O perito criminal está no imaginário popular muito por causa das séries, filmes e livros que abordam a investigação criminal. Por isso, muitos se perguntam como ser perito criminal, qual faculdade é necessária e como é o mercado de trabalho.

Ainda assim, existe uma idealização bem grande quando abordamos essa carreira. Afinal, muitos imaginam o dia a dia do profissional como acontece em obras ficcionais, e a realidade nem sempre é essa. Porém, não significa que o trabalho não seja empolgante.

Apesar disso, é um longo caminho até chegar no cargo em si. Para te ajudar, bolamos um guia abordando as práticas da profissão e qual rota você pode escolher para chegar lá. Quer saber como ser perito criminal? Segue lendo o texto.

Conheça as opções da Estácio! São muitas opções para a sua graduação em modelos EAD, presencial, semipresencial, flex e outras. Financiamento estudantil (PRAVALER) para você que vem do ENEM.

Opções para graduação, 2ª graduação, transferência, etc.

O que faz um perito criminal?

Para facilitar o entendimento, vamos a um exemplo geral: sabe os cientistas que coletam evidências e fazem análises laboratoriais, para ajudar em investigações criminais? Então, esse é um exemplo do trabalho do perito criminal.

O profissional coleta materiais que podem ter algum envolvimento em determinado crime, ou seja, com a possibilidade de servir de prova e agregar para o entendimento do ocorrido. Com isso, ele analisa esses materiais e faz um relatório com bases científicas.  

A partir disso, os investigadores possuem evidências ou mesmo dicas de caminhos para o onde o caso deve seguir. 

Ainda assim, o perito criminal não se prende apenas às análises laboratoriais, por exemplo. Ele pode ser especialista em fraudes de documentação, crimes cibernéticos ou fiscais e até mesmo analisar imagens ou linguagens pouco conhecidas, mas com a possibilidade de ajudar no caso.

Como ser perito criminal: o mercado de trabalho

Para ingressar na área criminal, é preciso ser parte de corporações públicas, como a Polícia Civil ou o Poder Judiciário. Assim, você poderá trabalhar numa cidade específica e auxiliará nas investigações de delitos locais.

Por isso, só é possível ser um perito criminal se você passar num concurso público, o qual costuma ser muito concorrido e com uma prova bem difícil. Além disso, o órgão público exige do candidato um diploma em graduação para entrar na corporação.

É possível trabalhar em outros locais, ou como autônomo? Com certeza, mas aí são casos bem específicos, em um mercado mais restrito. O mais comum mesmo é conseguir entrar na polícia, pois eles são os responsáveis por analisar os crimes.

Qual é o salário de um perito criminal?

A média salarial é um dos maiores atrativos. Segundo o site Salário, hoje um Perito Criminal ganha em média R$ 5.634,38, numa jornada de trabalho de 40 horas semanais. Isso dentro de uma cidade de grande porte, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Mesmo assim, o valor já demonstra como o pagamento do profissional está acima da média. Para se ter uma ideia, o teto pode ultrapassar os R$ 14 mil. Não à toa muita gente se pergunta como ser perito criminal.

Como ser perito criminal: conheça possibilidades de cursos

Como deu de perceber, não existe uma graduação específica, uma que o candidato é obrigado a fazer para atuar na área. Nesse caso, é preciso levar em conta em qual segmento da perícia você quer se especializar.

É na parte laboratorial? Ciências Biológicas ou Biomedicina são uma boa opção. Na cibernética? Temos Sistemas de Informação e por aí vai. No fim, tudo depende de onde você se encaixa melhor.

Ainda assim, vamos apresentar boas opções de cursos para quem se pergunta como ser perito criminal. Ah, você encontra essas graduações na Estácio!

Ciências Biológicas

Esse é um dos mais comuns. Isso porque a Biologia vai te ensinar tudo sobre os seres vivos, como se comportam e onde estão. Um exemplo de como a graduação pode ajudar é em casos de análise de decomposição de cadáveres. Dependendo da fauna presente no corpo, é possível saber onde ocorreu o crime e a hora da morte.

Sistemas de Informação

Crimes cibernéticos estão cada vez mais comuns e a perícia criminal especializada é uma necessidade em todos os casos. Dessa forma, quem entende como funcionam computadores, softwares e hardwares costumam ser bem importantes em análises de casos criminais.

Por isso, é bom considerar cursar Sistemas de Informação, um curso bem completo na área.

Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis é muito valiosa na nossa sociedade. Ela prepara os alunos para entenderem sobre processos trabalhistas, tributações e outras atividades relacionadas à movimentação financeira.

Com isso, quem se forma na área pode ajudar em investigações de crimes e fraudes, especialmente os relacionados a tributos.

Investigação Forense e Perícia Criminal

Esse tecnólogo da Estácio é pensado para profissionais que atuam como peritos ou para quem pretende ampliar suas formações e atuar na segurança pública e privada.

O curso fornece informações sobre os principais métodos e técnicas ligadas à criminalística e investigação criminal. Se escolher o curso, terá todas as bases para atuar nessa frente.

Saiba mais: Calendário Enem 2022: tire todas as dúvidas sobre as etapas

Agora você já sabe como ser perito criminal. Nosso texto te ajudou? Segue lendo as produções do nosso blog e continue bem informado.