Você sabia que pode construir o seu futuro com as aulas da pós Estácio?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. E você, que já terminou o seu curso de graduação e quer crescer na sua carreira deve se preocupar em melhorar o seu currículo e agregar mais conhecimentos ao seu cotidiano profissional.

Mas como fazer isso? Existem algumas alternativas, entre elas os cursos de pós-graduação da Estácio de Sá.

As aulas de graduação são apenas o começo da sua jornada profissional. É o primeiro passo que você está dando. A caminhada continua com as aulas da pós Estácio.

Se você está interessado em aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos leia o restante deste texto. Nele você vai descobrir como um curso de pós-graduação da Estácio de Sá funciona.

Leia também: Por que investir em uma pós-graduação em 2021?

As modalidades de cursos da pós Estácio

Os cursos de pós-graduação da Estácio de Sá podem acontecer nas modalidades Flex, EAD ou Presencial.

Nos cursos da modalidade presencial, 100% das aulas acontecem no polo da instituição. Você terá contato direto com professores e colegas de curso. Pode ser a alternativa ideal caso você seja o tipo de estudante que desempenha melhor em cursos que tenham aulas presenciais.

Agora, se você tem uma rotina de trabalho que te exige muito e também é um estudante com mais autonomia, é provável que um curso da pós na modalidade EAD seja o ideal. Dessa maneira você escolherá quando e onde vai estudar.

Porém, se você procura a facilidade e praticidade das aulas EAD da pós sem perder os momentos de troca de ideias com colegas e professores: escolha a modalidade Flex. A maior parte das suas aula da pós Estácio irão acontecer no ambiente virtual de aprendizagem. E haverá momentos específicos para os encontros presenciais.

Leia mais: Pós-graduação Estácio: 3 cursos na área de gestão

O dia a dia do aluno nas aulas da pós EAD na Estácio

É possível que você tenha dúvidas sobre como um curso de pós-graduação funciona. A fim de te ajudar a entender como será a sua rotina de estudos nas aulas da pós Estácio de Sá.

O campus virtual

Não é por que o ensino será na modalidade EAD você terá que se virar sozinho para fazer a sua matrícula ou para aprender a acessar o ambiente virtual de aprendizagem.

A Estácio de Sá conta com o Campus Virtual, espaço online que será seu grande aliado durante a sua jornada de estudo.

O campus virtual será a sua secretaria online. O acesso ao ambiente virtual pode ser feito pelo Portal Estácio. No seu primeiro login você deverá criar uma senha na área “Minha Estácio”, mas fique tranquilo, o processo é simples e intuitivo.

No portal Estácio você poderá acessar a sua grade curricular, o manual do aluno, agendar suas avaliações, seu calendário acadêmico. E se precisar de atendimento nosso time estará preparado para te auxiliar.

A organização das disciplinas no currículo da Pós Estácio

Todos os cursos da pós-graduação EAD da Estácio de Sá tem um grande compromisso com a excelência. Porém com a flexibilidade da EAD o compromisso também precisa ser encarado pelo aluno. A fim de que a experiência seja produtiva. Mas você não está sozinho nessa missão.

Os cursos e aulas pós Estácio são pensados para que você possa obter os melhores resultados.

As disciplinas e currículos de cursos são organizados por módulos. Cada curso da pós-graduação tem em média 3 módulos, além de 6 meses extras dedicados para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

E para reforçar o nosso compromisso com a flexibilidade, você pode começar os seus estudos a qualquer momento, já que nenhuma disciplina tem pré-requisitos obrigatórios. Ou seja, para cursar a disciplina B você não precisa ter cursado a disciplina A anteriormente.

Qual a metodologia de ensino e aprendizagem nas aulas da pós Estácio?

Para que as aulas oferecidas pela pós da Estácio de Sá sejam de excelência, os currículos e professores usam uma abordagem diferenciada, visto que o objetivo é despertar o espírito criativo e investigador nos alunos. Além de fomentar a tomada de iniciativa, característica deseja no mercado de trabalho.

Com o intuito de promover nos alunos da pós a proatividade e incentivar o desenvolvimento de competências individuais a metodologia adotada nas aulas pós Estácio é a da sala de aula invertida. Já conhece essa metodologia? Se a sua resposta é não, fica tranquilo que agora você vai entender.

Na sala de aula invertida você é o protagonista do seu processo de estudo e aprendizado. Portanto, o professor será um orientador do processo, mas não a figura detentora dos conhecimentos.

As disciplinas desenvolvidas nessa metodologia tem 3 momentos:

  1. Estudo teórico: com o uso de apostilas e videoaulas elaboradas especificamente para as disciplinas e também o material da biblioteca virtual você irá estudar e se preparar para as próximas etapas de estudo;
  2. Fórum e trabalhos da disciplina: esse é o momento de interação para tirar suas dúvidas e trocar experiências com colegas e professores, aqui será discutido o Caso Harvard (aplicar os conhecimentos abordados em aula com os estudos de caso de empresas) e finalizado o processo de estudo iniciado no passo 1;
  3. Avaliações elaboradas para avaliar se o processo pedagógico ocorreu como o esperado e se os resultados esperados foram alcançados.

Não apenas a sala de aula invertida permite o desenvolvimento das competências individuais, como também te torna protagonista da sua aprendizagem. Ela te possibilita ser agente no seu processo evolutivo com o desenvolvimento da auto-organização.

Como são as avaliações na pós EAD da Estácio de Sá?

As avaliações realizadas na Pós EAD da Estácio tem como objetivo verificar se o processo de aprendizagem associado a sala de aula invertida impactaram positivamente o aluno.

Com o propósito de adotar procedimentos avaliativos que levem em consideração os diferentes perfis de alunos, não há uma única forma de avaliação.

A nota final do aluno será determinada da seguinte maneira:

  • Avaliação estruturada: 6 pontos;
  • Entrega de trabalho no ambiente online de aprendizagem: 4 pontos;
  • Participação em fóruns no ambiente online de aprendizagem: 1 ponto extra.

Estas atividades acontecem exclusivamente no ambiente online de aprendizagem. O professor da disciplina determina qual o prazo final para a realização. Portanto, você não precisa realizar o agendamento, mas deve ficar atento aos prazos pré-determinados.

No caso das disciplinas de Metodologia de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso o processo avaliativo é diferente. Para a primeira disciplina é aplicada uma prova online em que a nota máxima é de 10 pontos. A aplicação é realizada no polo mediante agendamento realizado anteriormente.

Para o Trabalho de Conclusão de Curso há dois momentos de avaliação:

  • Entrega do trabalho online: 4 pontos;
  • Avaliação online realizada no polo mediante agendamento realizado anteriormente: 6 pontos.

Fique atento: a nota mínima para aprovação nos cursos de pós-graduação da Estácio de Sá é 7.

Caso você não alcance a nota mínima para Metologia da Pesquisa e/ou Trabalho de Conclusão do Curso deve realizar uma avaliação substitutiva. Esta deve ser feita em um polo da Estácio de Sá mediante agendamento.

E caso você não seja aprovado em uma disciplina, não precisa se preocupar. Você terá uma segunda chance, já que o nosso foco está no seu desenvolvimento profissional. Em caso de reprovação você será matriculado de forma automática no próximo período letivo.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pode ser acessado pelo Campus Virtual no Portal Estácio de Sá. O seu AVA estará organizado de acordo com as disciplinas a quem você tem acesso.

Cada disciplina terá sua própria sala de aula virtual. Você encontrará o conteúdo organizado com videoaulas preparadas pelo professor, além dos materiais exclusivos relacionados aos tópicos de estudos. E também o acesso à biblioteca virtual.

Fique atento ao mapa da disciplina para acompanhar as atividades e respectivas datas de entrega. E ao mural de avisos, local onde diversos recados da instituição serão publicados.

Preparado para tomar a sua decisão?

Se você gostou da sala de aula invertida e está interessado em um curso de pós-graduação da Estácio de Sá acesse o portal de matrículas e garanta a sua vaga.

Fique por dentro dos novos textos do nosso blog e acompanhe mais conteúdos que produzimos sobre pós-graduação e mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui