Você sabia que a profissão de cirurgião-dentista é uma das mais bem remuneradas do País? Por isso ela é muito disputada por quem tem afinidade com a área da saúde. Para atuar nessa área, é necessário passar por cinco anos de graduação, com plantões e exigência de muita dedicação, mas o esforço é recompensado depois. Entre as disciplinas do curso estão endodontia, dentística e ortodontia.

Abaixo, trazemos mais informações sobre essas disciplinas e outras matérias, todas muito práticas e que podem ser aperfeiçoadas em uma especialização após a conclusão da faculdade. Confira mais detalhes sobre as diferentes áreas de atuação de quem opta pela carreira em odontologia.

ESTUDE ODONTOLOGIA NA ESTÁCIO

Grade curricular de Odontologia: endodontia, ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial e muito mais!

Você se interessa pela área de odontologia? Então chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre esse curso e algumas das suas principais disciplinas:

1. Endodontia

Como o nome dessa disciplina já sugere, a endodontia é a área que tem como função tratar a estrutura interna dos dentes, a polpa dentária. Essa parte muitas vezes é chamada de “nervo do dente”.

Uma das principais atribuições do profissional especialista em endodontia é remover a polpa dentária contaminada por alguma cárie ou fratura. Esse processo pode envolver o tratamento de canal e pode evitar incômodos, dores e até a perda do dente.

A Estácio conta com uma linha de pesquisa de Princípios Biológicos Aplicados à Endodontia nos seus cursos de mestrado e doutorado em Odontologia.

Algumas das disciplinas ministradas nesses cursos são as seguintes:

  • Alterações patológicas bucais incluindo a endodôntica;
  • Análise da diversidade bacteriana em diferentes tipos de infecção endodôntica pelo método DGGE;
  • Análise molecular da microbiota de lesões profundas de cárie dentinária;
  • Análise molecular da microbiota endodôntica em diferentes condições clínicas;
  • Eficácia de diferentes protocolos terapêuticos na eliminação da infecção endodôntica e periodontal;
  • Eliminação bacteriana de canais radiculares por diferentes protocolos;
  • Identificação molecular de bactérias resistentes ao preparo químico-mecânico;
  • Microbiologia endodôntica: aspectos básicos e terapêutico.

Outra linha de pesquisa relacionada à endodontia é a de Técnicas, Instrumentos e Materiais Endodônticos. Os cursos de mestrado e de doutorado que seguem esta linha são compostos pelas seguintes disciplinas:

  • Análise da capacidade seladora de materiais retro-obturadores;
  • Análise morfométrica da permanência de resíduos pós-instrumentação e pós-retratamento de canais radiculares;
  • Capacidade seladora e outras propriedades físico-químicas de materiais obturadores de canais radiculares;
  • Diferentes recursos imaginológicos na avaliação do resultado do tratamento endodôntico;
  • Estudo comparativo do preparo mecânico realizado por diferentes instrumentos endodônticos;
  • Incidência e acompanhamento clínico e radiográfico de fraturas radiculares e outras lesões traumáticas;
  • Mecanismos de fratura dos instrumentos endodônticos rotatórios e manuais.

Essas são duas áreas de especialização e aperfeiçoamento para quem fez o curso de Odontologia e deseja se aprofundar em endodontia.

2. Dentística

Dentística é o mesmo que odontologia estética. Assim, o profissional que atua nessa área trabalha com cosmética e restauração dental, fazendo procedimentos como clareamento, aplicação de resinas, peeling de gengiva, colocação de lentes de contato, fechamento de diastemas, entre outros procedimentos estéticos.

O profissional especializado em dentística consegue ainda reparar danos e deixar o sorriso mais harmonioso. Para isso, esse profissional deve ter uma visão estética de cada dente individualmente e do conjunto deles.

3. Odontologia legal

A odontologia legal é uma disciplina da graduação, mas que pode ser melhor explorada em uma especialização. Quem atua nessa área desenvolve pesquisa dos fenômenos psíquicos, químicos, físicos e biológicos que atingem ou atingiram uma pessoa viva, morta ou uma ossada. Em resumo, é a parte da Odontologia que engloba as atividades periciais.

Ao identificar dentes e arcos dentários, essas informações podem servir de subsídio para a resolução de problemas médico-legais e criminológicos.

4. Ortodontia

A ortodontia é o campo da odontologia que corrige o posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares. Quando estão posicionados de forma errada, esses componentes da arcada dentária podem causar dores de cabeça, no pescoço, ombros e costas, além de síndrome da articulação temporomandibular (ATM).

O tratamento ortodôntico pode melhorar a aparência do paciente, tornar a sua boca mais saudável — uma vez que dentes tortos são mais difíceis de limpar — e proporcionar maior durabilidade aos dentes.

5. Exodontia

A exodontia foi a primeira especialidade exercida pelos dentistas. Essa atividade envolve a extração dentária por operação cirúrgica. O procedimento é indicado em caso de cáries graves, necrose pulpar, doença periodontal grave e razões ortodônticas.

6. Cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais

Além de uma disciplina do curso de Odontologia, a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialização muito buscada por profissionais já graduados. O profissional que se especializa nessa área faz o diagnóstico e o tratamento por meio de procedimento cirúrgico de doenças, traumatismos e anomalias do aparelho mastigatório e anexos e das estruturas craniofaciais associadas.

Para conseguir os resultados esperados em seus tratamentos, o dentista que atua nessa área faz implantes, enxertos e transplantes, cirurgia para colocação de próteses, cirurgia com finalidade ortodôntica, biópsias e cirurgia ortognática.

O que você achou deste post? Identificou-se com disciplinas como endodontia e odontologia legal? Caso ainda não tenha certeza da carreira que você quer seguir, navegue pelo nosso blog e confira mais informações sobre outros cursos — vários deles na área da saúde.

No nosso blog você poderá conferir, ainda, dicas de estudos e de produtividade para quando você ingressar na faculdade. Esperamos a sua leitura em outros dos nossos textos. Até a próxima!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui