Ativo”;
  9. Insira o código de verificação solicitado e clique em “pesquisar”;
  10. O preenchimento dos outros campos é opcional.

Pós-graduação a distância: por onde começar?

A Estácio conta com diversos cursos de pós-graduação a distância, nas mais diferentes áreas. São oferecidas especializações em Comunicação e Design, Direito, Educação, Engenharia, Gestão, Humanas, Marketing e Vendas, Saúde e Tecnologia.

Existe ainda uma modalidade específica que tem como objetivo a formação de líderes. Essa formação traz boas práticas para gestão de resultados com alta performance. O MBA executivo oferece networking, workshops, mentorias, jogos empresariais, orientação de carreira e coaching.

No portfólio de cursos de MBA são oferecidas formações como Liderança e Gestão para Alta Performance, Acreditação e Gestão da Qualidade em Saúde, LL.M. em Direito Empresarial, Compliance e Gestão de Riscos, Gestão da Economia Criativa, Gestão Estratégica de Negócios e Inovação e Gestão Financeira e Estratégia Corporativa.

Os cursos de pós-graduação a distância da Estácio estão com 30% de desconto. Para conhecer todas as pós disponíveis e se inscrever, basta acessar o site de Pós da Estácio.

Quer saber mais sobre pós-graduação a distância, mercado de trabalho e processos seletivos? Então fique de olho em nosso blog. Temos também conteúdos com dicas de estudos e produtividade que irão ajudá-lo a aproveitar ao máximo o seu curso. Acompanhe os próximos posts e não perca as novidades.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *