Você sonha em trabalhar nos estúdios de cinema, cercado de luzes e de câmeras? Se a resposta é sim, talvez você encontre a sua verdadeira vocação em um curso de Cinema. Os profissionais que optam por essa área podem fazer cinema, é verdade, mas eles não estão restritos apenas às grandes obras cinematográficas.

Optando por um curso de Cinema você poderá atuar na produção de peças publicitárias, programas de TV, vídeos feitos para a internet, entre vários outros formatos de materiais. Essa diversidade mostra o quanto é extenso o leque de opções para quem se forma nessa área. Abaixo, trazemos informações para quem se interessa pelo assunto, como dados sobre a grade curricular do curso, o perfil necessário para trabalhar no ramo e até o mercado de trabalho nos dias atuais para esses profissionais. Confira!

Curso de Cinema: como é essa formação e o que se aprende nela?

O curso de Cinema ensina os processos relacionados com as produções artísticas audiovisuais, como som, imagem, luz, roteiro e direção. Em geral, são muitas aulas de laboratório para que os alunos saiam preparados para o mercado de trabalho. Em paralelo, o aluno também mergulha em matérias teóricas, principalmente relacionadas às áreas de História e das Artes.

Algumas das disciplinas que compõem a grade curricular são:

  • História do Cinema Clássico e Moderno;
  • Prática Audiovisual;
  • Direção de Arte em Audiovisual;
  • Gênero Cinematográfico;
  • História da Cultura e da Sociedade no Mundo Contemporâneo;
  • Prática Documental;
  • Dramaturgia;
  • Som do Filme;
  • Cenografia e Figurino;
  • Fotografia em Cinema;
  • Efeitos Visuais;
  • Prática de Cinegrafia;
  • Pós-produção.

O que faz alguém formado no curso de Cinema?

Os profissionais formados em um curso de Cinema podem trabalhar nos ramos de publicidade, de televisão e de cinema, além de fazer produções para a internet. Eles também estão aptos a escrever críticas de obras cinematográficas para veículos de comunicação.

Alguns dos ramos nos quais esses bacharéis podem se especializar são os seguintes:

  • Direção: quando o profissional aprova o roteiro, auxilia na escolha dos atores, define a iluminação e ajuda na produção;
  • Fotografia: atuando no planejamento dos elementos que estarão em cena para trazer as ideias e as emoções previstas no roteiro;
  • Animação: cria imagens e/ou faz a animação de desenhos, massa de modelar, computação gráfica e fotos;
  • Direção de arte: cuida de toda a parte visual de um filme, escolhendo os itens e os ambientes para cada cena;
  • Edição de som: elabora e edita a trilha sonora dos filmes;
  • Montagem: seleciona as cenas e define a ordem delas;
  • Roteiro: escreve as cenas das produções;
  • Captação de som: atua na escolha dos equipamentos necessários para a captação do som, além de cuidar da parte acústica dos ambientes.

Como está o mercado de trabalho na área de Cinema?

O mercado para quem se forma no curso de Cinema cresceu consideravelmente por conta da popularização da internet e dos serviços de streaming, como Netflix e HBO Go.

Por isso, alguns mercados em ascensão, com múltiplas oportunidades de trabalho por causa dos vídeos online, são os seguintes:

1. Marketing digital

O marketing digital é composto por diversas ações online para captar leads – os possíveis clientes –, fortalecer a marca e educar o público-alvo. Empresas de todos os portes estão investindo na área, sendo o vídeo uma das ferramentas utilizadas para impactar quem está procurando pelas palavras-chaves relacionadas a determinado negócio.

Nesse campo, a tendência é que os vídeos se tornem ainda mais importantes no processo, já que eles são compartilhados com uma frequência 12 vezes maior do que links e fotos no Facebook. Além disso, 97% dos profissionais de marketing acreditam que os vídeos auxiliam os usuários a entenderem melhor os produtos e serviços oferecidos.

2. Produção de conteúdo para o YouTube

Muita gente está ganhando dinheiro com a produção de vídeos para o YouTube. Embora qualquer pessoa possa publicar conteúdos na plataforma, quanto melhor produzidos, mais inscritos o canal irá atrair.

O Porta dos Fundos, por exemplo, que publica esquetes de humor, conta com uma produtora e, assim, com toda uma equipe especializada para a produção dos seus materiais. O canal do grupo é um dos maiores do Brasil.

O YouTube paga entre 80 centavos e R$ 15 a cada mil visualizações em cada vídeo. O mais famoso “youtuber” do Brasil é Whindersson Nunes, que tem 32 milhões de inscritos e ganha entre US$ 17 mil e US$ 273 mil mensalmente.

Como deve ser o perfil de alguém que quer trabalhar nesse ramo?

Quem quer se matricular em qualquer faculdade de comunicação deve ser criativo, curioso, ter pensamento crítico e conseguir se expressar bem, oralmente e por escrito.

No curso de Cinema, especificamente, os alunos devem também ter afinidade com as artes e com a tecnologia. Outra característica importante é saber trabalhar em equipe, já que as produções contam com diversos profissionais atuando juntos – assim, o trabalho de um depende diretamente do trabalho do outro.

O que você achou dessas informações sobre o curso de Cinema? Já está certo de que essa é a carreira que você quer seguir? Então aproveite para conferir mais detalhes sobre a graduação em Cinema oferecida pela Estácio.

Aproveite os posts do nosso blog e conheça outras graduações e informações sobre o mercado de trabalho. Temos ainda conteúdos para você que já começou a faculdade, com dicas de estudos, produtividade e de como conseguir estágios. Esperamos a sua leitura. Até a próxima!