Dedicar tempo aos estudos e cuidar dos filhos sempre foi uma tarefa desafiadora. Com a pandemia e as medidas de isolamento necessárias para combatê-la, muitas pessoas tiveram suas rotinas completamente transformadas e viram-se diante de uma situação impensável até poucos anos atrás: a sala de aula e o escritório foram para dentro de casa. 

Nesse momento, muitas dúvidas surgiram na cabeça dos pais que estudam e/ou trabalham. Como conciliar o cuidado com as crianças e as aulas? É possível encontrar tempo para fazer tudo? Para quem trabalha, esse desafio se tornou ainda maior. Ainda mais para quem está em home office.

Mas antes de colocar mais uma tarefa que parece impossível de ser cumprida na sua agenda, fique calmo porque existe uma solução para tudo. Embora cuidar da casa, dos filhos e trabalhar possa exigir muita atenção e tempo, com a medida certa de organização e disciplina é possível equilibrar todos os pratos.

Confira as dicas que preparamos abaixo para que você possa concluir seus estudos com sucesso e sem deixar as outras partes da sua vida de lado! Vamos lá?

MATRICULE-SE EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO COM A QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: 8 benefícios da meditação para os estudos e para o trabalho

Cuidar dos filhos: como conciliar com o trabalho e o estudo?

O primeiro passo, antes da organização, é parar para pensar: qual é o papel de cada pessoa que mora na sua casa? E quais tarefas podem ser otimizadas para que o tempo disponível seja mais produtivo? Além disso, também é importante definir uma lista de prioridades, incluindo o seu tempo de estudos nela. 

Dependendo da idade dos seus filhos, suas necessidades serão diferentes. E elas também vão alterando com o passar do tempo. Bebês e crianças menores precisam de atenção e cuidado constante. Nesse caso, a dica é organizar toda a sua rotina para que você possa estudar no momento em que elas estão dormindo. Assim, você reduz as chances de ter o seu momento de estudos interrompido. 

A partir do momento que as crianças passam a frequentar a escola e possuem um entendimento maior do que é estudar, é possível conciliar os horários de estudos de ambos, programando que elas façam a lição de casa sempre na mesma hora em que você vai estudar, por exemplo. Mas tudo começa pelo planejamento e organização do tempo. Então, siga as dicas abaixo!

Organização da rotina

Antes de mais nada, providencie um cronograma estabelecendo uma rotina de estudos — e se possível deixe-o em um local visível para todos da casa, como na cozinha ou corredor. Isso ajuda a lembrar que respeitá-lo é tarefa de todos. 

Nele, você deverá prever o horário em que cada uma das suas atividades diárias deve ser feita. Em seguida, separe um horário para os estudos. O objetivo é que tudo seja feito no momento certo e nada possa lhe atrapalhar enquanto estiver estudando.

E mais importante: antes de mais nada, tenha disciplina! Você precisará respeitar os horários pré-estabelecidos (além de dar o exemplo) para que tudo funcione conforme planejado.

Divisão de tarefas

A divisão de tarefas é fundamental para que você não se sobrecarregue ao manter uma rotina de estudos e cuidar dos filhos. Divida as responsabilidades de cuidados com a casa entre todos os moradores de forma justa, considerando o tempo e a capacidade de cada um. Crianças menores podem secar a louça, guardar seus materiais escolares e organizar o próprio quarto.

Converse com a sua família e demais pessoas próximas

Antes de fazer quaisquer mudanças e adaptações necessárias na rotina e no ambiente, converse com todos os moradores da sua casa. Depois de estabelecer os dias e horários fixos para estudar, informe a todos da família que, nesses momentos, você precisa de tranquilidade e silêncio.

Explique, especialmente às crianças, porque é importante que todos respeitem os horários e a divisão das tarefas. Se todos estiverem na mesma página, você terá mais apoio para manter-se firme no seu objetivo. 

Outro apoio importante nesse momento é também o do seu círculo de amizades. Comunique a todos sobre os seus objetivos e deixe claro que nesse momento os estudos estão entre as suas prioridades e, por esse motivo, pode ser que você não possa aceitar alguns convites de última hora.

Mas isso também não quer dizer que você precisa abrir mão de se divertir até se formar. Tudo é questão de equilíbrio! E você também pode incluir um tempo para tirar folga na sua agenda, conforme falaremos logo abaixo.

Leia também: Pós EAD: 8 estratégias para organizar a sua rotina e aproveitar o seu curso

Local de estudos

Procure um ambiente tranquilo, sem ruídos ou distrações como a TV ligada. O ideal é que você tenha um cômodo reservado na casa exclusivo para esse fim. No entanto, entendemos que muitas vezes isso não é possível. E é aí que a organização entra mais uma vez. Procure manter o espaço limpo, arrumado e livre de distrações, como a TV ligada, por exemplo. 

Estude sempre sentado(a) em uma cadeira confortável e mantenha a mesa onde você irá estudar organizada, contendo apenas os materiais que você precisa para estudar. Isso irá lhe ajudar a manter o foco e a concentração na atividade, não perdendo tempo procurando suas anotações, materiais e, eventualmente, ocupando-se com outras pequenas tarefas que podem surgir nesse caminho. Pois, sabemos que é isso que acontece, não é mesmo?

Valorize os pequenos momentos

Quando estiver executando uma atividade, dedique-se integralmente a ela, condicionando a sua mente para manter-se sempre no tempo presente. Isso vale tanto para os afazeres e estudos como para os momentos de lazer e descontração. Aproveite as refeições e demais atividades realizadas em família, respeitando seu tempo de descanso. 

Ah! E é importante lembrar dele também na hora de montar o seu cronograma. Fazer pequenas pausas e tirar um tempinho especial para descansar, livre de preocupações, mesmo que seja durante a semana, é fundamental para reduzir o estresse e a ansiedade, o que consequentemente irá melhorar o seu rendimento nos estudos. 

Utilize a tecnologia a seu favor

Quando for analisar tudo que pode ser otimizado na sua rotina, conforme falamos lá no início, lembre-se que existem diversas soluções tecnológicas disponíveis no mercado que otimizam o tempo e ajudam a dar conta de uma rotina cheia. Use os aplicativos de bloco de notas e agenda virtual para anotar todos os seus compromissos e aquelas coisas de que não pode esquecer.

Aplicativos de banco podem ser usados para pagar boletos e realizar todas as demais transações com segurança e muita agilidade. Pense quanto tempo você economiza não precisando deslocar-se até uma agência e ficando em uma longa fila para fazer um simples pagamento. 

E não precisamos nem mencionar os aplicativos de comunicação, certo? Eles são ótimos aliados para manter-se próximo das pessoas queridas naqueles períodos em que a sua agenda está muito lotada e a saudade aperta. 

Outro item que pode facilitar muito a sua vida é um assistente virtual. Se você ainda não utiliza um, com certeza está perdendo tempo!  

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESTÁCIO E CRESÇA NA CARREIRA

Cuidar dos filhos: aulas EaD podem ser uma ótima opção

Devido à maior flexibilidade de horários, os cursos na modalidade à distância, quando comparados com os tradicionais, podem ser uma boa alternativa para conciliar os estudos com cuidar dos filhos. Outra vantagem é a economia. Além de as mensalidades dos cursos EaD serem mais baratas, você também não irá gastar tempo se locomovendo até a instituição de ensino. Você também fica livre de outros custos adicionais, como o transporte e a alimentação.

Por isso, considere essa possibilidade de unir o útil ao agradável. Assim, você não deixa de aproveitar os momentos com a sua família sem deixar de se qualificar para o mercado de trabalho.

Nossas dicas foram úteis para você? Percebeu como cuidar dos filhos e estudar é possível?

Nos cursos EaD da Estácio, você encontra o suporte que precisa para estudar de onde estiver e conta com a qualidade de ensino de uma das instituições mais conceituadas do país. E o diploma é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e tem a mesma validade do que é emitido nos cursos presenciais. Vale a pena conferir!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.