Pós-graduação em Farmácia: 4 cursos que vão fazer você ganhar mais

De acordo com uma pesquisa da Catho Educação, um profissional pós-graduado ocupando uma função de coordenação pode ganhar até 53% mais do que alguém que tenha apenas nível superior. Já nos cargos operacionais ou de assistente, o aumento no salário com a pós-graduação pode ser de até 25%. Para os farmacêuticos, isso não é diferente: uma pós-graduação em Farmácia, além de ampliar os conhecimentos dos profissionais, aumenta as chances de receber remunerações mais altas.

Neste material, separamos quatro cursos disponíveis na Estácio em áreas que estão em ascensão para os profissionais formados em Farmácia. Saiba o que se estuda em cada um desses cursos de pós-graduação e quais as possibilidades de atuação no futuro caso você opte por uma dessas especializações.

Áreas em alta: conheça os cursos de pós-graduação em Farmácia que farão você se destacar no mercado

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, o Brasil tinha, no final de 2018, 221.258 farmacêuticos inscritos nos conselhos regionais da categoria. Praticamente metade dos profissionais, segundo a entidade, estavam inscritos na Região Sudeste, responsável pelo registro de 109.614 profissionais da área.

Com 637 cursos de graduação em atividade no País em 2018, a área de farmácia carece de profissionais que sigam investindo em suas carreiras e se aperfeiçoando. Um dos melhores caminhos para se diferenciar no mercado continua sendo investir em um curso de pós-graduação em Farmácia.

Se você já identificou essa necessidade de aperfeiçoamento, confira alguns cursos de especialização que estão em alta porque atendem a demandas crescentes do mercado:

1. Farmacologia Clínica

O profissional especializado em farmacologia clínica é quem estuda e analisa os produtos farmacêuticos disponíveis para cada tratamento, alinhando o efeito dos medicamentos aos resultados esperados pelos médicos e pelos pacientes.

Os farmacêuticos que optarem por seguir essa carreira encontrarão oportunidades em hospitais, ambulatórios, clínicas privadas, farmácias comunitárias, unidades básicas e instituições de longa permanência para idosos.

A pós-graduação em Farmácia da Estácio com ênfase em Farmacologia Clínica aborda as seguintes disciplinas:

  • Fisiologia Aplicada e Farmacologia Geral;
  • Farmacocinética Clínica;
  • Farmacologia de Sistemas Orgânicos;
  • Farmacoterapia Aplicada;
  • Farmácia Clínica;
  • Metodologia da Pesquisa.

2. Gestão Industrial Farmacêutica

A indústria farmacêutica está em expansão no Brasil. O mercado brasileiro ocupa a sexta posição entre os maiores do mundo, com grandes chances de alcançar o quinto lugar até 2022. O segmento movimentou R$ 56,8 bilhões no País em 2017. Por isso, uma pós-graduação em Farmácia voltada à indústria abrirá muitas portas aos profissionais que atuam nessa área.

Além disso, segundo dados do relatório Perfil do Farmacêutico no Brasil, do Conselho Federal de Farmácia, a indústria está entre os segmentos que melhor pagam para os profissionais da área: 34,2% dos farmacêuticos atuantes na indústria recebem acima de R$ 5 mil.

Se você está interessado em se especializar em Gestão Industrial Farmacêutica, confira quais são as disciplinas que compõem a grade dessa pós-graduação em Farmácia:

  • Mercado Farmacêutico;
  • Assuntos Regulatórios;
  • Desenvolvimento de Medicamentos;
  • Tecnologia Farmacêutica;
  • Gestão da Qualidade e Controle da Qualidade;
  • Logística Farmacêutica;
  • Metodologia da Pesquisa.

3. Farmácia Hospitalar

O farmacêutico hospitalar tem funções como administrar os aspectos logísticos, de gerenciamento e de administração dos medicamentos e materiais médico-hospitalares, assuntos que são contemplados na pós-graduação em Farmácia Hospitalar da Estácio.

Esse curso de especialização abrange módulos técnicos relacionados à manipulação de medicamentos e nutrição parenteral (por acesso endovenoso), medicamentos oncológicos e quimioterapia, conhecimentos essenciais para atuação em hospitais públicos, privados e filantrópicos.

Se você se interessa por essa área, confira as disciplinas que fazem parte da pós em Farmácia Hospitalar:

  • Organização Farmacêutico Hospitalar;
  • Farmacologia e Farmacocinética Aplicada;
  • Farmácia Clínica;
  • Farmacoterapia Aplicada;
  • Central de Misturas Parenterais e Controle de Infecção Hospitalar;
  • Metodologia da Pesquisa.

Nas farmácias hospitalares, os profissionais prestam serviço de atenção farmacêutica aos pacientes internados e no atendimento ambulatorial, cuidam da logística dos medicamentos, são os responsáveis legais pela circulação de remédios no hospital, criam normas para garantir a qualidade dos fornecedores, entre outras atribuições.

4. Análises Clínicas e Toxicológicas

A área de análises clínicas estuda substâncias para coletar informações e fazer diagnósticos. Esse processo ocorre após a realização de exames solicitados pelos médicos.

O farmacêutico que trabalha nesse ramo faz a análise de materiais biológicos, como sangue, urina e fezes, a fim de diagnosticar doenças, saber o que as causou e orientar os pacientes a interpretar os exames. O profissional que atua nessa área também faz pesquisas nesse segmento e gerencia laboratórios.

A pós-graduação em Farmácia com foco em Análises Clínicas e Toxicológicas da Estácio compreende as seguintes disciplinas:

  • Gestão e Controle de Qualidade em Análises Clínica e Toxicológicas;
  • Análises Clínico-Laboratoriais;
  • Análises Toxicológicas, Biologia Molecular e Citologia Oncótica;
  • Metodologia da Pesquisa.

Você gostou deste post? Caso ainda não seja formado em Farmácia, mas tenha interesse em fazer esse curso, confira este conteúdo sobre essa graduação que produzimos para o nosso blog.

Se você já está com o diploma em mãos, mas não tem certeza se uma pós-graduação em Farmácia é interessante para a sua carreira, leia mais sobre a importância de uma especialização em nossos materiais sobre pós EaD, como valorizar uma pós-graduação no currículo e como buscar uma qualificação profissional que caiba no seu bolso. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *