4 cursos de graduação que ajudam a fomentar a cultura empreendedora

Um levantamento do Sebrae, divulgado em 2019, mapeou, pela primeira vez, o perfil do jovem empreendedor brasileiro. Feita com 2.132 empreendedores, a pesquisa apontou que um a cada três empresários brasileiros sonhavam em abrir seu próprio negócio antes dos 18 anos. Isso demonstra que a vontade de empreender nasce cedo, mas como fazer para que a ideia saia do papel e se torne um empreendimento de sucesso?

A resposta para essa pergunta não é simples, mas alguns passos são fundamentais para garantir uma trajetória bem-sucedida. Um deles é procurar um curso de graduação que ajude a fomentar essa cultura empreendedora e que forneça a base necessária de conhecimento para gerenciar seu próprio negócio. Neste post você irá conhecer mais sobre quatro cursos de ensino superior que podem ajudá-lo nesse processo e garantir o sucesso profissional.

Por que é importante fazer um curso para incentivar a cultura empreendedora?

 

Não faltam exemplos para mostrar que apenas a força de vontade não garante o sucesso de uma empresa. Com a alta concorrência, saturação de alguns segmentos e muitas áreas e demandas em ascensão, empreender exige cada vez mais preparo dos empresários para identificar oportunidades de mercado e riscos. 

A pesquisa feita pelo Sebrae, citada no começo deste post, mostra ainda que 33% dos empresários até 24 anos fizeram alguma capacitação antes de abrir o seu próprio negócio. Ou seja, a formação passou de diferencial a um dos pré-requisitos para superar todos os desafios dessa jornada. Escolher uma graduação que auxilie e fomente essa cultura empreendedora pode ser um fator decisivo para o sucesso e para desenvolver as habilidades necessárias para lidar com clientes, funcionários e fornecedores.  

Cursos que fomentam a cultura empreendedora

Há diversos cursos de graduação disponíveis no mercado que podem auxiliar os futuros empreendedores nas mais diversas áreas. Veja a seguir alguns deles:

Administração

Um dos primeiros cursos que vêm à cabeça quando se fala em empreender é Administração — e isso não é à toa. Na Estácio, a graduação tem duração de quatro anos e é oferecida nas modalidades presencial e a distância. Ou seja, é possível escolher entre ir ao campus universitário ou estudar de casa, no horário que for mais conveniente. 

O curso forma administradores capazes de identificar e resolver problemas nas mais diversas áreas dentro de uma empresa, como financeira, recursos humanos, marketing, logística, comércio exterior, segurança de trabalho, entre outras. Tem disciplinas como Introdução às Finanças, Princípios de Gestão, Comportamento Organizacional e Contabilidade Geral. Para os que sonham em abrir seu próprio negócio, as disciplinas de Cultura Empreendedora, Liderança e Coaching, Gerenciamento de Projetos e Plano de Negócios também podem ajudar bastante na empreitada. 

 

Comércio Exterior

Começar uma empresa de olho nos mercados internacionais pode ser um diferencial importante para quem quer empreender. Ao cursar Comércio Exterior, o estudante aprende tudo sobre os processos e trâmites para importar e exportar produtos. Além disso, descobre na prática a negociar através de um laboratório de Gestão de Negócios. 

Isso significa desenvolver habilidades para lidar com fornecedores e clientes e vender de forma mais eficaz, o que é essencial em qualquer empresa. A graduação de Comércio Exterior na Estácio tem duração de dois anos, com opções de curso presencial ou EaD. Algumas disciplinas que podem auxiliar e fomentar a cultura empreendedora são Economia Empresarial, Comportamento Organizacional e Matemática para Negócios.

 

Gestão Comercial

O curso de Gestão Comercial da Estácio prepara os alunos para desenvolver estratégias relacionadas à venda de produtos ou serviços e à gestão financeira, além de identificar oportunidades de negócios e traçar custos. Todo esse conhecimento é desenvolvido em aulas teóricas e também na prática com laboratórios e atuação em empresa júnior.

Em dois anos, esse curso, presencial ou EAD, ajuda a desenvolver a cultura empreendedora e aumenta as chances de sucesso do empresário. Essa graduação conta com disciplinas como Análise de Mercados e Projeção de 

Cenários, Administração de Novos Negócios, Formação de Preços e Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional.

 

Processos Gerenciais

O curso de Processos Gerenciais de dois anos da Estácio pode ajudar bastante os empreendedores. O primeiro ponto é que, além da modalidade presencial, ele conta com a opção a distância, o que facilita para quem deseja começar seu negócio e buscar capacitação simultaneamente. Além disso, a graduação faz com que aluno seja capaz de analisar a dinâmica de mercado e supervisionar  todas as atividades administrativas de uma empresa.

Todos esses conhecimentos podem ser úteis na hora de começar um negócio, Disciplinas como Comportamento Organizacional, Princípios de Gestão, Gestão Estratégica de Marketing e Inovação e Empreendedorismo também auxiliam no embasamento necessário para empreender com responsabilidade, criatividade e segurança. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *