Qual faculdade fazer: dicas para acertar na escolha da sua profissão

Um dos maiores dilemas de quem está saindo do ensino médio é decidir qual faculdade fazer. Além de ser o momento de escolher a profissão, o que é a porta de entrada para a vida adulta, outros fatores acabam gerando ansiedade, como a pressão da família, as dúvidas em relação ao mercado de trabalho e o impasse entre fazer o que gosta e o que provavelmente terá uma remuneração maior.

Para conseguir tomar essa decisão com maior tranquilidade, o vestibulando deve ter em mente que nem tudo é definitivo. Isso mesmo, se o curso não corresponder às expectativas dele, ou se depois de formado estiver infeliz com a profissão, nunca é tarde demais para mudar. De qualquer forma, todos sempre tentam ser certeiros em suas escolhas, mesmo que elas possam ser revistas depois. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar quem ainda não sabe qual faculdade fazer a se encontrar.

Em dúvida sobre qual faculdade fazer? Siga estes passos

1. Veja a matriz curricular dos cursos de seu interesse

Se você já tem ideia de quais cursos gostaria de fazer, um dos passos mais simples é conferir a matriz curricular de cada um deles. Normalmente, a matriz curricular de cada curso está disponível no portal das faculdades. Dessa forma, é possível verificar todas as matérias que serão ministradas durante a faculdade e analisar se é o que você espera e o que gostaria de estudar.  

2. Pesquise sobre o mercado de trabalho

É verdade que, se você for muito bom no que faz, poderá conseguir emprego mesmo tendo uma profissão que está com o mercado saturado. Porém, existem algumas ocupações em falta nas empresas, e são esses profissionais que serão disputados pelo mercado. Também é interessante pesquisar as oportunidades que ainda existem para os formados no curso que você almeja.

Muita gente entra no jornalismo, por exemplo, sonhando em escrever para jornais impressos ou revistas, mas essas vagas estão cada vez mais escassas – por outro lado, o marketing digital está recrutando redatores todos os dias. É preciso considerar se a provável carreira para a qual determinado curso o impulsionará é o que você realmente deseja.

3. Confira se esta faculdade é a ideal para a carreira almejada

Alguns cursos acabam sendo confundidos por terem nomes ou objetivos semelhantes, então ao decidir qual faculdade fazer é preciso ter atenção. Quem quer trabalhar com Tecnologia da Informação, por exemplo, pode se formar em Ciência da Computação, Redes de Computadores, Sistemas da Informação, Engenharia de Software, entre outras faculdades.

Entretanto, cada uma delas tem suas especificidades e o preparará para segmentos específicos dentro do setor tecnológico. Algo parecido ocorre com a Engenharia Elétrica e a Engenharia Eletrônica – elas só têm o nome parecido, são cursos completamente diferentes.

4. Faça um teste vocacional

Embora existam vários sites que oferecem testes vocacionais gratuitos, o ideal é procurar um profissional especializado para aplicá-lo. Procure um psicólogo com experiência nesse tipo de avaliação. Ele também poderá ajudá-lo a se conhecer melhor e a entender o que você busca em sua carreira.

5. Converse com profissionais já formados

Se você ainda não tem ideia de qual faculdade fazer, converse! Aproveite os churrascos de família, aquele encontro com o vizinho no elevador, o profissional que está prestando algum serviço à você e tente entender o que as pessoas fazem no dia a dia de trabalho, como está o mercado em que elas atuam e como foi a experiência delas na faculdade. Isso abrirá um leque de possibilidades. É possível que você conheça ocupações que nem sabia que existiam.

6. Vá à faculdade para ter contato com os cursos

Faça uma visita à faculdade! Aqui na Estácio, estamos abertos a recebê-lo para apresentar nossa estrutura física e tirar dúvidas sobre os cursos. Além de ter contato com os estudantes de diversas graduações, você conhecerá os laboratórios, a estrutura que a faculdade dispõe e sentirá como é fazer parte daquela experiência.

Lembre-se sempre de que você não está sozinho. É mais comum do que se imagina não saber qual faculdade fazer. Se você gostou das dicas acima, continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a materiais relacionados a orientação profissional e com informações sobre os mais diversos cursos de graduação. E quando decidir sua profissão, tenho certeza que você terá uma trajetória empolgante pela frente. Até a próxima leitura!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *