Já parou para pensar em quem é responsável por desenvolver projetos e eventos  esportivos ou culturais? A verdade é que ser capaz de produzir tais situações com sucesso exige algumas competências e habilidades. E isso só é possível graças a cursos de graduação como a Gestão Desportiva e de Lazer.

Talvez você não conheça o curso por nome, mas com certeza já esteve em um evento desenvolvido por alguém formado na área. Esse gestor é responsável por elaborar, implementar e gerenciar programas e projetos de lazer, cultura e esporte.

Por isso, nada mais natural em procurar uma graduação com capacidade de explicar e ensinar tudo sobre a área. Por isso, se você está pensando em seguir carreira, continue lendo o texto. Vamos apresentar tudo sobre o curso de Gestão Desportiva e de Lazer.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Saiba mais: Negociação Estácio: saiba como estar em dia de forma fácil

O que é gestão desportiva e de lazer?

Se engana quem acha que tem relação com o estudo de práticas de esporte, como futebol, basquete ou atletismo. Para isso, temos o curso de Educação Física. A Gestão Desportiva e de Lazer foca na parte administrativa de eventos e projetos de esporte ou cultura, de uma forma geral.

Com isso, o profissional é capaz de gerenciar projetos, captar recursos e participar da gestão de marketing onde acontecem atividades com foco esportivo, de lazer ou até turismo.

Já parou para pensar quem organiza grandes eventos esportivos, oferecidos por redes de hotéis, clubes ou até academias? Pois é, aí entra o trabalho desse gestor. Ele planeja, esquematiza e põe em prática toda a parte burocrática de um evento.

Quem vai pagar a conta? Terá patrocínio? Será focado em um esporte ou vários? Esses são alguns dos desafios e obrigações do profissional. Por isso, ele precisa saber como fazer um evento atrativo e garantir que tudo ocorra como planejado.

E vamos combinar, algumas dessas ações contam com milhares de pessoas, por isso precisa de alguém bem capacitado.

Gestão Desportiva e de Lazer: onde encontra trabalho?

De forma geral, é possível conseguir emprego em qualquer local com ações do tipo. Associações e federações esportivas, academias, clubes e hotéis com foco no desporto são algumas boas opções.

Escolas de esportes e empresas de cunho social, como  entidades como o SESC, também são espaços comuns para o Gestor de Esporte e Lazer. Outro local de trabalho são entidades públicas, como prefeituras e universidades. Elas costumam oferecer muitas ações do tipo, pois precisam de um profissional qualificado.

Com isso, dá de perceber como o mercado é amplo e capaz de oferecer vários desafios. Além do mais, o Brasil precisa de pessoas com a capacidade de disseminar conhecimento sobre esporte e cultura. Especialmente considerando as leis de incentivo para tal.

Como é o curso de Gestão Desportiva e de Lazer?

Anteriormente comentamos como o foco da área é mais na parte administrativa. E essa é realmente a base do curso de Gestão Desportiva e de Lazer. Com o tempo, o aluno aprende todo o processo de desenvolver ações do tipo e entende como lidar juridicamente em eventos e projetos.

Assim, o curso prepara profissionais com conhecimentos multidisciplinares na área de Gestão. Você entra em contato com temas como Comunicação, Direito Desportivo, Consultoria Empresarial e Marketing ligado ao esporte e lazer. Por isso, é bom ter em mente que será uma graduação completa e com foco no gerenciamento.

Claro, é importante saber como o esporte, cultura e o lazer funcionam. Mas esse não é o foco do curso. Se você é fã do mundo coorporativo e se interessa pela gestão de esporte e cultura, essa graduação é para você.

Modalidade e tipo de graduação

Aqui vamos focar na opção da Estácio para o curso de Gestão Desportiva e de Lazer. Nele, você fará o curso do tipo tecnólogo, que tem duração de dois anos e foca mais nas demandas do mercado de trabalho.

O curso é aprovado pelo Ministério da Educação e dá todas as bases comentadas anteriormente. Além disso, você pode fazer na modalidade EAD e estudar no seu tempo e de onde quiser.

Grade curricular

A Gestão da Estácio é bastante multidisciplinar, focando em diversas frentes. Com ela, você foca na gestão, mas também entende tudo sobre a área administrativa dos segmentos que dão nome ao curso.

Veja a seguir as principais matérias:

  • Administração de Marketing;
  • Arte, Cultura, Desporto e Lazer;
  • Bases de Gestão;
  • Comportamento Organizacional;
  • Elaboração, gestão e avaliação de projetos em Esporte e Lazer
  • Elaboração, gestão e avaliação de projetos em Artes;
  • Finanças nas Organizações;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Gestão da inovação e do conhecimento;
  • Língua Portuguesa;
  • Marketing Social, Ambiental e Esportivo;
  • Matemática Financeira;
  • O modelo americano de esporte – Entretenimento;
  • Patrocínio e Gestão em Arte, Cultura, Desporto e Lazer;
  • Políticas Inclusivas e de Interação Social;
  • Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESTÁCIO E CRESÇA NA CARREIRA

Leia mais: Renovação Estácio: veja o passo a passo para nova matrícula

Vai fazer Gestão Desportiva e de Lazer?

Gostou do curso? É a sua cara? Então, corre para fazer a sua matrícula para ingressar em breve no mercado de trabalho!

Se o nosso texto te ajudou, continue lendo as produções do nosso blog e se mantenha bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui