Modalidade de ensino: compare os três tipos oferecidos pela Estácio

Escolher qual graduação cursar e em qual instituição de ensino superior são apenas dois dos vários dilemas de quem está prestes a começar a vida universitária. Como se não bastasse ter que encontrar as carreiras que combinam com o seu perfil e um curso que ofereça disciplinas e mensalidades atrativas, ainda é necessário optar por uma modalidade de ensino. O segredo para tomar a melhor decisão nesse momento é se conhecer e entender qual formato irá se adequar melhor à sua rotina.

Você sabe, por exemplo, qual forma de estudar é mais efetiva para você? E quanto tempo terá disponível para assistir às aulas durante a semana? Abaixo, trazemos mais informações sobre ensino a distância, presencial e semipresencial para que, com as respostas para essas e outras perguntas, você consiga escolher a melhor alternativa. Confira!

Presencial, EaD e flex: conheça cada modalidade de ensino oferecida pela Estácio

Confira as características de cada uma destas modalidades de ensino oferecidas pela Estácio e faça a sua escolha:

1. Presencial

Primeiro, vamos às características pessoais. Se você tem dificuldade de estudar sozinho e precisa do contato com professores e colegas para conseguir fixar melhor a matéria, provavelmente a modalidade presencial é a melhor opção.

Outro ponto é a disciplina: caso seja preciso alguém cobrando com maior frequência para que você consiga desenvolver as atividades previstas e estudar o conteúdo, é possível que você necessite do contato no dia a dia com o professor. Se você é sociável e vê a faculdade como uma forma de interagir e fazer novos amigos, também terá mais vantagens com os cursos presenciais.

Lembre-se que no formato presencial, na maioria das vezes, você terá que escolher um turno (matutino, vespertino ou noturno) e aulas quase todos os dias. Por isso, essa modalidade é indicada principalmente para quem não mora muito longe da universidade e tem horários mais definidos no trabalho e em compromissos pessoais.

2. Educação a distância

A modalidade de ensino a distância é aquela que oferece a maioria das aulas em formato digital, ou seja, é possível estudar quando e onde quiser. No caso da Estácio, a plataforma é interativa e há vídeos e outros materiais de apoio para tornar a experiência ainda melhor.

Uma das grandes vantagens da educação a distância é o valor das mensalidades. Como a infraestrutura pode ser mais enxuta em um curso dessa modalidade, é possível reduzir os custos para os estudantes. Porém, vale lembrar que nem todo mundo se adapta ao EaD.

Em relação ao perfil do estudante, o ensino a distância é ideal para quem tem maior facilidade de aprender estudando sozinho e é mais produtivo em horários alternativos. Além disso, pensando no dia a dia, também torna possível que quem trabalha em período integral ou não tenha horários fixos faça uma graduação.

3. Flex (semipresencial)

Além dos cursos presenciais e da educação a distância, a Estácio ainda oferece uma modalidade de ensino semipresencial, chamada de “flex”. Ela consegue equilibrar a vivência e experiência das aulas presenciais com a praticidade do EaD.

Nesse caso, 70% das aulas são oferecidas digitalmente, enquanto 30% ocorrem presencialmente. Dessa forma, mesmo quem não tem tempo para cursar toda a graduação no campus poderá fazer networking e conhecer seus colegas e professores presencialmente.

Conseguiu identificar qual a melhor modalidade de ensino para você? Se ainda estiver em dúvida, visite o nosso blog e veja outros posts sobre educação a distância, presencial e semipresencial. Temos ainda conteúdos com dicas de estudos e produtividade, que são úteis especialmente para quem precisa conciliar o trabalho ou outros compromissos diários com a faculdade.

Em nosso site, você consegue verificar a grade curricular de todos os cursos de graduação e as modalidades em que eles são ofertados. Além disso, estamos à disposição no campus mais próximo a você para tirar as suas dúvidas e apresentar a nossa infraestrutura. Até mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *