Você é bom com os números e consegue se adaptar facilmente às mudanças? Se sim, o curso de Ciências Econômicas EaD pode ser uma opção interessante, já que, além de se encaixar com o seu perfil, abre um grande leque de oportunidades de carreira.

Essa graduação capacita profissionais para atuar em bancos, instituições públicas e empresas privadas de todas as áreas. Os economistas são especialistas em cenários econômicos, políticos e sociais, conseguindo tanto analisar a situação atual quanto fazer projeções para o futuro. Por isso, são capazes de auxiliar na construção, ampliação e preservação do patrimônio de pessoas físicas, jurídicas e do governo. Ficou interessado nesse curso? Então conheça melhor a faculdade de Ciências Econômicas EaD e confira se ela oferece o que você está procurando.

ESTUDE CIÊNCIAS ECONÔMICAS NA ESTÁCIO. CONFIRA NOSSAS OPÇÕES DE BOLSA.

Ciências Econômicas EaD: da faculdade ao mercado de trabalho

Abaixo, separamos informações sobre as disciplinas que existem na graduação de Ciências Econômicas EaD, os segmentos de atuação para quem se forma no curso, a remuneração média e os requisitos necessários para seguir essa carreira.

Confira essas e outras informações que podem ajudá-lo a fazer uma boa escolha de carreira.

Oportunidades na área para quem faz Ciências Econômicas EaD

A faculdade de Ciências Econômicas é bastante teórica, mas seus conhecimentos podem ser aplicados na prática.

Veja onde está a maioria das oportunidades para quem opta por essa carreira:

  •  Bancos: boa parte dos cargos estratégicos em bancos públicos e privados é ocupada por economistas. Isso porque esse profissional é capaz de acompanhar e analisar a movimentação do mercado financeiro e fazer projeções para os próximos anos.
  •  Fundos de investimento: devido às mesmas características que são valiosas aos bancos, os economistas são necessários em gestoras de fundos de investimento. Nesses locais, esses profissionais conseguem identificar oportunidades que darão um retorno futuro aos investidores.
  •  Fintechs: as startups que desenvolvem tecnologias voltadas ao mercado financeiro estão em alta e, provavelmente, ocuparão ainda mais espaço nos próximos anos, uma vez que conseguem simplificar processos até então trabalhosos e custosos.
  • Há, por exemplo, fintechs que automatizam pagamentos a fornecedores, reduzindo as taxas pagas para diferentes bancos; outras facilitam a análise de crédito e dispensam o fiador em negociações imobiliárias. O economista consegue auxiliar em todos esses processos, bem como identificar outros em que a tecnologia aplicada poderia trazer produtividade e redução de custos.
  • Empresas privadas de qualquer ramo: os economistas também encontram oportunidades nas grandes empresas, auxiliando em tomadas de decisões como expansão para outras regiões, lançamento de novos produtos, em qual público-alvo focar, entre outras.
  • Administração pública: além dos bancos públicos, profissionais da área podem atuar nos mais diversos órgãos públicos, lidando com orçamentos, arrecadação, dívidas, lei de responsabilidade fiscal, planejamento e outros aspectos.
  •  Carreira acadêmica: formados em Ciências Econômicas EaD também podem optar pela carreira acadêmica ao investir no mestrado e doutorado após a conclusão da graduação. É possível dar aulas e trabalhar com pesquisa nas universidades após finalizar os cursos de pós-graduação.

Remuneração média do profissional formado

De acordo com informações salariais coletadas entre fevereiro e setembro de 2019 pelo portal salario.com.br, a remuneração média dos economistas que trabalham no setor privado no Brasil é de R$ 6,5 mil para 42 horas semanais.

A cidade com o maior número de vagas para os profissionais formados nessa área é São Paulo (SP). Já na carreira pública, os economistas recebem, em média, R$ 7,6 mil para uma jornada de 39 horas por semana.

Perfil necessário para fazer a faculdade de Ciências Econômicas EaD

 

A característica mais básica para alguém ter afinidade com o curso de Ciências Econômicas EaD é gostar de trabalhar com números. Também é preciso ter pensamento estratégico e conseguir se adaptar às mudanças.

É importante ainda ter inglês fluente (ou interesse em aprender o idioma), conseguir se comunicar com clareza e ter facilidade em trabalhar em equipe.

Principais assuntos estudados no curso de Ciências Econômicas EaD

 

Conheça algumas das disciplinas que compõem a grade curricular de Ciências Econômicas EaD na Estácio, uma das maiores universidades privadas do Brasil:

Macroeconomia

A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando aspectos como emprego e desemprego, taxa de câmbio, balança de pagamentos e taxa de juros. Ela é estruturada em cinco mercados:

  • Bens e Serviços;
  • Trabalho;
  • Monetário;
  • Títulos;
  • Divisas.

Microeconomia

A microeconomia é conhecida como a teoria dos preços. Ou seja, essa área analisa a interação entre consumidor e empresa, estudando a relação entre a oferta e a demanda e a formação do preço. A microeconomia é dividida em:

  • Teoria do Consumidor;
  • Teoria de Empresa;
  • Teoria da Produção.

Estatística e Probabilidade

Tanto a probabilidade quanto a estatística estudam a aleatoriedade. A disciplina que foca nessas áreas ensina os acadêmicos a coletar, descrever e analisar dados. Essa matéria está relacionada a outros temas da matemática, como algoritmos, lógica e ciências da computação.

Economia Internacional

Na disciplina de Economia Internacional do curso de Ciências Econômicas EaD estuda-se a evolução do sistema monetário internacional, a teoria do comércio, o mercado de câmbio, as instituições criadas no pós-guerra, entre outros assuntos.

Gerenciamento de Projetos

Um projeto é um conjunto de atividades que têm um tempo específico para serem realizadas, geralmente em grupos e com a finalidade de produzir um produto, serviço ou resultado específico.

A disciplina de Gerenciamento de Projetos, portanto, ensina os alunos a utilizarem seus conhecimentos e técnicas para executarem os projetos de maneira eficaz. Essa habilidade é algo cada vez mais buscado nas organizações.

Econometria

A Econometria é a disciplina que aborda ferramentas específicas que buscam entender a relação entre as variáveis econômicas por meio de um modelo matemático. Essa área auxilia empresas e instituições a tomar decisões de longo prazo.

Mercado Financeiro

Essa matéria apresenta o mercado financeiro aos estudantes de Ciências Econômicas EaD. Nela, os acadêmicos aprendem mais sobre o funcionamento das organizações, as operações financeiras e quais são os modelos de avaliação de ativos e riscos.

Matemática Financeira

A Matemática Financeira existe para que se possa analisar alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo de forma a resolver problemas de fluxo de caixa. Nessa disciplina são abordados conceitos e operações envolvendo capital, juros, taxa de juros, desconto e montante, por exemplo.

Outras disciplinas do curso de Ciências Econômicas EaD

 

Além das disciplinas apresentadas acima, a faculdade de Ciências Econômicas EaD traz ainda as seguintes matérias:

  •  Contabilidade Básica;
  •  Fundamentos de Economia;
  •  Introdução à Administração;
  •  Matemática para Negócios;
  •  Cálculo Diferencial e Integral;
  •  Contabilidade Social;
  •  Fundamentos de Direito;
  •  História Econômica Geral;
  •  Economia Industrial, da Tecnologia e Inovação;
  •  Formação Econômica Brasileira;
  •  Macroeconomia Aberta;
  •  Teoria dos Jogos;
  •  Contabilidade de Custos;
  •  Orçamento Empresarial;
  •  Orçamento Público;
  •  Economia do Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Ciências Econômicas EaD x curso presencial

Agora que você já sabe como é o mercado de trabalho para o profissional formado nessa área e alguns dos conteúdos que são estudados no curso de Ciências Econômicas, chegou o momento de entender qual a melhor modalidade de estudos para a sua rotina: presencial ou a distância?

O curso de Ciências Econômicas EaD é a melhor alternativa nas seguintes situações:

Trabalho em período integral

Se você trabalha oito ou mais horas por dia, dificilmente conseguirá dedicar um período inteiro para assistir às aulas. E mesmo que tenha as noites disponíveis, elas podem ser o tempo que você tem para ficar com sua família, descansar e se preparar para o dia seguinte.

Diante dessa realidade, a modalidade EaD permite que o conteúdo possa ser acessado a qualquer momento do dia, inclusive aos fins de semana, o que facilita para que você consiga ter uma rotina de trabalho e de equilíbrio entre seus compromissos profissionais, de estudo e pessoais.

Longe da universidade

Caso você more longe da universidade, é possível poupar o dinheiro do deslocamento estudando de casa se você optar pelo curso a distância. Com o trânsito estando cada vez mais complicado, você também economizará algumas horas do seu dia a dia fazendo um curso EaD.

Assim, você poderá utilizar as horas que seriam necessárias para ir e voltar da aula para estudar ou realizar outras atividades que fazem parte da sua rotina.

Grana curta

Um mesmo curso na modalidade a distância costuma ser consideravelmente mais barato do que presencialmente. Isso porque a universidade precisa investir menos em infraestrutura para ofertá-lo, sem contar que a instituição de ensino pode oferecer turmas com um número maior de alunos, o que torna o valor do curso mais acessível para todos.

Facilidade de estudar sozinho

Quem sempre aprendeu melhor lendo o conteúdo em casa do que indo para a aula é o tipo de aluno ideal para a educação a distância. As pessoas com esse perfil têm mais facilidade para se concentrar e entender a matéria sem muitos estímulos externos.

Esses estudantes costumam ser superfocados, tendo melhor aproveitamento na faculdade de Ciências Econômicas EaD.

Segunda graduação

As grandes vantagens de um curso presencial são as experiências que ele proporciona, como conhecer gente nova, fazer trabalhos em grupo e participar das diversas atividades que uma universidade oferece no campus.

Porém, se essa é sua segunda graduação, talvez esses aspectos já não sejam tão importantes. Talvez adquirir novos conhecimentos e conquistar um outro diploma sejam suas únicas preocupações. Nesse caso, um curso de Ciências Econômicas EaD pode ser uma ótima alternativa.

Mas é importante você avaliar outro ponto: talvez você se dê melhor com um curso presencial se tiver dificuldade de se concentrar ao estudar sozinho; se demonstra geralmente ter pouca disciplina para cumprir o que você mesmo determina; se para você é importante interagir e fazer novos amigos; se você tem interesse em participar de atividades extracurriculares, como empresas juniores e centros acadêmicos.

E aí, está decidido de que o curso de Ciências Econômicas EaD é o melhor caminho para você? Se ainda tiver dúvidas, existem outras graduações parecidas que podem ir ao encontro do que você busca, como Ciências Contábeis e Administração.

Mais do que informações sobre diversas opções de graduação, em nosso blog temos também dicas sobre bolsas de estudo, estágios profissionais e pós-graduações. Fique de olho e saiba como alavancar a sua carreira a partir dos estudos. Até a próxima leitura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui