4 dicas para valorizar um curso de pós-graduação no seu currículo

Que tal se diferenciar nos processos seletivos e ter um incremento no seu salário atual? Para isso, você precisa investir em um curso de pós-graduação. De acordo com uma pesquisa do portal Catho Educação, um profissional pós-graduado ocupando uma função de coordenação pode ganhar até 53% mais do que alguém que tem apenas o curso de graduação. Já nos cargos operacionais ou de assistente, o aumento na remuneração com a pós-graduação pode ser de até 25%.

Porém, não faz sentido gastar o seu tempo e dinheiro com uma formação que você não tem afinidade, que não trará retorno ou que seja malvista pelo mercado. Para ajudá-lo a escolher o melhor curso de pós-graduação e para mostrar como é possível valorizar essa capacitação no seu currículo e na sua vida profissional, separamos algumas dicas. Confira!

Veja como um curso de pós-graduação pode dar um up na sua carreira

As opções disponíveis no mercado parecem infinitas. Quanto mais você procura por um curso de pós-graduação, mais formações diferentes você encontra, certo? Isso acontece porque as universidades estão preocupadas em acompanhar as necessidades do mercado de trabalho e em oferecer cursos de especialização que possam atender tanto às expectativas dos empregadores quanto das pessoas em busca de formação continuada.

Como o número de alternativas é grande, você precisará adotar uma ou mais estratégias para refinar as suas buscas e chegar no curso de pós-graduação que faça mais sentido para você. Para ajudá-lo nessa busca, separamos algumas dicas e estratégias. Confira seguindo esta leitura.

1. Faça um curso de pós-graduação direcionado à área em que você quer atuar

Antes de se matricular em qualquer curso de pós-graduação, busque o autoconhecimento. Não vale a pena fazer uma especialização apenas para ter um certificado ou algumas linhas adicionais no seu currículo. É preciso saber para onde você quer direcionar a sua carreira, tanto em relação à área na qual você pretende atuar quanto em que tipo de instituição você quer buscar esse aperfeiçoamento – se em uma universidade pública ou privada.

Se você quer prestar um concurso público ou seguir a carreira acadêmica, por exemplo, pode ser mais interessante investir em cursos de mestrado e doutorado. Já se você tem a intenção de trabalhar em empresas privadas, as pós-graduações lato sensu são as mais indicadas. Isso porque este tipo de formação traz conhecimentos que são mais voltados para o mercado de trabalho.

Ao se formar em uma graduação, você tem um leque de possibilidades para atuar e, ao mesmo tempo, concorre com várias outras pessoas que tenham a mesma formação. Já com um curso de pós-graduação, você será especialista em determinado segmento e terá mais chances de se diferenciar nele. Então, independentemente de escolher um curso de especialização ou de mestrado, quando você decidir começar essa trajetória de diferenciação, o importante é que você já estará dando um passo adicional para uma caminhada na qual você irá, pouco a pouco, concorrer cada vez com menos pessoas pelas mesmas oportunidades de atuação.

2. Procure uma instituição de ensino de referência

Assim como ocorre na hora de escolher uma universidade para cursar a graduação, no momento de se matricular em um curso de pós-graduação será necessário verificar a qualidade da instituição de ensino e a nota do curso. Para conseguir essas informações e comparar diferentes cursos de pós que você esteja avaliando, basta consultar o e-MEC, sistema do Ministério da Educação.

Confira o passo a passo para fazer essa busca no sistema disponibilizado pelo MEC:

  1. Acesse o site http://emec.mec.gov.br/;
  2. Abra a aba “Consulta Avançada”;
  3. Escolha buscar por “Curso de Especialização”;
  4. Abaixo, digite o nome da IES que você quer consultar;
  5. Depois, digite a pós-graduação específica sobre a qual você procura informações;
  6. Insira o estado e o município do campus;
  7. Selecione a modalidade, que pode ser presencial ou a distância;
  8. Escolha a situação “Ativo”;
  9. Insira o código de verificação solicitado e clique em “pesquisar”;
  10. O preenchimento dos outros campos é opcional.

Procure também pelos planos de ensino do curso que você pretende fazer em diferentes instituições e verifique qual deles atende melhor às suas expectativas. Em relação aos tópicos do passo a passo que citamos acima, é possível deixar alguns dos campos citados em branco, caso você queira buscas menos específicas e mais genéricas.

3. Planeje o peso que a pós-graduação terá no seu currículo

Os três campos mais importantes do currículo para os recrutadores são o objetivo profissional, os setores em que o candidato já atuou e a sua formação acadêmica. Esse último tópico compreende a graduação, o(s) curso(s) de pós-graduação, cursos técnicos ou profissionalizantes.

Ou seja, para os recrutadores, interessam apenas os cursos de longa duração, que tenham a partir de 100 horas. Capacitações mais curtas, como cursos de idiomas, devem estar em outra parte, como em “informações complementares” ou “outros cursos”.

É importante ainda que você coloque os cursos em ordem decrescente de data de conclusão – ou seja, listando os mais recentes primeiro. Então, se você fez mais de um curso de pós-graduação, insira o último realizado acima dos outros.

Procure listar o seu curso de pós-graduação da seguinte forma:

  • Nome do curso;
  • Nome da instituição;
  • Ano de início – ano de conclusão.

Quando você for escolher o seu curso de pós-graduação, já imagine como ele irá aparecer no seu currículo. Pense em uma formação que faça sentido ao considerar a sua trajetória profissional e as suas escolhas de formação. Um curso de pós só terá um peso maior no seu currículo se ele ajudar a contar a sua história profissional.

4. Busque cursos de pós que tenham qualidade e ofereçam acesso facilitado

A Estácio, uma das maiores e melhores universidades particulares do País segundo o MEC, oferece cursos de pós-graduação em diversas áreas. Entre as possibilidades de formação oferecidas pela instituição estão cursos de Comunicação e Design, Direito, Educação, Engenharia, Gestão, Humanas, Marketing e Vendas, Saúde e Tecnologia.

A universidade também oferece uma modalidade voltada à formação de líderes, que é o MBA executivo. Esse tipo de formação oferece networking, workshops, mentorias, jogos empresariais, orientação de carreira e coaching.

Os cursos de MBA disponíveis são Liderança e Gestão para Alta Performance, Acreditação e Gestão da Qualidade em Saúde, LL.M. em Direito Empresarial, Compliance e Gestão de Riscos, Gestão da Economia Criativa, Gestão Estratégica de Negócios e Inovação e Gestão Financeira e Estratégia Corporativa.

No site da Estácio você pode verificar todas as opções de pós-graduações oferecidas pela universidade e fazer a sua inscrição. Vale também conferir as campanhas promocionais da instituição, que, muitas vezes, oferece bolsa de estudo de até 70% para quem opta por uma pós presencial ou a distância.

O que você achou deste conteúdo? Em nosso blog temos diversas dicas para quem quer crescer na carreira, com novidades sobre mercado de trabalho, processos seletivos e educação. Esperamos a sua leitura em outros conteúdos. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *