No mundo moderno e competitivo, só é conhecido quem é visto. E não só isso, tem ainda que ser bem visto. A arte de fazer um produto ou serviço aparecer é a essência da publicidade e propaganda. É um curso feito para pessoas criativas e ousadas que não tem medo do trabalho. Contudo, pode ser uma profissão muito recompensadora tanto financeiramente quanto pelos resultados obtidos.
É preciso bastante trabalho em equipe e uma certa flexibilidade para saber lidar com tantas ideias. Mas, certamente, ver o resultado de uma campanha ou de um produto de sucesso faz com que valha muito a pena todo o esforço.
Se essa é uma área do seu interesse, se você se considera criativo e flexível, separamos aqui 8 motivos para você escolher essa carreira. Certamente, você vai gostar o curso de publicidade e propaganda oferecido pela Estácio.
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Futuro da publicidade e propaganda
Algumas tendências que foram identificadas por especialistas em Publicidade e Propaganda para os próximos anos com base em análises de mercado e comportamento do consumidor.
- Uso crescente de tecnologia: A tecnologia continuará a desempenhar um papel importante na Publicidade e Propaganda, com o uso de inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual e outras tecnologias para criar experiências mais imersivas e personalizadas para o consumidor.
- Aumento da preocupação com a privacidade do consumidor: Com a implementação de leis de proteção de dados, as empresas precisarão se adaptar para garantir que suas práticas de publicidade e coleta de dados estejam em conformidade com as regulamentações e respeitem a privacidade do consumidor.
- Maior foco na sustentabilidade e responsabilidade social: Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental e social de suas escolhas de consumo, e as empresas precisarão se adaptar a essas demandas. A publicidade e propaganda podem ser usadas para comunicar iniciativas sustentáveis e responsáveis para os consumidores.
- Personalização em larga escala: As empresas estão cada vez mais buscando personalizar suas mensagens de publicidade e propaganda para atender às necessidades específicas dos consumidores. Com a ajuda de tecnologias avançadas, a personalização em massa se tornará cada vez mais possível e eficaz.
- Crescimento do comércio eletrônico: Com a pandemia, o comércio eletrônico cresceu significativamente. As empresas precisarão se adaptar a essa tendência e desenvolver estratégias de publicidade e propaganda que sejam eficazes no ambiente digital.
- Aumento da importância do conteúdo gerado pelo usuário: O conteúdo gerado pelo usuário, como avaliações de produtos e postagens em mídias sociais, continuará a crescer em importância e influência na decisão de compra dos consumidores. As empresas precisarão desenvolver estratégias para incentivar e aproveitar esse tipo de conteúdo em suas campanhas de publicidade e propaganda.
Essas são apenas algumas tendências que podem afetar a Publicidade e Propaganda nos próximos anos. É importante lembrar que a indústria está em constante evolução e que novas tendências e desafios podem surgir à medida que o mercado e o comportamento do consumidor mudam.
1. Importância da publicidade propaganda para o mercado
Como já mencionamos no início, para vender um produto, ele precisa aparecer. Mas não é só isso, precisa de todo um planejamento para que exista um engajamento dos clientes e, posteriormente, a compra.
Quem faz publicidade e propaganda está diretamente ligado ao sucesso das vendas de um produto ou serviço. Muitas são as marcas que se consolidaram através dos tempos justamente por conta da publicidade. A Coca-cola é uma das marcas mais valiosas do mundo justamente por conta de suas campanhas.
Fazer parte de todo um processo de vendas e ver todas as etapas de um produto é algo bem estimulante para um profissional.
Leia também: O que faz um profissional de Comunicação Institucional?
2. Publicidade e as redes sociais
Hoje em dia, com as mídias digitais e também o fato de que todos estão na internet, esse estudo tem que ser ainda mais assertivo. Contudo, o alcance da propaganda é ainda maior que outros tipos de mídia.
Principalmente porque não adianta ter só uma boa ideia. Existe hoje uma série de indicadores que determinam se uma campanha vai funcionar ou não. Se o público alvo é o correto, se o horário e formato da propaganda será bem aceito, além de uma grande diversidade de fatores que mudam para cada tipo de produto ou serviço.
É um mercado que está em constante evolução e tem tudo para ser o principal meio de divulgação de marcas nos próximos anos. Você quer estar fora desse mercado tão promissor?
3. Exercitar sua veia criativa
Se tem um curso onde você vai poder exercitar toda a sua criatividade é o de Publicidade e Propaganda. Tanto durante a faculdade quanto depois na profissão, principalmente se você for trabalhar em agências publicitárias ou outras áreas desse meio.
Gostar de desenhar, de criar roteiros, enfim, se comunicar de maneira visual, são habilidades procuradas nos publicitários. Saber vender e ter comunicação também são pontos fortes.
É importante também ser uma pessoa observadora para que possa atender bem as necessidades do cliente.
4. Diversificar sua rotina
Não dá para ser apegado a rotina se você quer seguir nessa carreira. Pode-se dizer que cada dia é diferente do outro, já que cada campanha é diferente da outra.
Então, além de exercitar sua criatividade, você vai ter que exercitar sua flexibilidade. Bom para quem não gosta de ficar estagnado.
Aliás, não há espaço na Publicidade e Propaganda para quem gosta de ficar parado, é necessário dinamismo e agilidade para dar conta de toda a demanda solicitada.
5. Amplitude de área de atuação
Por mais que tenhamos falado bastante sobre a criação, o mercado da Publicidade e Propaganda não se resume só a isso. Dentro das próprias agências, existem diversas funções que o publicitário pode desenvolver, como atendimento ao cliente e planejamento.
Já fora das agências, também existe uma grande variedade de funções, como: analista de mídias sociais, analista de SEO, web designer, diretor de arte ou fotografia, diretor de marketing ou produtor de eventos.
Falaremos mais a frente sobre o mercado de trabalho dessa área.
6. Trabalhar com tecnologia
Nem só de programação vivem as áreas de tecnologia. Trabalhar com programa de computadores é a rotina de muitas profissões, mas a Publicidade e Propaganda depende muito das mudanças tecnológicas.
Para criar uma campanha, é necessária a utilização desses programas. Para veicular a propaganda, também, principalmente se for nas mídias digitais.
Aprender sobre diversas ferramentas, como os softwares de edição de imagem, por exemplo é fundamental para a profissão. Enquanto, também é necessário aprender as técnicas de análise de comportamento do mercado por meio de Big Data.
Claro que se essa não é a sua praia, ali em cima citamos outras diversas áreas que você pode atuar sendo publicitário.
7. Publicidade e política
Muita gente se identifica com o mundo político e essa tendência só cresce com o acesso globalizado às informações. Trabalhar no meio político pode ser muito desafiador e estimulante para o processo criativo de um profissional de Publicidade e Propaganda.
Acompanhar de perto uma campanha eleitoral pode trazer muita experiência de venda, afinal, o candidato tem que “vender” mesmo a sua imagem para que a população acredite em suas intenções e “compre” suas propostas.
Quem tem interesse nessa área pode ter muitos benefícios de aprendizado, em todas as áreas. Além disso, há toda uma legislação específica que rege esse tipo de campanha.
Fora a oportunidade de criar jingles e slogans que talvez nunca sejam esquecidos!
8. Trabalhar com desenvolvimento de produtos
Outra maneira de exercitar sua criatividade, além de criar campanhas, pode ser na criação de produtos.
Desde a elaboração dos rótulos, quanto no desenho de embalagens, criação de conteúdo relacionado, escolha de cores, formatos e detalhes dos produtos. Tudo isso pode ser feito por um profissional de Publicidade e Propaganda.
O publicitário pode trabalhar na análise de mercado, das necessidades dos clientes e, com isso, ajudar na concepção de novos produtos.
Além disso, pode-se também trabalhar no posicionamento da marca de modo a alavancar vendas, criar campanhas publicitárias que demonstrem esse posicionamento, decidir o tipo de mídia onde será veiculada, e isso acaba refletindo também na criação do produto.
Todas essas pesquisas e análises exigem do profissional um comprometimento com pesquisa e sobretudo, uma boa dose de criatividade.
Sabia que a Estácio tem um curso de Publicidade e Propaganda? Vamos falar um pouco dele agora:
Publicidade e propaganda na Estácio
O curso é oferecido nas modalidades presencial e à distância e tem duração de 4 anos. O curso presencial pode ter uma pequena carga horário online de até 20%.
O curso de publicidade e propaganda da Estácio tem como foco formar profissionais de comunicação publicitária com perfil criativo e empreendedor, com conhecimento técnico para atuarem de forma crítica e ética nas diversas oportunidades proporcionadas por essa carreira.
Desde o primeiro semestre, os alunos se deparam com disciplinas sobre a concepção e idealização de campanhas de comunicação institucionais e publicitárias e de mercado. Principalmente, a partir de técnicas criativas e inovadoras, para veiculação tanto nas mídias mais tradicionais quanto nas novas mídias digitais.
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Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para quem cursa Publicidade e Propaganda está sempre sendo atualizado. São muitas as áreas de atuação, como: marketing, comunicação e propaganda de empresas públicas, privadas ou de terceiro setor.
Igualmente, em agências de propaganda, podendo atuar em todos os seus departamentos, fornecedores de produtos e serviços em geral.
Pode também trabalhar com fotografia, produtoras de áudio e comerciais. Além de empresas de eventos, promoções, merchandising e incentivo. Tem espaço de atuação em fornecedores gráficos e correlatos e em empresas produtoras e distribuidoras de conteúdos digitais.
E enfim, também pode trabalhar em veículos de comunicação, assim como nos mercados emergentes da comunicação institucional e nos meios tecnológicos/digitais, como por exemplo, a internet, a telefonia celular, redes sociais e outros.
E aí? Motivos suficientes para ingressar na carreira? Não perca tempo e matricule-se já no curso de Publicidade e Propaganda da Estácio.
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