Se você se interessa por tudo ligado ao comportamento de mercado de uma organização, é criativo e gosta de desenvolver materiais publicitários e informativos, a faculdade de Marketing é uma excelente opção para alavancar a sua carreira profissional nos próximos anos.

Depende do profissional dessa área o desenvolvimento de anúncios, produtos e posicionamentos de uma empresa no mercado. Assim, essa formação é crucial para os negócios e tem crescido como opção no mercado de trabalho.

Isso ocorre devido ao Marketing Digital – uma das vertentes do Marketing – que solidifica e aumenta a presença de um cliente no meio online, especialmente por meio das redes sociais.

Se interessou em fazer faculdade de Marketing? Pra te ajudar a definir, montamos um guia para destacar como é esse curso, quais as opções de trabalho e média salarial.

Vem com a gente!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia mais: Cursos de Marketing e Vendas: 11 especializações oferecidas pela Estácio

Marketing: como é essa profissão?

Como já comentamos, numa organização o profissional de Marketing é responsável pela pesquisa, planejamento e criação de marcas e produtos. Além disso, ele também monitora tais projetos e analisa o comportamento do público-alvo da empresa.

Tudo isso para conseguir desenvolver as melhores estratégias e produtos, além de atingir em cheio o que os consumidores querem. Sem esse profissional, as empresas perdem um aliado importantíssimo na hora de definir metas e alcançar mais público.

Por isso é bem difícil uma instituição não ter um profissional da área atuando em um departamento próprio, ou ligado ao setor de administração, por exemplo.

Além do mais, várias organizações concorrem pelo mesmo cliente numa era dominada pelas mídias sociais. Já pensou não ter alguém formado para definir pautas tão importantes? Daí a relevância da profissão!

Principais atribuições:

  • Apresenta soluções para aumentar as vendas;
  • Define estratégias para atingir e fidelizar um público-alvo;
  • Desenvolve táticas promocionais para datas comemorativas e momentos sazonais;
  • Responsável por construir a imagem da empresa;
  • Realiza a produção de conteúdo de redes sociais e páginas de web;
  • Responsável pelos meios de comunicação e atendimento ao consumidor.

Marketing X Marketing Digital: qual a diferença?

Responsável pela alta procura da faculdade de Marketing, a área relacionada ao Digital é a mais famosa atualmente, possuindo grande importância para garantir presença de uma organização no meio online, seja em redes sociais ou sites.

Porém, acontece de confundirmos o Marketing Digital como sendo a área que engloba todo o Marketing. Na verdade, é o contrário. Enquanto o Marketing alinha diversas outras frentes para melhorar a publicidade do cliente, o digital se atém ao conhecimento para mídias sociais, técnicas de SEO, lojas virtuais e métricas de performance, por exemplo.

Por isso, saiba que quando escolher um curso de Marketing, irá entrar em contato também com a parte digital.

Faculdade de Marketing Estácio

Seguindo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), a faculdade de Marketing da Estácio tem como intenção tornar o aluno um profissional com domínio de conceitos e práticas do assunto.

Isso ocorre com as aulas teóricas, responsáveis por dar base acerca das temáticas, e práticas, por meio do Laboratório de Práticas de Gestão, o qual exercita o conhecimento obtido em sala de aula.

O aluno da faculdade de Marketing da Estácio também participa de empresas júnior e de jogos virtuais. Além disso, intercâmbios acadêmicos são incentivados pela universidade.

Faculdade de Marketing: valor e modalidades

A graduação tecnológica dura dois anos e está disponível tanto de maneira presencial, quanto EAD.

Independente da sua escolha, a grade nas duas modalidades é a mesma, ficando a seu critério qual a melhor alternativa para o seu dia a dia e capacidade de pagamento.

Além do mais, os preços são os mais justos do mercado. A Estácio faz questão de oferecer cursos de qualidade, com professores qualificados, mas sem pesar tanto na mensalidade. Isso significa que você tem acesso ao melhor conteúdo, sem precisar gastar tanto.

O valor do curso depende da forma de ingresso e local onde o estudante reside. Numa cidade como São Paulo, por exemplo, o valor da mensalidade da graduação por meio do vestibular varia de R$ 614,18 na modalidade presencial e R$ 416,50, no formato EAD.

Grade Curricular da faculdade de Marketing

Como a graduação é tecnológica, a intenção do curso é privilegiar uma formação rápida, com qualidade para ingresso no mercado de trabalho.

Porém, como já comentamos, o aluno terá acesso ao mais importante da faculdade de Marketing, tendo disciplinas de caráter teórico e prático.

Confere abaixo as disciplinas da faculdade de Marketing:

1º período:

  • Comportamento organizacional;
  • Economia empresarial;
  • Matemática empresarial;
  • Princípios de gestão.

2º período:

  • Análise de mercados e projeção de cenários;
  • Antropologia do consumo e coolhunting;
  • Inovação e empreendedorismo;
  • Pensamento computacional;
  • Responsabilidade social e sustentabilidade.

3º período:

  • Gestão estratégica de marketing;
  • Língua portuguesa;
  • Logística 4.0;
  • Marketing digital e mídias sociais;
  • Marketing social, ambiental e esportivo;
  • Neurociência e comportamento do consumidor.

4º período:

  • Distribuição física e custos logísticos;
  • Formação de preços e percepção de valor para o varejo;
  • Marketing de produtos e serviços;
  • Marketing 4.0;
  • Projeto experimental;
  • Tópicos em libras: surdez e inclusão.

Mercado de trabalho em Marketing

De forma geral, os tecnólogos podem trabalhar em empresas privadas e públicas, de qualquer porte e segmento.

Seja indústria, gastronomia, Organizações Não Governamentais (ONG), universidades e até mesmo escritórios de advocacia e contabilidade. O Marketing oferece muitas opções e é sempre altamente requisitado.  

Quem faz faculdade em marketing pode atuar estabelecendo estratégias mercadológicas para instituições, construindo a imagem de uma marca e segmentando produtos e serviços no mercado.

Além do mais, existem diversas áreas possíveis para quem se forma nessa graduação, dependendo de formação e especialização do profissional.

Deixamos abaixo as principais:  

  • Endomarketing: voltado para os assuntos internos de uma empresa, tem como objetivo engajar funcionários e comunicar estratégias para gestão;
  • Esportivo: funciona como patrocínio de atletas, clubes e eventos esportivos;
  • Marketing Cultural: essa prática está ligada com a associação de marcas e empresas a projetos na área da cultura, através de patrocínios, por exemplo;
  • Marketing Digital: envolve o uso da internet para relacionar o cliente às vendas. Tem foco em sites, comércio eletrônico, aplicativos de celular e redes sociais;
  • Político: trata do gerenciamento da imagem de um político para com seus eleitores, seja durante eleições ou no cumprimento do mandato;
  • Social: funciona como promoção de uma causa ou comportamento social. Dessa forma, tem intenção de conscientizar, educar e promover mudanças na sociedade.

Analista de Marketing: quanto ganha?

Segundo dados do portal Salário, um Analista de Marketing ganha em média R$ 3.648,48 no Brasil, com carga horária de 42 horas semanais.

Ainda de acordo com as análises do site, o teto salarial pode atingir R$ 8.389,96, dependendo do cargo e empresa. Apesar disso, a média do ano de 2021, por exemplo, chegou a R$ 3.329,93.

Porém, existem alguns estados que garantem uma remuneração ainda maior. No estado de São Paulo, por exemplo, a média pode chegar a R$ 4.347,78, e no Rio de Janeiro R$ 4.218,86.

Como ingressar na Faculdade de marketing Estácio

Já apresentamos pra você tudo sobre a faculdade de Marketing da Estácio. Agora é só acessar o site e escolher a melhor forma de ingresso.

É bom lembrar que a universidade disponibiliza diversas bolsas, caso você precise de ajuda para pagar a mensalidade.

Maneiras de ingresso: 

  • Por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Pelo vestibular Estácio;
  • Por transferência;
  • Segunda graduação (sem necessidade de vestibular).


UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Marketing Digital: 5 cursos para quem quer atuar neste mercado

Agora é com você, vamos garantir a sua vaga?

A gente sabe que definir a graduação é uma escolha delicada e precisa ser feita após muita conversa e autoavaliação.

Mas depois desse guia super completo sobre a faculdade de Marketing, deu de perceber como essa área tem muito espaço no mercado de trabalho e vem crescendo ainda mais.

Mas e aí, vamos fazer a matrícula? A Estácio está te esperando pra fechar essa inscrição. Não esquece também de continuar acompanhado o nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui