Mudar de instituição de ensino superior (IES) não é uma decisão fácil. Quem opta por esse caminho é porque enfrenta problemas sem resolução em sua atual faculdade. Esses problemas podem estar relacionados à distância, professores ruins, mensalidades muito altas e, na maioria das vezes, insatisfação com a grade curricular.

Pode parecer estranho, mas não é incomum que o mesmo curso tenha disciplinas muito diferentes em instituições de ensino distintas. Assim, na hora de comparar as matrizes curriculares, será importante verificar qual tem mais sinergia com o mercado de trabalho e com o seu perfil. Infelizmente, ainda há muitas universidades que focam apenas na parte teórica, formando profissionais despreparados para o dia a dia da profissão. Neste post, reunimos algumas alternativas do que você pode fazer se considera a grade curricular do seu curso defasada. Confira!

Comecei o curso e percebi que a grade curricular está desatualizada. O que posso fazer?

Se você se encontra nesta situação, antes de mais nada, tenha calma. O seu problema é compartilhado por muitos outros estudantes. Mas saiba que há alternativas para resolver o seu dilema. Você pode, por exemplo, mudar de curso dentro da mesma faculdade ou optar por uma transferência externa.

Confira três estratégias que você poderá adotar para resolver o problema da grade curricular defasada do seu curso:

1. Mude para a Estácio

Uma das maiores preocupações e diferenciais da Estácio é que os cursos de graduação oferecidos pela instituição devem estar alinhados ao que se espera dos profissionais no mercado de trabalho.

Afinal, de nada adianta ter um diploma de nível superior em mãos e não conseguir desempenhar funções básicas da profissão ou não conseguir emprego na área.

Para garantir a empregabilidade de seus alunos, a Estácio conta com diversas iniciativas, além de um método de ensino conectado às novas demandas do mercado. Confira dois pontos de destaque da estratégia adotada pela Estácio:

  • Professores atualizados: parece o básico, mas poucas faculdades se preocupam com a atualização constante do seu corpo docente. Para garantir que isso seja feito, a Estácio tem o Centro de Treinamento Educare, que é um espaço de capacitações online e presenciais para qualificação, atualização e formação continuada de professores e colaboradores administrativos.
  • Interação com empresas: a Estácio se conecta com as empresas de diversas formas. Uma delas é oferecendo convênios para que os colaboradores dessas organizações recebam benefícios, como bolsas de estudo, para estudar na Estácio. Essas ofertas acabam sendo também um incentivo para que as próprias companhias invistam na formação do seu quadro de funcionários.

Além disso, a Estácio desenvolveu o Portal de Carreiras, onde as empresas podem anunciar as suas vagas exclusivamente para estudantes da universidade. Nessa parte do site da instituição os alunos também têm acesso a um espaço de orientação de carreira, com dicas para montar um bom currículo e acesso a cursos virtuais.

Para mudar o seu curso para a Estácio, basta entrar com pedido de transferência externa na instituição em que você está matriculado. Depois, é só levar os documentos para o campus da Estácio onde você quer estudar.

Na maioria das vezes, é possível garantir o aproveitamento de grande parte das disciplinas. Também é comum ter campanhas abertas que oferecem descontos para alunos de outras instituições de ensino. Ou seja, ao fazer uma transferência externa para a Estácio, você pode ganhar bolsa de até 70% para todo o seu curso, além de poder optar pelo pagamento de R$ 49 nas primeiras mensalidades do seu curso.

2. Faça estágios

Não importa o quão atualizada é a grade curricular do seu curso, ter contato com o mercado de trabalho ainda durante a faculdade pode fazer toda a diferença no início da sua carreira.

É durante o estágio que você irá entender como é o dia a dia da profissão que escolheu, terá subsídios para escolher o segmento em que irá trabalhar depois de formado e fará networking, podendo até ser contratado ao concluir a graduação ou recomendado para uma oportunidade em outra empresa.

E se você é aluno da Estácio, então é ainda mais fácil encontrar uma oportunidade de estágio. Para isso, basta cadastrar o seu currículo e buscar as melhores vagas segundo o seu perfil no portal Vagas Estácio.

3. Invista em uma pós-graduação lato sensu

Mais do que dar um brilho ao seu currículo e abrir portas no mercado de trabalho, uma pós-graduação lato sensu pode fazer você ascender na sua carreira. Um estudo da Catho Educação identificou que um trabalhador com pós-graduação ocupando cargos de coordenação pode ganhar até 53,7% a mais do que alguém que tem apenas nível superior.

Já em funções operacionais ou de assistente, o aumento na remuneração de quem fez uma pós-graduação pode ser de até 25%. As pós-graduações lato sensu compreendem as especializações e MBAs, que focam justamente no aprimoramento profissional por meio de uma grade curricular com conteúdo mais prático.

Se você não está disposto a fazer uma transferência externa, pode ao menos considerar cursar uma boa pós-graduação após se formar. A Estácio tem especializações presenciais e a distância nas áreas de Comunicação e Design, Direito, Educação, Engenharia, Gestão, Humanas, Marketing e Vendas, Saúde e Tecnologia.

Existe ainda uma modalidade específica voltada para a formação de líderes, com foco na formação de profissionais adaptados às novas práticas para gestão de resultados com alta performance. Essa é a proposta do MBA executivo, que oferece networking, workshops, mentorias, jogos empresariais, orientação de carreira e coaching.

Os cursos disponíveis de MBA na Estácio envolvem as áreas de Liderança e Gestão para Alta Performance, Acreditação e Gestão da Qualidade em Saúde, LL.M. em Direito Empresarial, Compliance e Gestão de Riscos, Gestão da Economia Criativa, Gestão Estratégica de Negócios e Inovação e Gestão Financeira e Estratégia Corporativa.

Se você gostou deste post, fique de olho em nosso blog e tenha acesso a mais conteúdos sobre orientação profissional, educação superior e mercado de trabalho. Esperamos a sua leitura nos próximos materiais. Até mais!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui