Orientação profissional: aumente as suas chances de empregabilidade na Estácio

Ter um diploma de ensino superior amplia muito as chances de conseguir um emprego. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, nos últimos seis anos houve uma redução de 47% nos postos de trabalho para quem não tem instrução, ao mesmo tempo em que ocorreu um aumento de 48,2% no número de trabalhadores com terceiro grau completo. Porém, concluir uma graduação não garante que você irá conseguir entrar no mercado de trabalho e muito menos que terá um bom salário ou um cargo que gosta. Por isso o processo de orientação profissional é tão importante.

Ao se formar em um curso, são inúmeras as possibilidades de atuação. Assim, a ajuda de um profissional pode ser fundamental, principalmente para os indecisos. Com uma orientação profissional adequada, aumentam as chances de o profissional fazer as melhores escolhas. De olho no futuro de seus alunos, a Estácio lançou cursos de orientação profissional exclusivos para os estudantes da instituição de ensino superior.

Saiba mais sobre o processo de orientação profissional da Estácio

Os cursos de orientação profissional oferecidos pela Estácio são gratuitos e ministrados por profissionais renomados. Além de auxiliar os acadêmicos a tomarem decisões sobre suas carreiras, esses cursos abrem um leque de possibilidades com dicas sobre empreendedorismo, inovação e startups.

Os cursos de orientação profissional da Estácio são divididos em três módulos e não há uma ordem predeterminada para que eles sejam feitos.

O primeiro módulo mostra as estratégias que você precisa adotar e as competências que você deve desenvolver para alcançar o sucesso profissional. Essa parte da formação é dividida nas seguintes aulas online:

  • Prepare-se para o Mercado: apresenta informações sobre o mercado de trabalho, como construir um bom currículo, marketing e apresentação pessoal e dinâmica de grupo;
  • Autoconhecimento e Sucesso Profissional: com os temas autoconhecimento e autodesenvolvimento, competências pessoais mais requisitadas pelo mercado de trabalho e como definir o seu sucesso;
  • Empreendedorismo e Inovação: traz conteúdos sobre atitude inovadora e o amor ao trabalho, atitude empreendedora e empreendedores de sucesso.

O segundo módulo traz informações sobre as três possibilidades principais de atuação que o recém-formado encontrará no mercado de trabalho: seguir a carreira pública, abrir o próprio negócio ou trabalhar em empresas privadas. Essa parte do curso é composta pelas seguintes aulas:

  • Gestão de Carreiras: trata das oportunidades de mudança que ocorrem em uma trajetória profissional, aborda o personal branding e como ser um jovem de atitude;
  • Novos Negócios: fala sobre empreendedorismo com foco no mercado e os mitos e verdades do sistema de franquias;
  • Carreira Pública: aula composta por assuntos como memorização, foco e concentração, preparo emocional para provas e concursos, o cenário do mercado público e a determinação necessária para os concurseiros.

No módulo três, o foco é inovação, empreendedorismo e startups. Essa parte do curso de orientação profissional da Estácio é composta pelas seguintes videoaulas:

  • Mercado de Trabalho: apresenta conceitos de inovação e empreendedorismo, design thinking e modelo de negócios;
  • Inovação e Empreendedorismo: trata sobre atitude empreendedora, investimento-anjo e como montar uma startup;
  • Startup: aborda os assuntos empreendedorismo e comunicação, liderança, como fazer uma startup decolar, validação e pitch para investidores.

Os cursos são apenas uma parte da orientação profissional que a Estácio proporciona aos seus estudantes. Todas as ações estão reunidas no portal Estácio Carreiras, canal exclusivo para alunos e ex-alunos da instituição.

Confira outras ações que fazem parte desse portal:

  • Plataforma para buscar vagas de empregos, com oportunidades cadastradas por mais de 30 mil empresas;
  • Orientador online, que pode ajudar a tirar dúvidas sobre currículo, recrutamento, seleção e tendências de mercado. A conversa pode ocorrer em tempo real, via chat, ou por e-mail;
  • Vídeos mostrando como montar um currículo perfeito;
  • Orientações de como participar de processos seletivos.

Além da orientação profissional: outras formas de se destacar no mercado de trabalho

Existem outras maneiras de aumentar as suas chances de empregabilidade ao se formar. Essas estratégias, aliadas a uma orientação profissional, o deixarão pronto para o mercado de trabalho. Uma dessas estratégias será investir na vivência da profissão antes mesmo de terminar a faculdade. Isso é possível, principalmente, por meio de estágios e projetos de extensão.

Ao optar por estágios e projetos de extensão, você terá uma ideia melhor de quais áreas têm interesse em seguir. Essa decisão será facilitada porque você já terá conhecido algumas delas na prática. Esses caminhos são, ainda, uma forma de fazer networking, complementar o seu currículo e, no caso dos estágios, de ter a chance de ser contratado logo após a sua formatura.

E se você já tem certeza do ramo em que quer se especializar, nada melhor do que uma pós-graduação para se diferenciar no mercado. Uma pesquisa da Catho Educação mostra que um profissional pós-graduado ocupando uma função de coordenação pode ganhar até 53% mais do que alguém que tem apenas o curso de graduação.

Já nos cargos operacionais ou de assistente, o aumento no salário com a pós-graduação pode ser de até 25%. Ou seja, além de ampliar as suas chances de ser contratado, a especialização fará de você um profissional melhor remunerado.

 

 

Se você gostou deste post, não deixe de acompanhar o nosso blog e conferir mais dicas sobre orientação profissional, processos seletivos, estudos e produtividade. Esperamos a sua visita. Até o próximo post!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *