Há muitas vantagens hoje em dia para quem quer cursar uma faculdade particular, mas não tem condições financeiras de bancar toda a mensalidade do curso sozinho. Além das bolsas de estudo, o Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies, pode ser uma ótima oportunidade para conseguir o tão sonhado diploma. Uma dúvida comum dos futuros acadêmicos é saber quais faculdades que aceitam Fies.

A boa notícia é que muitas universidades particulares do Brasil, bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), oferecem o Fies para o financiamento de cursos superiores presenciais. A Estácio, por exemplo, é uma das faculdades que aceitam Fies. Na prática, o estudante beneficiado pelo Fies financia o curso a juros baixos ou zero (a depender da renda familiar) e começa a pagar a dívida somente após se formar.

O Fies é sem dúvida uma alternativa e tanto para estudar pagando pouco ou até mesmo de graça durante o curso. Saber quais universidades são reconhecidas e habilitadas ao financiamento estudantil faz toda diferença para conquistar o se diploma.

Neste post, vamos te ajudar a procurar as faculdades que aceitam Fies, além de falar mais sobre este programa do governo federal e como você pode participar.

Boa leitura!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia mais: Novo Fies: confira as regras e tire dúvidas sobre esse financiamento

Entenda sobre o Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) foi criado pelo Ministério da Educação, em 1999, para possibilitar que estudantes financiam a sua graduação em universidades particulares. Ao concluir o curso, e terminado o período de carência e amortização da dívida, é preciso pagar o financiamento em parcelas mensais.

Para participar do Fies é necessário comprovar renda mensal familiar de até cinco salários mínimos, ter participado do Enem a partir do ano de 2010 e ter obtido pontuação superior a 450 pontos. Também não pode ter zerado na redação. E, logicamente, atendendo a estes requisitos escolher entre as faculdades que aceitam Fies.

Na modalidade de financiamento do Fies que contempla juros zero, o candidato deve ter renda per capita de no máximo três salários mínimos. O percentual do valor do curso a ser financiado dependerá da renda do acadêmico e do encargo educacional que a instituição de ensino cobra. Para os estudantes com renda familiar mensal de três a cinco salários mínimos por pessoa, a taxa de juros a ser cobrada irá variar de acordo com o banco.

Como conseguir o financiamento nas faculdades que aceitam Fies?

As inscrições para Fies abrem no início de cada semestre letivo. Portanto, são duas seleções por ano. O processo seletivo é gratuito e deve ser realizado pela internet. Você encontra o cronograma e todas as informações necessárias no site fies.mec.gov.br. Para participar, o candidato pode ser graduado ou não graduado.

É importante você saber que nem todos os cursos das faculdades que aceitam Fies são contemplados dentro do programa. Isso porque apenas cursos de graduação presenciais e com nota superior ou igual a três no Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) participam do Fies.

Após a aprovação no processo seletivo serão solicitados pela instituição de ensino superior os documentos que atestem todas as informações inseridas no momento da inscrição. Feito isso, você deve contratar o financiamento no banco, apresentando seus documentos e os do fiador junto à autorização que será emitida pela faculdade.

Durante o curso de graduação, o fundo universitário realizará o pagamento à instituição de ensino. Assim que estiver trabalhando, o profissional passa pagar as parcelas das mensalidades. Para se ter ideia, o valor do boleto Fies é mais baixo do que uma mensalidade em uma faculdade de ensino superior privada.

Leia também: Boleto Fies: saiba o que é, como pedir a 2 via e pagamento

Descubra as faculdades que aceitem Fies

Agora que já falamos um pouco mais sobre o Fies, vamos te ajudar a encontrar as faculdades que aceitam Fies. Mas fica tranquilo, que é super fácil! Não são todas as instituições de ensino superior que aderem ao programa, porém são muitas as cadastradas pelo país. Na página do Fies é possível consultar as graduações disponíveis dentro das instituições por Estado e municípios, por exemplo.

A cada edição esta lista de faculdades que aceitam Fies pode mudar. Essas alterações se devem ao fato de que a cada seleção novas instituições aderem e outras saem do programa. Portanto, a cada processo seletivo é preciso pesquisar e se informar quais são as universidades habilitadas ao financiamento estudantil.

Para que você possa fazer esta consulta a cada seleção do Fies, vamos te ajudar com um passo a passo. Desta forma, você estará informado sobre os campus, número de vagas e conceito das instituições de ensino, super importante também para a sua escolha. Afinal, para integrar a lista de instituições do Fies, tanto os cursos quanto as faculdades precisam ser bem avaliados pelo MEC.

Passo a passo para consultar as universidades do Fies

Primeiramente você deve acessar o endereço FIES – Pré-inscrição, e preencher na ordem as seguintes informações, conforme a sua preferência e disponibilidade:

1 – Estado

2 – Município

3 – Curso

4 – Marque, nas “estrelhinhas”, o conceito da instituição de ensino desejada

5 – Marque a caixa “Não sou um robô” e clique em “Pesquisar

Após esta etapa de pesquisa aparecerá se a instituição de ensino que deseja estudar, com o benefício do Fies, é uma das participantes do programa. Caso sim, você ainda consegue ter acesso a algumas outras informações sobre o curso, como número de vagas e turno de realização das aulas.

No site do Fies também é possível, além de consultar as faculdades que aceitam Fies, verificar as condições e simular os valores do financiamento, por exemplo. É essencial que você esteja atento às datas do processo seletivo e lançamento do edital. A inscrição para a Fies é vista como complexa pelos estudantes e exige quatro etapas obrigatórias a serem cumpridas.

Faculdades que aceitem Fies: matricule-se na Estácio

Conforme já evidenciamos ao longo do post, o Fies funciona como um empréstimo. A vantagem é que a dívida do financiamento só começará a ser cobrada quando você já estiver atuando no mercado de trabalho. O que já facilita muito o pagamento, diferente de quando se é estudante.

Sabendo de tudo isso, e tendo os critérios para ser atendido pelo benefício, é importante não bobear na escolha da instituição de ensino! Entre as faculdades que aceitem o Fies escolha a que lhe vai garantir melhores condições de ensino, qualidade e um diploma reconhecido no mercado. A Estácio é uma das faculdades habilitadas a oferecer o Fies e uma ótima escolha para você realizar o sonho da graduação.

A Estácio de Sá é considerada uma das maiores instituições particulares de ensino superior no Brasil, com mais de 90 unidades. São 190 polos de ensino com mais de 86 cursos oferecidos nas modalidades presencial, flex e a distância.

A organização é reconhecida pela qualidade do ensino com mais de 20 cursos com notas máximas avaliadas pelo MEC, além de excelente infraestrutura.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Entenda por que a infraestrutura da Estácio é destaque no país

Gostou das informações sobre o Fies? Continue acompanhando o nosso blog para se manter sempre atualizado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui