Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Assim que você acaba a prova do Enem, qual a primeira coisa que quer saber? O gabarito da prova! Mas você sabe quando sai o gabarito da prova do Enem 2020? Depois de tantas mudanças de datas e tanta incerteza se ele ia realmente acontecer, devido à pandemia do novo Coronavírus, o Enem presencial aconteceu nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.
Foi um ano de muito estudo e muita dificuldade para diversos candidatos. Agora que passou é aguardar sair o gabarito e torcer para conseguir uma boa nota para entrar na tão sonhada universidade.
Mas afinal, quando sai o gabarito do Enem? Vamos falar sobre isso agora!
Leia mais: Como funciona a nota do Enem? Entenda em detalhes aqui!
MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!
Quando sai o gabarito oficial do Enem?
A prova mais aguardada de quem quer ingressar no ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem teve suas datas adiadas no ano de 2020 por conta do Covid-19.
Normalmente realizado no final do ano, em 2020, as provas presenciais foram marcadas para 17 e 24 de janeiro, enquanto que as digitais ficaram para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Foram mais de 5,5 milhões de inscritos para o exame impresso e um pouco menos de 100 mil para a versão digital.
O Enem impresso é dividido da seguinte maneira:
- Primeiro dia do exame: prova das 13h30 às 19h com redação, 45 questões de Linguagem e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas;
- Segundo dia do exame: prova das 13h30 às 18h30 com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.
O gabarito oficial do Enem é divulgado todos os anos pelo Ministério da Educação, o MEC. Segundo o edital do exame, ele é divulgado na internet em até três dias após a realização do mesmo.
Dessa forma, o gabarito do Enem impresso sai até o dia 27 de janeiro, enquanto o do exame digital, até dia 10 de fevereiro.
Assim, quem leva o caderno de prova para casa, pode conferir quantas questões acertou e quantas errou.
Como ver o meu gabarito do Enem?
Para conferir o seu gabarito do Enem, você precisa entrar no site do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. No site, você vai na aba Educação Básica e clica em Enem.
Na página principal do Enem você pode acessar diversos conteúdos, como por exemplo, baixar o aplicativo do Enem, que está disponível tanto para o sistema Android quanto para o iOS. No aplicativo também é possível conferir o gabarito.
Além disso, consegue acessar o Edital, Enem em Libras, Página do Participante, entre outros. Dessa forma, para acessar o gabarito, você deve clicar em “Provas e Gabaritos” e selecionar o ano de 2020.
Se você desejar conferir de outros anos, todos estão disponíveis na mesma página.
No entanto, saiba que não bastar ter em mãos o gabarito para saber como foi a sua colocação no exame. Afinal, o Enem tem um cálculo específico para determinar a nota de cada candidato.
Saiba como funciona.
Como funciona a nota do Enem?
Conforme mencionamos, não é possível somente somar os acertos das provas para determinar a sua nota no Enem. Isso porque o Enem é corrigido com um método específico, chamado TRI, Teoria de Resposta do Item.
Esse método estabelece pesos diferenciados para cada questão, baseado no número de erros e acertos. Ou seja, as questões são divididas em níveis de dificuldade, dependendo de quantas pessoas erram e quantas acertam.
Inclusive, se você e seu amigo acertaram o mesmo número de questões, é muito provável que tirem notas diferentes. Bem como, pode acontecer de você acertar menos questões que seu amigo e ainda sim, tirar uma nota maior que ele.
Os gabaritos do Enem funcionam apenas como uma base para que o estudante saiba como foi o seu desempenho. O resultado final de cada área e da redação só é divulgado pelo Inep no mês de janeiro do ano posterior a aplicação do exame.
Esse tipo de correção de prova serve para evitar que os estudantes que não se prepararam para o exame acabem acertando questões meramente por chute.
Ou seja, se um estudante que acerta várias questões consideradas difíceis, mas erra as fáceis, provavelmente chutou as difíceis, pois se eles soubesse, provavelmente teria acertado as fáceis também.
E a redação?
Já no caso da redação, não se utiliza o método TRI. As redações são avaliadas por dois corretores que dão uma nota que vai de zero a 200 pontos em cada uma das cinco competências abaixo, segundo portal do MEC:
- Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Respeito aos direitos humanos.
Se houver divergência entre as notas dos dois corretores, é chamado um terceiro avaliador para avaliar.
Quando sai a nota do Enem?
Baseado no que acabamos de explicar, a nota em si do Enem só sai no dia do resultado, ou seja, no dia 29 de março de 2021, conforme edital.
Como saber se eu tirei uma boa nota?
Normalmente, é esperado uma média de cerca de 500 pontos no Enem. Dessa forma, quanto mais perto dessa nota, melhor. Claro que se a nota for maior, maiores as suas chances. O contrário também vale para nota menor que 500.
O que você pode fazer com a nota do Enem?
Assim que você souber seu resultado do Enem, existem muitas opções de utilização da sua nota para entrar na faculdade, tais como:
Entrar na universidade pública
Através do Sisu, Sistema de Seleção Unificada, que é uma iniciativa do Governo Federal, você pode utilizar a sua nota do Enem para entrar em diversas instituições públicas em todo o Brasil.
Para se inscrever para o Sisu, você precisa entrar no site e os únicos critérios para participar são ter feito o Enem imediatamente anterior e não tirar zero na redação.
No entanto, cada universidade tem um critério diferente de seleção. Dessa forma, você precisa verificar aquelas que você deseja aplicar para saber quais são as suas regras. Inclusive, muitas atribuem pesos para as provas e notas mínimas.
Entrar na universidade particular com bolsa
Através do Prouni, Programa Universidade para Todos, que também é uma iniciativa do Governo Federal, você pode conseguir bolsas de estudo parciais ou integrais para diversas instituições privadas.
No entanto, o Prouni exige alguns requisitos quanto à renda e um desempenho de, pelo menos, 450 pontos nas provas do Enem, bem como nota maior que zero na redação.
Entrar na universidade particular com financiamento
Através do FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, mais um programa do Governo Federal, é possível financiar a universidade a juros baixos.
Para participar do programa, basta ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e ter pelo menos 450 pontos na média das notas e nota maior que zero na redação.
Além disso, o FIES exige uma renda familiar mínima.
Entrar na universidade particular sem vestibular
Diversas universidades privadas têm programas de ingresso com a nota do Enem. A Estácio é uma delas.
O chamado Enem por nota, faz com que os estudantes que tenham tirado nota acima de 300 no Enem possam ingressar em um curso de graduação.
Além disso, quanto maior a nota, maior o desconto nas mensalidades, até atingir a nota máxima que pode gerar um benefício de 100% de desconto no primeiro semestre e 65% nos demais.
UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!
Leia também: Como usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudos
E você, está ansioso para a divulgação do gabarito do Enem?
Conta pra gente como você foi no Enem e se está ansioso para divulgação do gabarito!
E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!