Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Se você deseja se qualificar no mercado e aumentar seus conhecimentos através de uma pós-graduação stricto sensu, ou seja, de sentido específico, mas não pretende seguir a linha de pesquisa ou ser professor, existe uma opção para você: o mestrado profissional.
Em princípio, se tem conhecimento de que quem opta por fazer mestrado quer seguir uma carreira acadêmica. Mas é importante saber que, o aumento do conhecimento acadêmico voltado para o mercado e a sociedade traz muitos benefícios para todos.
Inclusive, um dos objetivos do mestrado profissional é transferir conhecimento para sociedade.
Se você quer fazer diferença na organização que trabalha e tem disponibilidade para muito estudo, talvez possa considerar a sequencia nos estudos com um mestrado profissional.
Mas afinal, o que é o mestrado profissional, quanto tempo dura e qual a diferença dele para o mestrado acadêmico? Vamos te contar agora:
O que é o mestrado profissional
O mestrado profissional, como já mencionamos, é uma pós-graduação do tipo stricto sensu e é avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, vinculada ao Ministério da Educação – MEC. Segundo a Capes, mestrado profissional é “a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional”
Ele exige, como qualquer outro mestrado, de uma linha de pesquisa, seguindo os mesmos padrões de exigência. Nessa pesquisa, o estudante escolhe uma problema e conduz uma investigação científica, através de metodologia e orientação de professor.
Também é obrigatória a execução de artigos científicos, bem como trabalho final para que o aluno seja aprovado.
O mestrado profissional tem como objetivo agregar competitividade e produtividade às empresas, sejam elas públicas ou privadas. Além disso, também tem como foco melhorar a gestão dos setores sociais do governo, ONGs e outras organizações públicas.
Sendo assim, seu principal objetivo é transferir o conhecimento técnico-científico da universidade para o mercado onde o estudante atua, fortalecendo a ponte entre o ensino acadêmico e o mercado. Isso faz com que a matriz curricular seja mais voltada ao mercado e suas demandas.
Quem faz mestrado profissional pode seguir para um doutorado, assim como quem faz o mestrado acadêmico.
Objetivos do mestrado profissional segundo o MEC
Segundo o artigo 4º da Portaria nº 17/2009 do MEC, os objetivos do mestrado profissional são:
I – capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;
II – transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;
III – promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados;
IV – contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.”
4º artigo da Portaria nº 17/2009 do MEC
Qual o tempo de duração do mestrado profissional
Assim como o mestrado acadêmico, o mestrado profissional tem a mesma duração. Esta é de quatro semestres, ou dois anos. A carga horária varia entre 400 e 500 horas/aula.
Em princípio, não são muitas aulas que você terá por semana, mas isso não significa que precisará de menos tempo ou dedicação. Isso acontece pois muito do mestrado acontece fora da sala de aula. É necessário muita leitura, pesquisa e redação de artigos.
Inclusive, muitos alunos também participam de congressos e demais eventos acadêmicos. Além disso, muitos precisam dar aula para complementação das matérias.
Qual diferença do mestrado profissional para o mestrado acadêmico
A diferença entre o mestrado profissional para o mestrado acadêmico é, principalmente, o foco dos estudos. Enquanto o mestrado acadêmico é voltado para professores e pesquisadores e, provavelmente terá continuidade com doutorado e pós doutorado, o mestrado profissional tem seus estudos e técnicas voltadas à qualificação profissional.
Além disso, o mestrado profissional tem uma maior preocupação com informação técnica aplicada. Isso, sem perder rigor conceitual e analítico. Por isso são mais focados em ferramentas gerenciais e de análise econômica. Une a prática do mercado à teoria das pesquisas.
Os dois tipos de mestrado conferem graus e prerrogativas iguais. Ambos são pós-graduação do tipo stricto sensu e tem validade nacional desde que o curso também tenha reconhecimento. Isso, segundo o Parecer CNE/CES 0079/2002.
Dessa maneira, ambos os cursos fornecem o título de mestre ao estudante que finalizar.
Existem outras pequenas diferenças entre os dois tipos de mestrado:
- No mestrado profissional existe maior flexibilidade quanto ao corpo docente, que normalmente é composto por doutores. Nesse caso, profissionais de reconhecida atuação profissional e técnica na área podem atuar;
- Nesse tipo de mestrado também pode ser exigido um trabalho final em um formato diferente que não a tradicional dissertação do mestrado acadêmico.
Qual o perfil do estudante do mestrado profissional
O perfil do estudante que ingressa no mestrado profissional deve ser, preferencialmente, de alguém com mais experiência e maturidade dentro da profissão.
Sendo assim, não é recomendado que ele seja cursado imediatamente após a conclusão da graduação.
Isso tudo, porque o profissional que tem mais experiência poderá dialogar o que aprender durante o curso com o que aprendeu no mercado, em organizações sociais ou no órgão estatal em que trabalha.
Lembrando que, assim como o mestrado acadêmico, o mestrado profissional tem um nível de exigência muito alto do aluno. Dessa maneira, ele precisa se dedicar muito para dar conta de tudo. Sendo assim, é possível conciliar com o trabalho, mas saiba que vai ter que se organizar para poder realizar todas as suas tarefas diárias.
Mestrado profissional na Estácio
Você sabia que a Estácio oferece dois cursos de mestrado profissional? São os mestrados profissionais de Administração e Desenvolvimento Empresarial e Saúde da Família.
- Administração e Desenvolvimento Empresarial: tem como missão produzir conhecimento e qualificar profissionais em gestão empresarial para atuação em docência, pesquisa e prática de negócios. Além disso, estimular a consciência crítica que estuda para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país, com compromisso ético e responsabilidade social. Tem duração de 24 meses
Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!