Você adora ver os chefes de cozinha cozinhando de maneira performática nos filmes, seriados e programas de TV? Na verdade o universo da culinária cativa muita gente! Mas no dia a dia a realidade da profissão é um pouco diferente. Portanto, se você sonha em ser um chefe de cozinha é importante conhecer bem os detalhes dessa carreira.

Acompanhe esse conteúdo que preparamos para você ficar por dentro de tudo sobre a profissão de chefe de cozinha. Entenda as suas responsabilidades, perfil profissional, quanto ganha e muito mais!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Fique por dentro: A faculdade Estácio é boa? Conheça as 5 principais vantagens

O que faz um chefe de cozinha?

Antes de qualquer coisa, um futuro chefe de cozinha deve ser apaixonado por alimentos. E também por inventar e executar receitas que encantem aos seus clientes. Mas além disso, outras tarefas devem ser executadas por este profissional. Veja quais são elas:

  • Cuidado com a higiene do ambiente de trabalho e dos produtos;
  • Atenção aos métodos de preparo dos alimentos;
  • Exercício de criatividade: desenvolver novas receitas e inovar na cozinha;
  • Liderar uma equipe de profissionais em um restaurante.

Ou seja, é um profissional que não apenas sabe cozinhar. Mas deve ser capaz de organizar estoques e garantir que não faltem os produtos necessários. E também coordenar um time de profissionais, e muitas vezes organizar a equipe, distribuir as tarefas e resolver possíveis conflitos.

Quais habilidades este profissional precisa ter?

As habilidades necessárias para uma determinada profissão podem ser desenvolvidas durante o curso ou então nas experiências já no mundo do trabalho. Um chefe de cozinha é um profissional multidisciplinar, já que saber cozinhar é apenas uma das características necessárias.

Conheça  algumas das habilidades necessárias para a boa execução da profissão:

  • Ter um paladar aguçado ou seja, conhecer bem os sabores para identificá-los e fazer combinações variadas;
  • Saber selecionar a matéria-prima, identificar quais produtos estão frescos e quais são os vegetais da estação;
  • Ser capaz de elaborar ficha técnica de receitas para que outras pessoas possam executar o prato na sua ausência;
  • Conhecer sobre vinhos e drinks para sugerir combinações que harmonizem com os pratos servidos;
  • Saber gerenciar a equipe, contratar, treinar e dispensar funcionários;
  • Identificar novas tendências do mundo gastronômico e adaptá-las ao restaurante e preferência dos clientes.

Precisa estudar para ser um chefe de cozinha?

É possível exercer a profissão de chefe de cozinha sem fazer um curso de graduação. Neste caso, você aprenderia apenas com a prática no dia a dia. Este é um caminho possível, porém pode ser mais díficil do que uma trajetória que inclua um curso de graduação na área.

Se o seu plano de carreira é ser um chefe de cozinha, pode fazer um curso de gastronomia.  Na Estácio o curso tem duração de 2 anos, ou seja, são 24 meses de estudo para que você se torne um profissional especialista na área capacitado para atuar em todos os setores que existem na cozinha.

Veja alguns tópicos que você vai aprender durante o curso de gastronomia:

  • Higiene e segurança dos alimentos;
  • Nutrição básica;
  • Cozinha profissional;
  • Culinária brasileira;
  • Técnicas de cozinha;
  • Cozinha Francesa;
  • Enologia;
  • Panificação e confeitaria.

Além destes tópicos, ao escolher o curso de gastronomia, você também vai estudar culinária mediterrânea, asiática e contemporânea. E conhecimentos básicos de finanças não ficam de fora, afinal de contas é importante que você saiba organizar as contas para garantir o lucro do estabelecimento.

Leia também: Exatas e humanas: entenda as características e diferenças

Quanto ganha um chefe de cozinha?

Assim como em todas as carreiras, o salário de um profissional varia de acordo com o tempo de experiência e estudo. Ou seja, chefes de cozinha que já estão há mais tempo no mercado de trabalho e especializaram-se ao longo dos anos, podem ganhar salários mais altos.

Uma dica, para você ser um chefe de cozinha de sucesso e assim ter rendimentos mais altos é sempre estar buscando aprender mais. Desta forma você investe na criatividade e desenvolvimento de novos pratos.

Um chefe de cozinha, em começo de carreira ganha em média R$ 1.806. Mas fique atento, ao começar a sua carreira, você não será um chefe de cozinha, e sim um assistente, por exemplo. Já os chefes mais experientes podem ter ganhos mensais acima de R$ 4.000. Outra maneira de aumentar os seus rendimentos é abrindo o seu próprio negócio.

Você pode, por exemplo, abrir seu empreendimento e cozinhar para festas particulares na casa de seus clientes. Outra alternativa é ter o seu próprio restaurante e conquistar muitos clientes com a sua habilidade de explorar e combinar sabores.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Seja um chefe de cozinha!

Agora que você já conhece os detalhes sobre essa profissão, chegou o momento de colocar o seu sonho em prática. Faça a sua matrícula no curso de gastronomia da Estácio e seja um profissional especialista na área.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos educacionais e novidades no mundo profissional? Continue acompanhando o blog da Estácio de Sá para novos conteúdos.