Pós EaD: 8 estratégias para organizar a sua rotina e aproveitar o seu curso

Mensalidades mais baratas, tempo escasso, economia com deslocamento: são vários os motivos que têm levado as pessoas a optarem por fazer uma pós EaD. Com as especializações a distância, não há mais empecilhos para continuar os estudos após concluir o ensino superior. Além disso, quem tem uma pós-graduação no currículo larga na frente nos processos seletivos, na hora de uma promoção e até na possibilidade de receber um aumento salarial.

Antes de se matricular em uma pós EaD, no entanto, será importante descobrir se você tem perfil para estudar sozinho. Afinal, grande parte do seu aprendizado será feito por meio de videoaulas e de trabalhos em grupo que serão intermediados pela tecnologia. Caso você identifique que tem, por exemplo, dificuldade em se concentrar, saiba que essa característica não torna impossível fazer um curso a distância, mas, para obter êxito nesse processo, você terá que mudar algumas rotinas e hábitos. Será necessário, entre outras medidas, investir em organização de tempo e em disciplina para evitar distrações nos horários de estudos. Se você está pensando em optar por esse tipo de formação, confira a seguir algumas estratégias que poderão ajudá-lo a embarcar nessa etapa de qualificação profissional.

Dicas para você aproveitar ao máximo a sua pós EaD

Os atrativos do ensino a distância são diversificados. Para começar, através das aulas online, a educação superior se tornou uma etapa de aprendizado muito mais acessível. Afinal, estudantes que não moram perto de instituições de ensino que oferecem cursos de pós nas suas áreas de interesse, podem, através dos cursos de pós EaD, ter acesso a esse tipo de especialização.

Profissionais que têm uma carreira desenvolvida e possuem pouco tempo disponível para estudar também são beneficiados pelos cursos de pós EaD. Com uma boa organização de tempo e de rotinas é possível encaixar essa qualificação profissional na agenda de qualquer pessoa interessada em seguir estudando. Para ter êxito nesta fase de estudos, é importante que o aluno dê atenção a alguns pontos críticos.

Veja algumas estratégias que poderão ajudar nessa etapa:

1. Escolha uma boa instituição de ensino

A dica número um não tem muito a ver com organizar a sua rotina, mas será um ponto de atenção essencial para que o seu investimento de tempo e dinheiro valha a pena. Atualmente, muitas instituições oferecem cursos de pós-graduação, mas nem todas são credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

No sistema e-MEC, que é o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, você consegue conferir quais especializações são reconhecidas pelo MEC. Além de verificar se o curso pretendido está em situação regular, aproveite para pesquisar a nota dele e comparar com as opções de pós EaD oferecidas por outros centros de ensino.

2. Entenda em qual período do dia você rende mais

Uma das grandes vantagens de fazer uma pós EaD é que você pode escolher em qual horário do dia fica melhor para você assistir às aulas. Para elevar a sua produtividade ao máximo, é preciso se conhecer. Se você tem disponibilidade em todos os turnos, faça testes para saber em qual deles você consegue render melhor. Procure identificar em qual período você consegue se concentrar mais e reter os conhecimentos aprendidos.

Após fazer essa identificação, procure organizar a sua rotina de forma a deixar um espaço para estudar naquele período em que você irá se concentrar com maior facilidade. Lembre-se de que, ao estudar a distância, também é possível utilizar os finais de semana e as madrugadas para colocar as matérias do seu curso em dia. Opte por essas alternativas quando elas forem a melhor opção para você, mas sem se sobrecarregar de tarefas.

3. Participe das discussões com os seus colegas

Não ter uma rotina de interações de forma presencial com os seus colegas e professores é uma das características de uma pós EaD. Todavia, essa falta de contato físico não impede você de desenvolver essa mesma dinâmica no ambiente virtual. Para conseguir essa interação e o aprendizado decorrente dela, participe dos fóruns online e das discussões sobre a matéria no grupo da turma no WhatsApp ou em alguma rede social utilizada para isso.

Em muitas especializações a distância também há momentos de contato presencial com os seus colegas. Isso costuma acontecer no caso de algumas aulas de laboratório e nos dias de prova ou de apresentações de trabalhos. Aproveite esses eventos para se aproximar das pessoas que estão estudando o mesmo que você. Além de fazer boas amizades, o networking estabelecido nesses momentos pode proporcionar oportunidades para a sua carreira.

4. Não deixe tudo para a última hora

É fato: ao fazer uma pós EaD, você precisa ter muita disciplina para manter as aulas e os trabalhos em dia. Isso porque, além dos prazos e dos eventuais e-mails que você irá receber de professores e tutores, você não terá ninguém cobrando por entregas ou por produtividade – ao menos não diariamente.

Também não existe o compromisso de estar em um determinado lugar e em uma hora marcada. Por isso, a organização de tempo e de rotina é muito importante. Para conseguir a concentração necessária para fazer a sua pós EaD, busque ter horários fixos para estudar, utilizando o tempo reservado para os seus estudos exclusivamente para que você se dedique à sua especialização.

5. Tenha um lugar propício para estudar

Se possível, tenha um espaço na sua residência que seja exclusivo para os seus momentos de estudos. Assim, ao entrar naquele local, você condicionará o seu cérebro para entender que é hora de produzir e de se concentrar nos conteúdos da sua pós EaD.

Ao fazer isso, você também evitará distrações. No tempo reservado para estudar, procure ficar longe da TV, faça apenas lanches rápidos (se necessário) e deixe o smartphone longe (ou, pelo menos, silencie as notificações naquele período). Peça também compreensão de quem mora com você para não interrompê-lo durante aquele momento.

6. Gerencie as suas tarefas

Pode ser escrevendo no papel ou por meio de um aplicativo – você deve escolher qual formato funciona melhor no seu caso –, mas será fundamental ter metas e gerenciar as suas tarefas da pós EaD para conseguir cumpri-las.

Se você ama um aplicativo, algumas ferramentas online podem ajudar muito com esse objetivo, como é o caso do Trello e do Asana. Nessas plataformas, você pode criar projetos e, dentro deles, tarefas. Em cada uma delas você poderá determinar o prazo e o responsável por cada ação. A agenda dos servidores de e-mail, como o Gmail e o Outlook, também pode ser uma boa aliada para que você não perca nenhum prazo.

7. Faça pausas

Ninguém consegue ser produtivo por horas a fio. Pausas para comer e descansar a mente farão toda a diferença para que você continue absorvendo os conteúdos estudados na sua pós EaD. Mesmo se você tiver poucos dias na semana disponíveis para assistir às aulas, não tente compensar todo o tempo perdido em algumas horas.

Evite se sobrecarregar com os estudos e respeite a sua capacidade de aprendizado. Faça pausas de tempos em tempos para conseguir descansar a mente e aumentar a sua concentração.

8. Aplique os conhecimentos aprendidos

Aproveite para colocar em prática, no seu trabalho, os conhecimentos aprendidos na sua pós EaD. Isso fará com que você os fixe com mais facilidade e trará benefícios para a sua função mesmo antes do término do seu curso.

Gostou deste post? Então fique de olho em nosso blog e confira mais dicas sobre estudos e produtividade. Também temos conteúdos que trazem os cursos de pós-graduação que estão em alta no mercado. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *