O mestrado e o doutorado são titulações acadêmicas conquistadas após a graduação e têm um enorme peso no currículo de profissionais de qualquer área.

Essas titulações são do nível stricto sensu. A pós-graduação stricto sensu engloba os cursos de mestrado, doutorado e também pós-doutorado. 

São esses cursos que capacitam os profissionais a atuar como professores e pesquisadores acadêmicos.

Para conquistar as titulações de mestre e doutor é preciso apresentar uma dissertação ao final da formação.

O projeto de dissertação é bastante complexo e exige que o aluno demonstre habilidade em produzir estudos científicos com base na formação escolhida.

E, se você também deseja ter um título acadêmico de mestre ou doutor, a Estácio pode ser o seu melhor caminho.

A instituição de ensino oferece cinco programas de pós-graduação stricto sensu com excelentes notas da avaliação do Ministério da Educação. Para saber mais sobre essa formação pela Universidade Estácio de Sá, continue acompanhando o nosso artigo. Boa leitura!

Leia também: 4 dicas para valorizar um curso de pós-graduação no seu currículo

Diferença entre mestrado e doutorado

Antes de apresentar os cursos oferecidos pela Universidade Estácio de Sá, uma pergunta: você sabe qual a diferença entre mestrado e doutorado?

O curso de mestrado tem duração média de dois anos e é caracterizado por ser analítico e voltado para pesquisas.

Durante o mestrado o aluno participa de aulas teóricas, pesquisas de campo e revisões bibliográficas, além, é claro, de ter muita leitura. E tudo isso com o acompanhamento de um professor orientador, que será como uma guia durante o processo de capacitação.

Existem dois tipos de mestrado: o mestrado acadêmico (também chamado de tradicional) e o mestrado profissional.

O mestrado acadêmico é voltado para as áreas que capacitam o aluno a seguir a carreira de docente em faculdades e universidades. Já o mestrado profissional foca na formação de profissionais mais analíticos, que possuem grande conhecimento teórico, mas também prático em sua área de atuação.

Como já citamos anteriormente, para conquistar o título de mestre é necessário que, ao final do curso, o aluno apresente e seja aprovado em uma dissertação que reúna as considerações de sua pesquisa.

Já o doutorado tem duração maior, de quatro anos, e é um nível ainda mais aprofundado do que o mestrado.

Com foco na área de pesquisa, o curso possui menor carga horária de aulas em sala de aula. Por outro lado, exige muita dedicação extraclasse.

Assim como o de mestre, para conquistar o título de doutor o aluno precisa apresentar e defender sua pesquisa (no caso, uma tese de doutorado) para uma banca examinadora. Ao ser aprovado, esse aluno recebe o título de doutor.

Além do mestrado e do doutorado, o profissional ainda pode realizar o pós-doutorado, mas esse não é o foco do nosso artigo.

Leia também: Segunda graduação EaD: 5 dicas para diversificar sua carreira

Cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela Estácio

Agora que você já sabe as principais diferenças entre o mestrado e o doutorado, é hora de conhecer as opções dessas graduações oferecidas pela Universidade Estácio de Sá. Confira:

Mestrado na Estácio

Na Estácio são oferecidos cinco cursos de mestrado, sendo três cursos de mestrado acadêmico e dois de mestrado profissional.

Mestrado acadêmico em Direito

O programa de mestrado em Direito da Estácio é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com conceito 5 e tem como foco:

  • o incentivo a pesquisa jurídica, estudos dogmáticos e interdisciplinares com outros conhecimentos como base formativa dos saberes jurídico críticos;
  • a formação de pesquisadores que compreendam o sistema jurídico no seu encontro com a realidade circundante e também com outras áreas do conhecimento;
  • a formação de professores capacitados a compreender e problematizar o fenômeno jurídico em suas amplas dimensões, além de prepará-los para buscar soluções aos desafios presentes;
  • capacitar acadêmicos para atuar em prol do avanço da pesquisa, do ensino brasileiro e oferecer aportes no cenário mundial.

Mestrado acadêmico em Educação

O programa de mestrado em Educação da Estácio também é reconhecido pelo CAPES e tem como objetivos:

  • habilitar e oferecer condições necessárias para a formação de professores capacitados a enfrentar os desafios na Educação e as mudanças profundas da cultura contemporânea;
  • contribuir para o desenvolvimento de teorias que buscam uma visão inovadora e crítica da Educação no Brasil;
  • apresentar os problemas educacionais em suas articulações com questões socioculturais contemporâneas;
  • produzir estudos e pesquisas sobre os problemas enfrentados em instituições escolares e outras instâncias educacionais e de valores.

Mestrado acadêmico em Odontologia

O programa de mestrado acadêmico em Odontologia é reconhecido pelo CAPES com conceito 4 e tem como objetivos:

  • formar profissionais qualificados tecnicamente e conscientes da necessidade de inserção social da Odontologia;
  • preparar documentos com mentalidade inovadora e capacitada para exercer ou magistério do ensino superior;
  • desenvolver projetos de pesquisa relevantes para a Odontologia Clínica.

Mestrado profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial

O mestrado profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial também é reconhecido pelo CAPES com conceito 4.

Com duração de dois anos, o mestrado tem como objetivos:

  • produzir conhecimento e qualificar profissionais em gestão empresarial para atuação em docência, pesquisa e prática de negócios;
  • estimular  a consciência crítica que contribui para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país, com compromisso ético e responsabilidade social;
  • desenvolver como competências específicas relacionadas à gestão de negócios com ênfase nos processos de mudanças e desenvolvimento empresarial;
  • desenvolver produção técnico-científica que possa contribuir para o debate;
  • acadêmico-profissional sobre os temas interdisciplinares que se constroem nas áreas da administração de empresas;
  • consolidar uma aproximação entre a Universidade Estácio de Sá, o meio empresarial, como agências de desenvolvimento e os organismos de integração regional, e promover um intercâmbio permanente de experiências.

Mestrado profissional em Saúde em Família

Já o mestrado profissional em Saúde em Família da Estácio é reconhecido pelo CAPES e tem como proposta capacitar profissionais a desenvolver programas de ensino-aprendizagem, podendo atuar em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em:

  • Medicina;
  • Enfermagem;
  • Odontologia;
  • Farmácia;
  • Ciências Sociais;
  • demais profissões da Saúde.

Doutorado na Estácio

Os cursos de doutorado na Estácio são oferecidos nas áreas de:

  • Direito;
  • Educação;
  • Odontologia.

As três áreas são reconhecidas pelo CAPES com conceito entre 4 e 5, o que significa que são muito bem conceituadas e valorizadas no setor acadêmico e profissional.

Como ingressar no mestrado e doutorado pela Estácio

É importante ressaltar que todos os cursos de mestrado e doutorado da Estácio são desenvolvidos e avaliados na modalidade presencial, todos na cidade do Rio de Janeiro.

Os profissionais interessados em ingressar no mestrado ou doutorado da Estácio devem acompanhar a divulgação do Edital do Processo de Seleção das graduações. 

Essas e outras informações você encontra aqui.

Não perca mais tempo e garanta já a sua graduação com a qualidade Estácio.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui