Se você deseja se especializar em alguma área da Engenharia, saiba que a Estácio tem uma série de opções de cursos de pós-graduação em Engenharia para que você possa escolher. Assim como em qualquer outra área, uma pós-graduação no currículo pode fazer a diferença no mercado de trabalho e também para dar uma guinada na carreira.

Os cursos de pós-graduação em Engenharia da Estácio têm a vantagem de contar com uma das melhores infraestruturas do Brasil. Estamos falando em laboratórios e outras tecnologias utilizadas durante os cursos, dentre outros fatores. Além disso, há possibilidade de escolher a modalidade da sua pós: presencial ou a distância.

Confira nesse post os detalhes dos cursos de pós-graduação em Engenharia oferecidos pela Estácio e escolha o seu.

MATRICULE-SE EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO COM A QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: 4 cursos de pós-graduação EAD que vão ampliar seus horizontes

Cursos de pós-graduação em Engenharia da Estácio

Confira abaixo a nossa lista de cursos de pós-graduação em Engenharia da Estácio!

Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

Esse é um dos cursos de pós-graduação em Engenharia da Estácio. Com duração de 12 meses, na modalidade EAD, o estudante terá uma sólida formação tecno-científica e profissional e, dessa forma, desenvolver novas tecnologias.

Em outras palavras, o estudante adquire as seguintes habilidades durante o curso: capacidade de planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos de engenharia ambiental; de compreender os problemas administrativos, legais, sócio-econômicos, culturais e do meio ambiente; entre outros.

Algumas disciplinas do curso: Contaminação e Tratamento de Água; Fundamentos de Controle e Prevenção da Poluição; Consultoria; Hidrologia e Drenagem Urbana; Sistemas e Tratamentos de Efluentes e Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos.

Principalmente por conta do aumento da consciência da sociedade em relação ao problemas ambientais e das pressões legais e preocupações nacionais e internacionais, o mercado de trabalho para esses profissionais tem crescido muito. Dessa maneira, podem atuar em administrações públicas, empresas de consultoria e indústrias.

Engenharia Biomédica com Ênfase em Engenharia Clínica

Mais um dos cursos de pós-graduação em Engenharia da Estácio, também tem duração de 12 meses e é EAD. Tem como foco, principalmente, capacitar os profissionais para exercer funções referentes à organização, planejamento e controle da manutenção de equipamentos médico-hospitalares. Além disso, podem atuar na segurança no ambiente hospitalar, metrologia e legislação sanitária.

Algumas das disciplinas do curso: Competências da Engenharia Clínica I e II; Noções de Fisiologia Humana; Engenharia de Manutenção e Fundamentos de Elétrica Básica e de Instalações Elétricas Hospitalares.

Os profissionais formados podem atuar em especificação, aquisição e instalação de equipamentos médico hospitalares. Além disso, podem trabalhar com pesquisa de métodos para gerenciamento e apoio da manutenção de equipamentos biomédicos.

Pós-graduação em Engenharia Civil: Sistemas Construtivos de Edificações

Com carga horária de 380 horas esse é também um dos cursos de pós-graduação em Engenharia da Estácio. Capacita, dessa forma, os profissionais para a adoção de procedimentos gerenciais mais eficientes e para o emprego de técnicas construtivas devidamente racionalizadas.

Algumas das disciplinas do curso: Gerenciamento da Construção e Gestão da Qualidade; Custos; MS Project; Fundações; Patologia das Construções; Construção em Aço; Alvenaria Estrutural; Gestão Ambiental; Automação Predial e Instalações Prediais.

O profissional poderá atuar principalmente no gerenciamento da construção, fundações, sistemas estruturais, tecnologia dos materiais, patologia das construções, meio ambiente, automação predial, gestão da qualidade e instalações prediais.

Leia também: 4 dicas para valorizar um curso de pós-graduação no currículo

Engenharia de Controle e Automação

Com carga horária de 380 horas, é um dos cursos de pós-graduação em Engenharia na modalidade presencial. Tem como objetivo capacitar pessoas para o exercício de atividades de interesse na Automação Industrial.

Algumas disciplinas do curso: Modelagem de sistemas de controle; Sistemas conversores; Processos industriais; Redes de computadores; Redes industriais de controle; Inversores de frequência e Programação de robô industrial.

Dessa maneira, esses profissionais podem atuar com especificação, projeto e emprego de equipamentos controlados por computador, como robôs e sistemas automáticos. Além disso podem executar projetos de equipamentos de controle eletrônicos e de ferramentas de software.

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Mais um dos cursos de pós-graduação em Engenharia da Estácio com duração de 12 meses e na modalidade EAD. De tal forma que tem como foco aprimorar as habilidades de gestão do profissional, além de conhecer outros conteúdos de gestão organizacional.

Algumas das disciplinas oferecidas: Engenharia de Produção; Gestão de Equipes em Engenharia; PCP – Planejamento e Controle da Produção; Projetos em Engenharia; Tópicos Avançados, Engenharia de Qualidade; Metodologia de Apoio à Decisão e Tópicos Especiais.

Em síntese, o mercado de trabalho na área é muito amplo e sempre necessita de profissionais com capacidade técnica para acompanhar os sistemas de produção. Sendo assim, poderá atuar em áreas de produção industrial e onde são necessárias suas competências técnicas.

Engenharia de Segurança do Trabalho

Com duração de 18 meses, na modalidade EAD, o curso forma profissionais que atuarão na área de preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores.

Algumas das disciplinas do curso: Administração Aplicada à Engenharia de Segurança; Ergonomia; Legislação e Normas Técnicas; Proteção do Meio Ambiente; Higiene do Trabalho; Perícias Técnicas em Insalubridade e Periculosidade e Proteção Contra Incêndios e Explosões.

O mercado de trabalho para quem se especializa nessa área é abrangente. Ele pode atuar principalmente em indústrias, comércio, hospitais, transporte e serviços em geral. Desse modo, também pode atuar como perito, consultor, ou prestador de serviços.

Engenharia e Gestão de Energia Renováveis

Mais um dos cursos de pós-graduação em Engenharia da Estácio com duração de 12 meses e na modalidade EAD. Tem o objetivo de melhorar o potencial profissional no setor de energias renováveis, oferecendo uma visão clara e atualizada do setor energético, de tal forma que é um curso de MBA.

Algumas das disciplinas do curso: Avaliação de Impactos Ambientais; Desenvolvimento Sustentável; Energias Alternativas e Energias Limpas; Matriz Energética e Economia do Petróleo; Gestão e Legislação Ambiental e Problemas Ambientais Globais.

O mercado de energia no Brasil teve um grande ciclo de expansão na década passada e, atualmente, vive um momento de ajuste. Dessa maneira, profissionais espalhados pelo Brasil procuram melhor qualificação, para que se prepararem para um novo ciclo, esperado para os próximos anos.

Engenharia Ferroviária

Com carga horária de 400 horas, é um dos cursos de pós-graduação em Engenharia da Estácio na modalidade presencial. É composto pela combinação de outras Engenharias, como: Civil, Computação, Elétrica e Mecânica.

Algumas disciplinas do curso: Política de transportes – Legislação, Normas e Regulação; Logística e Intermodalidade dos Sistemas de transportes; Vagões, Carros de Passageiros e Trem de Unidade e Máquinas e Veículos Especiais de Via Permanente.

Atualmente, várias empresas contratam engenheiros ferroviários. Além disso, esse profissional pode encontrar empregos em órgãos governamentais. Ainda que as ferrovias não são tão importantes como eram antigamente, os engenheiros da “estrada de ferro” ainda são necessários em todo o mundo.

Engenharia Química: Controle de Processos

Mais um dos cursos de pós-graduação em Engenharia com duração de 12 meses e na modalidade EAD. Esse curso tem como objetivo formar profissionais que, principalmente, possam resolver os problemas concretos de prevenção e remediação dos processos químicos, mediante aplicações de tecnologia disponível na indústria química.

Algumas das disciplinas do curso: Balanço de Massa e Energia; Cinética, Catálise e Reatores; Controle de Processos; Controle Avançado de Processos; Modelagem, Simulação e Otimização de Processos Químicos; Termodinâmica Avançada e Transferência de Calor e Massa.

O profissional pode atuar primeiramente em indústrias, nos seguintes setores: Química, Petróleo e Petroquímica, Açúcar e Álcool, Fármacos e Química Fina, Alimentos e Bebidas, Papel e Celulose, Materiais de Construção, Plásticos, Refratários e Cerâmicos, Fertilizantes, Tintas e Vernizes, Cosméticos e Perfumes, Pesquisa e Desenvolvimento, Projeto de plantas e equipamentos de produção química.

Curso de pós-graduação em Engenharia: Instalações Elétricas em B.T. e M.T.

Com carga horária de 370 horas, é um dos cursos de pós-graduação em Engenharia da Estácio na modalidade presencial. Tem como objetivo formar profissionais que conheçam as instalações elétricas, bem como sua operação, funcionamento e sistemas de proteção.

Primeiramente, B.T. significa Baixa Tensão (igual ou inferior a 1 kV) e M.T., Média Tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV).

Algumas disciplinas do curso: Circuitos Trifásicos; Componentes Simétricos; Fator de Potência;
Cálculo de Redes Elétricas; Entrada de Energia Elétrica nos Prédios de Baixa Tensão; Dimensionamento de Condutores Elétricos e Motores Elétricos.

Os profissionais especializados nessa área podem atuar no gerenciamento de contratos de energia elétrica, na comercialização e análise de riscos. Além disso, podem oferecer propostas de faturamento, dentro das diretrizes da CCEE, ANELL e outros agentes envolvidos.

Escolha uma opção dos cursos de Pós-Graduação em Engenharia da Estácio!

Escolha qual dos cursos de pós-graduação em engenharia você deseja fazer e venha garantir um diploma de qualidade na Estácio. Faça já sua inscrição.

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui