Bancar as mensalidades de uma faculdade ou curso de especialização pode ser um grande desafio para muitos estudantes. E é por isso que optar por um financiamento para graduação pode ser o melhor caminho.

Hoje, existem diversas modalidades de financiamento, tanto para cursos de graduação como para pós-graduação.

No entanto, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas e receios ao buscar um financiamento para graduação. Afinal, o medo de se endividar e não conseguir terminar os estudos assombra muitos estudantes.

Se você está em busca de crédito para seus estudos, mas ainda tem dúvidas sobre o que e como fazer, continue a leitura deste artigo.

Preparamos um verdadeiro manual para que você possa entender o que é o financiamento para graduação, quais as modalidades disponíveis na Universidade Estácio de Sá e o que fazer para consegui-lo.

Vamos lá?

O que é o financiamento para graduação?

Também chamado de financiamento estudantil, essa modalidade de crédito busca facilitar o acesso de estudantes à universidade.

Isso significa que o financiamento pode ser utilizado por alunos que desejam fazer uma graduação ou pós-graduação e não tem condições de pagar as mensalidades do curso escolhido. 

De modo geral, o financiamento para graduação funciona da seguinte maneira: as parcelas do curso são pagas pelo crédito universitário e o estudante paga o empréstimo em um prazo maior do que leva para se formar. 

Ou seja: o financiamento é quitado depois de o aluno já estar formado e, de preferência, quando já estiver atuando no mercado de trabalho.

Existem diversas formas de financiamento para graduação: públicos, privados, por meio de instituições e outros benefícios oferecidos pelas universidades.

A dica para escolher qual financiamento é melhor para você é conhecer o que diferencia cada modalidade e como são as taxas de juros e as facilidades de contratação.

Modalidades de financiamento na Estácio

Na Universidade Estácio você pode optar tanto pelo financiamento público como por opções privadas, por meio de bancos ou instituições.

Conheça as modalidades de financiamento da Estácio de Sá e encontre aquela que melhor se encaixa às suas necessidades.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fies é uma das modalidades de financiamento estudantil mais conhecidas e buscadas por quem quer realizar uma faculdade.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa desenvolvido e mantido pelo Ministério da Educação (MEC) e cumpre o papel de financiar a graduação de Ensino Superior de alunos matriculados em cursos de universidades particulares, como na Universidade Estácio, por exemplo.

Por meio do Fies o aluno pode cursar a graduação e começar a pagar só depois de formado. 

Para que isso aconteça é preciso que o estudante tenha realizado uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e conseguido média igual ou superior a 450 pontos – e, é claro, não ter tirado zero na prova de redação.

É importante destacar que para conseguir o Fies são levadas em consideração outras questões, tais como:

  • curso escolhido;
  • faculdade;
  • quantidade de vagas disponíveis.

A inscrição do Fies é feita exclusivamente na internet pelo site do governo, o SisFies.

Prouni

Outro programa criado e mantido pelo Ministério da Educação, o Programa Universidade para Todos (Prouni) dá aos estudantes a oportunidade de conquistar bolsas de estudo integrais e parciais (50%)  em instituições particulares de educação superior.

Na Universidade Estácio de Sá, por meio do Prouni o aluno pode garantir uma bolsa integral para graduação e graduação tecnológica, nas modalidades presencial, a distância e flex.

Se você deseja concorrer a uma das bolsas do Prouni e garantir 100% para realizar uma graduação na estácio, você deve realizar a inscrição no site oficial do programa.

Podem participar do Prouni:

  • alunos que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou rede particular como bolsista integral;
  • alunos com deficiência;
  • professores da rede pública de ensino, desde que no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública;
  • para concorrer às bolsas integrais o aluno precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
  • para concorrer às bolsas de 50%, o aluno precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • podem se inscrever no Prouni apenas os estudantes brasileiros que não possuem diploma de curso superior;
  • é preciso ter participado do Enem mais recente, obtido no mínimo 450 pontos de média das notas e não ter tirado zero na redação.

PraValer EaD

Considerado o maior programa de crédito universitário privado do país, o PraValer EaD pode ser utilizado na Universidade Estácio de Sá pelos alunos dos cursos de graduação na modalidade a distância.

Com o financiamento para graduação PraValer EAD, a Estácio subsidia parte dos juros. Dessa forma, os alunos conseguem o dobro de tempo para pagar cada semestre, além, é claro, de não deixar as parcelas se acumularem.

Com essa parceria entre a Universidade Estácio e o PraValer, os alunos, sejam eles calouros ou veteranos, conseguem contratar o financiamento estudantil a cada semestre.

Medicina Santander

Se o seu sonho é fazer uma graduação em Medicina, a Universidade Estácio tem uma parceria com o Banco Santander para ajudar você a realizá-lo.

O Programa de Financiamento para Graduação em Medicina Santander é realizado diretamente com a instituição financeira e oferece ao aluno o dobro do tempo para pagar.

As regras para o financiamento Medicina Santander são:

  • O financiamento estará disponível para alunos a partir da quarta mensalidade do curso de Medicina.
  • O crédito universitário está sujeito a análise de crédito e as taxas são a partir de 1,39% ao mês.
  • O valor é liberado para a universidade em parcela única referente a todo o período.

Para mais informações sobre o financiamento Medicina Santander, procure uma das agências do banco e conheça as condições de contratação.

PAR – Parcelamento Estácio

O PAR é uma modalidade de financiamento oferecida pela Universidade Estácio.

Com esse parcelamento você consegue iniciar sua graduação pagando apenas 30% da mensalidade do curso nos dois primeiros períodos e ainda pode parcelar o restante.

Entre os outros benefícios de optar pelo PAR estão:

  • Financiamento com mais tempo para pagar e sem juros.
  • Oportunidade de iniciar a graduação pagando menos.
  • O PAR é pré-aprovado para os estudantes da Universidade Estácio. Menos burocracia e sem complicação.
  • A contratação do PAR não requer nota mínima no Enem.

Agora que você já conhece as principais formas de financiamento para graduação na Universidade Estácio, o próximo passo é escolher o seu curso e se matricular!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui