Como é o curso de Administração

Há quem acuse os colegas que escolhem seguir a carreira na Administração de não saberem o que querem da sua vida profissional. Essa brincadeira surgiu por conta das incontáveis possibilidades que a faculdade de Administração oferece e do perfil variado dos estudantes que optam por ela. O curso de Administração possibilita uma formação completa, com disciplinas que vão desde Estatística até Fundamentos das Ciências Sociais e, por causa disso, tanto o CDF em Matemática quanto o aluno com afinidade pelo campo de Humanas podem decidir pela área quando lerem mais sobre como é o curso de Administração.

Pode até ser que ao ingressar na faculdade de Administração os calouros ainda não tenham muita certeza de qual carreira seguir – como ocorre em qualquer curso –, mas podemos assegurar que ao concluir a graduação eles poderão escolher entre oportunidades nos mais diversos departamentos de acordo com seus interesses e afinidades. São poucos os cursos que preparam seus estudantes para empreender, trabalhar com gestão de pessoas ou mesmo na contabilidade. Confira abaixo como é o curso de Administração e em quais áreas os bacharéis desse curso podem atuar.

Saiba como é o curso de Administração e por que é difícil faltar emprego para quem se forma nele

1. Em quais áreas alguém formado em Administração pode atuar?

A faculdade de Administração capacita profissionais para atuar nos mais diversos departamentos de empresas, instituições públicas e no terceiro setor. Os administradores saem da faculdade aptos tanto para cuidar das contas de uma instituição quanto para fazer a gestão de pessoas dela.

Confira algumas das áreas das organizações que podem ser comandadas por administradores:

– Planejamento estratégico

Área em que o profissional atua na elaboração de planos de ação de forma a conquistar as metas que foram estabelecidas;

– Marketing

É por meio do marketing que os produtos e serviços são reformulados para se adequarem ao que o público precisa. O administrador que atua nessa área define as estratégias para criar uma boa imagem do negócio, assim como formas de conquistar clientes, maneiras de divulgação da marca e análise de como isso impacta nas vendas;

– Recursos Humanos

O administrador também está apto para atuar na área de RH, lidando com o gerenciamento de colaboradores, com a definição de planos de carreira, de cargos e de remuneração;

– Auditoria

Nesse ramo o administrador analisa se os processos da empresa estão sendo cumpridos de acordo com os objetivos definidos;

– Consultoria

Quando o administrador trabalha para maximizar os lucros de uma empresa e para encontrar as melhores formas de resolução de problemas;

– Finanças

É o profissional que trabalha internamente na instituição de forma a gerenciar as finanças, visando tornar a companhia mais rentável;

– Logística

Quando atua nessa área, o administrador é o responsável pelo acompanhamento de todo o fluxo produtivo, desde a compra dos materiais necessários até à distribuição do produto para o público final;

– Vendas

Esse é um dos setores mais importantes em qualquer corporação. Ele normalmente anda lado a lado com o departamento de marketing. O administrador que atua nessa área fica responsável pelo planejamento, pela supervisão da execução e pela avaliação dos resultados;

– Comércio exterior

Faz a administração e o planejamento das negociações de compra e venda com empresas de outros países;

– Terceiro setor

Realiza o planejamento e coordenação das atividades das organizações não governamentais (ONGs) de forma a gerir os recursos e estudar o impacto da instituição em seu segmento – que pode ser educação ou meio ambiente, por exemplo;

– Sistemas da informação

Atua gerenciando os sistemas de tecnologia da informação nas empresas, atualizando os equipamentos e softwares quando necessário;

– Administração esportiva

Fazendo a gestão de equipes e times, promovendo as competições e atuando no marketing esportivo.

2. Como está o mercado de trabalho para o administrador?

De acordo com a consultoria Catho, o salário médio de um administrador no Brasil é de R$ 2,6 mil. Os administradores estão entre os profissionais mais procurados por empresas, ocupando o quinto lugar nesse ranking.

Isso ocorre porque quem se forma no curso de Administração tem capacidade para trabalhar em diversos departamentos, como citado antes. Entre outras áreas, podemos citar as de logística, marketing, finanças e Recursos Humanos. Atualmente, são as empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Saúde e Bens de Consumo que concentram o maior número de oportunidades para os administradores.

Outra vantagem para os profissionais de Administração no mercado de trabalho é que eles são necessários para as empresas em todos os cenários econômicos. Isso porque, nos períodos de recessão, são eles que reorganizam as prioridades das organizações, atuando para diminuir os custos e elevar as receitas. Já quando o mercado está aquecido, eles são procurados para elevar a capacidade de geração de lucro e a produtividade dos funcionários das empresas.

3. Vantagens do curso de Administração para quem quer abrir o próprio negócio

A cultura do empreendedorismo está em crescimento no Brasil. Ainda assim, a taxa de fracasso dos empreendedores ainda é alta porque falta conhecimento e desenvolvimento de aptidões voltadas para a abertura e o desenvolvimento de negócios para a maioria das pessoas que resolvem empreender. Ainda hoje, as pessoas acabam abrindo empresas mais por necessidade do que após o desenvolvimento de um bom planejamento. E essa realidade não é diferente nas instituições de ensino superior.

A pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, feita pela organização mundial de fomento ao empreendedorismo Endeavor em parceria com o Sebrae, mostrou que enquanto aproximadamente 65% dos professores estão satisfeitos com as iniciativas de empreendedorismo nas universidades, apenas 36% dos alunos acham que elas são suficientes.

Foi constatado ainda que existe uma relação direta entre cursar uma disciplina de empreendedorismo e o perfil empreendedor dos estudantes. Observou-se, por exemplo, que o grupo que cursou disciplinas sobre o tema é o mesmo que pretende empreender nos próximos três anos. Além disso, cursar disciplinas de empreendedorismo diminui as dúvidas e os desafios enfrentados por alunos empreendedores.

Se você já procurou saber como é o curso de Administração e o comparou com outras graduações, deve ter percebido que ele tem o maior número de disciplinas relacionadas a empreendedorismo.

Essa é uma das vantagens desse curso. Outra é que as principais matérias do curso, como Marketing, Finanças, Contabilidade e Vendas, são o que alguém que está abrindo uma empresa precisa saber antes de conseguir ter funcionários e delegar funções. Por tudo isso, quem passou pela faculdade de Administração tem mais conhecimento para montar e gerir uma empresa do que os graduados em outros cursos.

4. Como deve ser o perfil de um estudante de Administração?

Antes de saber mais sobre como é o curso de Administração e de decidir se você irá seguir carreira nessa área, o recomendado é que você verifique se tem o perfil necessário para a profissão.

A graduação em Administração exige conhecimentos de diversos campos – muita gente acredita, por exemplo, que basta ser expert em Matemática para ser um bom administrador. Mas, na verdade, também é necessário gostar das áreas de Sociologia, Comportamento Humano, Comunicação, entre outras.

Essas habilidades variam ainda mais de acordo com a área da Administração que você escolher. Ao trabalhar com Recursos Humanos, as matérias de Humanas serão muito úteis, enquanto que se você quiser se dedicar ao departamento de Finanças, as disciplinas envolvendo Estatística serão muito mais utilizadas. Já quem for atuar no Marketing precisará aliar o que aprendeu nos campos de Humanas e de Exatas.

5. Como é o curso de Administração em relação aos conhecimentos que serão ministrados?

Para entender ainda melhor como é o curso de Administração, confira algumas das disciplinas que fazem parte da grade curricular dessa graduação na Estácio:

  • Fundamentos das Ciências Sociais;
  • Fundamentos de Contabilidade;
  • Fundamentos de Economia;
  • Fundamentos de Matemática;
  • Contabilidade Básica;
  • Filosofia, Ética e Cidadania;
  • Legislação Fiscal, Trabalhista e Previdenciária;
  • Matemática para Negócios;
  • Psicologia nas Organizações;
  • Redação Técnica;
  • Gestão Contábil, Comercial e Financeira;
  • Gestão de Rotinas e Passivos Trabalhistas;
  • Introdução à Administração;
  • Comunicação Organizacional;
  • Estatística e Probabilidade;
  • Gestão de Marketing;
  • Novos Negócios e Empreendedorismo;
  • Cenários Econômicos Sociais;
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos;
  • Gestão Estratégica de Pessoas;
  • Análise das Demonstrações Financeiras;
  • Análise de Investimento;
  • Sistemas de Controles Internos;
  • Administração da Produção e Operações;
  • Negociação Empresarial.

6. Quais projetos de extensão fazem parte do curso de Administração?

O curso de Administração é um dos que mais oferecem projetos de extensão para os alunos durante a faculdade. Entre as iniciativas de extensão, uma das mais comuns nesses cursos é a do Escritório Modelo de Administração. Essa iniciativa costuma oferecer diagnóstico empresarial, criação de plano de ação, formulação de projetos para captação de recursos, auxílio na abertura de empresas e assessoria em processos de licitação.

Muitas universidades oferecem também projetos de consultoria. Essas iniciativas procuram ajudar na tomada de decisão de negócios de pequeno e médio porte. Essas consultorias podem ser focadas nas áreas de Marketing, Logística, Finanças, Processos Organizacionais, entre outras.

O curso de Administração pode ainda atuar em conjunto com outras graduações nos projetos de extensão. Junto ao Jornalismo, os futuros administradores podem, por exemplo, criar iniciativas para desmistificar o empreendedorismo e dar dicas de gestão nas rádios, jornais e TVs universitárias. Com os acadêmicos do curso de Design, os alunos de Administração podem atuar para criar empresas juniores que vão atender ao mercado. Nesse caso, os administradores cuidam do gerenciamento das atividades enquanto os designers ficam responsáveis pelo departamento de criação.

7. Como ingressar no curso de Administração?

Agora que você já sabe como é o curso de Administração, deve estar se perguntando como ingressar nele. A Estácio tem duas formas de processo seletivo: o Vestibular Estácio e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Estácio conta ainda com parcelamento facilitado, o PAR, com juro zero e sem necessidade de fiador, bem como oportunidades de bolsas de estudo. Procure a unidade mais próxima de você e verifique as opções oferecidas. Aproveite a visita ao campus e confira de perto como é o curso de Administração, conhecendo toda a infraestrutura da faculdade.

Esse post ajudou você a entender melhor como é o curso de Administração? Se você já está decidido sobre qual carreira seguir, acompanhe o nosso blog e não perca as informações sobre processos seletivos e mercado de trabalho, além de dicas de estudos e de como aumentar a sua produtividade. Até o próximo conteúdo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *