O Master of Business Administration, popularmente conhecido como MBA, é uma das modalidades de pós-graduação direcionada para quem tem interesse em trabalhar com gestão, finanças ou meio corporativo. Esse modelo de pós-graduação ganhou muita popularidade no Brasil. Portanto, ela é voltada para quem deseja atuar na parte administrativa dos negócios e que deseja assumir um cargo de liderança.

Esse tipo de estudo permite que profissionais que trabalham na área administrativa, por exemplo, possam ter uma visão mais global do ramo em que atuam. Em consequência, esse tipo de curso é muito procurado por empresários, executivos e gestores que buscam desenvolver competências nas mais diversas áreas. Entre elas, gestão, marketing, tecnologia da informação, etc.

Para ingressar em um MBA, é indicado ter um tempo de atuação na carreira profissional, porque um dos fundamentos desse curso é a troca de experiências. Além disso, algumas instituições exigem um tempo mínimo de atuação profissional para poder participar dos cursos.

É importante lembrar também que esse curso é focado para quem está em ascensão profissional, o que dificilmente acontece com alguém recentemente graduado. A Estácio oferece o MBA Executivo, um curso perfeito para quem procura aperfeiçoamento na área. Confira mais detalhes aqui!

MATRICULE-SE NO MBA EXECUTIVO DA ESTÁCIO

Como funciona o MBA?

O MBA é um curso de especialização lato sensu, portanto, é de caráter generalista, com foco para quem atua no mercado de trabalho. Isso também quer dizer que o tempo de duração é menor do que um curso stricto sensu (mestrado e doutorado), que exige um aprofundamento maior nos estudos.

Sendo assim, esse tipo de especialização é adequada para quem busca um conhecimento mais abrangente e que possa ser aplicado em um nicho de mercado.

A forma de ingresso em um curso de MBA depende dos critérios próprios de cada instituição. Mas é importante ter experiência profissional no meio corporativo, proficiência em um segundo idioma e estar preparado para uma entrevista, redação e teste de lógica.

A experiência profissional é importante, pois esse curso necessita que os participantes troquem experiências e também para quem deseja ascensão.

As aulas costumam ser ministradas nos fins de semanas ou no período noturno, e os alunos têm contato com ferramentas específicas para a área da gestão, finanças, meio corporativo, entre outras.

Além disso, debatem situações reais através da mediação de professores. É importante ressaltar que para cada área escolhida, disciplinas diferentes são ensinadas, tudo vai depender do objetivo que você deseja atingir e do foco profissional que busca.

Carga horária depende de cada instituição

Para obter o certificado, o aluno elabora um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou uma dissertação. Para isso, ele contará coma orientação de um professor para ter o melhor direcionamento sobre a linha desse trabalho.

Outra questão importante é saber que boa parte da grade curricular é preenchida por disciplinas da área da administração. Portanto, é uma boa ter afinidade com essa área.

A carga horária também é bastante relativa, pois varia de acordo com a área que escolher para fazer MBA. O Ministério da Educação (MEC) exige um mínimo de 360 horas-aula para que a instituição possa oferecer um certificado de conclusão.

Porém, a Associação Nacional de MBA (Anamba) classifica 360 horas como padrão Brasil e 480 horas como “padrão global”. Portanto, essa é uma carga horária bem ampla.

Onde fazer um curso de MBA de qualidade?

No MBA Executivo da Estácio, você conta com um corpo docente bastante qualificado, com reconhecimento no mercado de trabalho e profissionais interessados em apontar os melhores caminhos para a sua carreira profissional.

Além disso, você também pode fazer o curso a distância. A vantagem de estudar nessa modalidade é de ter mais flexibilidade com os horários e poder moldá-los de acordo com a sua rotina.

O processo seletivo consiste em ter um diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC. Portanto, é um processo simples e feito de maneira descomplicada. Lembrando ainda que a carga horária pode variar de acordo com a área escolhida.

Além de poder estudar remotamente, uma grande vantagem de fazer MBA na Estácio é a grande variedade de ofertas de cursos para essa especialização. Portanto, você terá grandes opções para estudar e se desenvolver profissionalmente de maneira tranquila e sem cause desgaste na sua rotina de trabalho.

As vantagens de fazer um MBA

A especialização em MBA é um tipo de curso bastante valorizado no mercado de trabalho atual. Como o público-alvo de quem busca fazer esse curso é de ascensão profissional, esse pode ser um ponto bastante favorável para que uma empresa valorize você. Afinal de contas, é imprescindível buscar se reciclar e se desenvolver profissionalmente.

Sair da zona de conforto pode fazer você enxergar a sua profissão com outras lentes. Um curso desse nível acadêmico pode fornecer a você diversas respostas para o futuro da sua carreira profissional, pois o mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e corrido.

A tecnologia faz com que as coisas sejam cada vez mais rápidas e diferentes do que pouco tempo atrás. Portanto, o MBA pode fornecer a você chaves para abrir outras portas e ter direcionamento profissional diferenciado.

Indicado para quem busca crescer na carreira

Se você se sente estagnado na carreira que optou seguir, uma boa estratégia pode ser fazer essa pós-graduação. Pois esse curso é direcionado para quem busca ascensão. E como as aulas funcionam com troca de experiencias, provavelmente, você poderá ouvir outros relatos que sejam motivadores e respostas para problemas que incomodam você.

Portanto, um certificado de especialização pode fazer de você um profissional mais valorizado e diferenciado para o mercado de trabalho. Sendo assim, a especialização se torna uma grande aliada na ascensão da carreia e indica soluções que até antes não eram tão óbvias.

Qualquer profissional pode fazer um curso de MBA?

Sim, desde que tenha um diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC e experiência profissional. Mas além disso, é importante que o seu objetivo esteja alinhado com a proposta do curso.

Portanto, é fundamental procurar um curso de MBA se você busca ascensão profissional e se está planejando trabalhar em um ramo que tem afinidade com a administração. Ou seja, o curso será melhor aproveitado se você tiver o interesse em atuar no meio corporativo.

Ainda é válido lembrar que nem todos que se formam em uma graduação trabalham na área que estudaram. Muitos formandos acabam ocupando cargos administrativos, de ventes, representações comerciais, entre outros. Nesse sentido, o curso pode ser bastante útil e trazer conhecimentos relevantes para a profissão que estejam atuando.

Portanto, essa especialização pode ser útil para um médico que deseja abrir uma clínica e gerenciar equipes ou até mesmo um professor que deseja assumir um cargo de gestor em uma escola ou outra instituição de ensino.

Investir nesse tipo de capacitação é também adquirir novos conhecimentos e dar andamento aos estudos  e assim ter uma carreira profissional mais abrangente, com maior possibilidade e poder de atuação.

Conclusão

Investir em um curso de MBA pode ser algo muito positivo para a carreira profissional.  A vantagem de se especializar é de não estar conformado com a carreira que exerce e perceber que é possível ir mais além naquilo que estudou ou poder agregar outros conhecimentos à formação.

Se você gosta de estudar, quer conhecer outras ferramentas para trabalhar e não tem muito tempo livre, um curso de especialização pode ser uma ótima estratégia. Pois uma das grandes vantagens de fazer um curso a distância na Estácio é de poder ter uma rotina mais flexível e que pode ser moldada de acordo com o seu dia a dia.

Além disso, você pode encontrar uma grande variedade de cursos MBA que podem ser muito bem aproveitados para a sua carreira profissional.

Aproveite!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui