Você sabe qual é a diferença entre licenciatura ou bacharelado? Essas duas modalidades de diplomação servem para definir qual será o seu caminho profissional e qual tipo de mercado de trabalho você deverá explorar. Cada uma delas leva a um destino diferente. Portanto, é importante saber se você busca um curso que leve você para trabalhar em sala de aula ou em um mercado de trabalho generalista.

Na hora de escolher um curso superior, saber sobre quais possibilidades cada uma dessas modalidades levará você pode fazer muita diferença. Pois um dos maiores erros é escolher uma formação que não se tenha afinidade. Para saber a diferença básica entre licenciatura ou bacharelado é preciso entender como funciona cada uma dessas modalidades e qual é o seu interesse na atuação profissional.

Portanto, é preciso compreender que não basta decidir somente sobre o curso superior que deseja estudar, mas também qual é a diplomação mais adequada ao seu perfil profissional. Ou seja, uma formação generalista e ampla no mercado, ou mais específica para a atuação em sala de aula.

Para saber mais sobre as diferenças entre licenciatura ou bacharelado, leia o texto a seguir e fique por dentro. A certeza é que a Estácio oferece cursos com muita qualidade nas duas modalidades.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia também: 10 profissões home office mais indicadas para você trabalhar

Licenciatura ou bacharelado, qual escolher?

Para conseguir responder a essa pergunta, a primeira análise a ser feita é saber identificar as suas afinidades e preferências. No entanto, é preciso tentar fazer uma projeção em qual tipo de trabalho você se vê realizando.

Como cada uma dessas modalidades leva a um destino profissional distinto, você deve saber se o mercado de trabalho convencional é mais adequado ou trabalhar em sala de aula é o seu sonho.

Vale lembrar que tanto para a licenciatura ou bacharelado as possibilidades são interessantes e com suas vantagens e desvantagens. Quem se forma em um curso superior de licenciatura, estará pronto para entra em uma sala de aula e ensinar alguma disciplina de sua área de formação.

Por outro lado, quem se formar em um curso de bacharelado, poderá trabalhar em diversas áreas dentro de sua especialidade.

Base do conhecimento é parecida

Portanto, se você tem o perfil de professor, tem paixão em transmitir o conhecimento e sua vocação é dar aulas, a modalidade mais indicada para o seu perfil é um curso de licenciatura.

Mas se você se enxerga em um mercado de trabalho convencional, com a possibilidade de fazer carreira em empresas e sempre se viu exercendo profissões com caráter generalista, podendo mudar de rumo ou de cargo de acordo com suas vontades, o curso de bacharelado é uma boa opção.

Embora ambas as modalidades ofereçam caminhos profissionais distintos, a base do curso é praticamente a mesma, para aquelas graduações em que existem a oferta das duas possibilidades de diplomação.

Um exemplo é o curso de Biologia, o qual é possível optar pela modalidade de licenciatura ou bacharelado. Em contrapartida, um curso de Medicina ou Engenharia não oferecem a opção de seguir para licenciatura.

Para esses casos, a base da formação é praticamente a mesma, o que muda são apenas as disciplinas específicas de cada modalidade. Para quem optar pela licenciatura, terá as disciplinas direcionadas para a área da educação, enquanto que optar pelo bacharelado terá as disciplinas direcionadas para a pesquisa e o mercado de trabalho. Portanto, a diferença é basicamente esta.

Como funciona um curso de licenciatura?

O curso de licenciatura é destinado aos alunos que tem o objetivo de trabalhar em sala de aula e tem uma duração média de 4 anos. Portanto, é focado no ensino e quando o o aluno se graduar terá o título referente a essa prática.

As disciplinas específicas para um curso de licenciatura são: Didática, Psicologia do Ensino, Metodologia do Ensino,  Políticas Educacionais, Gestão Escolar, entre outras.

Além dessas disciplinas, será preciso fazer as de estágio obrigatório, que consistem em observar e ministrar aulas em uma instituição de ensino vinculada a universidade me que se estuda.

Essas práticas de estágio servem para preparar o aluno para aprender mais sobre as rotinas que envolvem o ensino em uma sala de aula. Portanto, elas acabam tendo um grande peso na complementação da formação de um aluno de licenciatura.

Quais são os cursos de licenciatura?

Dentro da área de licenciatura, você poderá encontrar cursos de diversas áreas do conhecimento como:

  • Artes;
  • Biologia;
  • Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Ciência Política);
  • Ciências Naturais;
  • Educação Física;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras;
  • Matemática;
  • Música;
  • Pedagogia;
  • Química;
  • Teatro.

Portanto, a possibilidade de trabalhar em sala de aula é bastante abrangente. E para quem deseja trabalhar em sala de aula, encontrará uma gama bastante variada de áreas para estudar e fazer delas sua profissão.

Como funciona um curso de bacharelado?

O curso de bacharelado é também conhecido pelo caráter generalista e destinado a quem deseja atuar no mercado de trabalho convencional. Essa modalidade tem uma duração média de 4 anos, porém, os cursos de direito tem 5 anos em média e de Medicina até 6 anos.

As bases de disciplinas que sustentam um curso de bacharelado são praticamente as mesmas. A diferença está em disciplinas destinadas às pesquisas e as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido como (TCC).

Portanto, o aluno não precisa passar pelas disciplinas de estágios obrigatórios, mas é exigido que o aluno faça o TCC ao fim do curso para obter o diploma de bacharel. Veja a seguir alguns cursos dessa área:

  • Administração;
  • Agronomia;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Biomedicina;
  • Direito;
  • Enfermagem;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Química;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Jornalismo;
  • Medicina;
  • Medicina Veterinária;
  • Nutrição;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Relações Públicas.

Portanto, assim como a licenciatura, a oferta de cursos para o bacharelado é bastante diversificada. O que faz com que um candidato tenha um universo de opções para escolher.

Como é o mercado de trabalho para quem é da licenciatura ou bacharelado

É importante ressaltar que não existe um mercado de trabalho melhor do que o outro. Tudo vai depender do perfil e do caminho profissional que a pessoa tenha ou busca. Se você tem vocação para ensinar, certamente a licenciatura será uma bela oportunidade de carreira.

No entanto, para quem decidir fazer da sala de aula seu local de trabalho, também é possível evoluir na carreira. Para isso, basta investir na formação continuada ou em um curso de pós-graduação stricto sensu. 

Portanto, mestrado e doutorado permitem que o profissional aumente o grau de estudo e possa chegar à universidade como professor de ensino superior. O doutorado e a carreira de professor universitário garante que o futuro profissional seja bastante promissor para a licenciatura.

Leia também: Como funciona o estágio obrigatório durante a faculdade?

Especialização pode ajudar

Por outro lado, se o destino profissional que você busca é o de caráter generalista, saiba que existe um mundo de possibilidades. E para avançar nessa carreira é fundamental investir em especialização. Para isso, o interessante é buscar algum curso de especialização lato sensu.

Esse nível de estudos permitirá que o profissional consiga se qualificar ainda mais, incrementando o currículo com mais especialização e se tornando um profissional cada vez mais competitivo e diferenciado para o mercado.

Portanto, é fundamental entender que não existe um mercado melhor ou pior para licenciatura ou bacharelado. É importante o candidato a vaga na universidade entender que dependendo do seu perfil ou afinidades, ele será mais realizado profissionalmente, independente do caminho que escolher.

E em ambas as modalidades é fundamental continuar investindo na carreira, seja para trabalhar no meio acadêmico ou para exercer cargos de maior visibilidade e competitividade no mercado de trabalho. Tudo dependerá muito da energia que o profissional depositará em sua carreira.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre as modalidades de licenciatura ou bacharelado, certamente pode perceber que para qualquer escolha o mercado vai ser promissor e agradável dependendo do  perfil e destino profissional que se busca.

E é importante saber que ambas as modalidades são ricas em potencial de atuação e se especializar faz parte de um crescimento profissional pleno e promissor. Além disso, é fundamental que você escolha um curso de graduação de qualidade em qualquer uma das duas modalidades. E a Estácio é uma ótima opção.

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui