Você é o tipo de estudante do ensino médio técnico que está sempre em busca de novos aprendizados e descobertas? Ou você já se formou nesse tipo de ensino secundário e pretende encontrar um curso de graduação que valorize o seu aprendizado anterior? Pois saiba que existem cursos de graduação que valorizam a formação que foi aprendida no ensino médio técnico.

A variedade de cursos técnicos disponíveis no mercado é ampla. De acordo com o último Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, existem no País cerca de 227 cursos do gênero. Toda essa diversidade permite que você escolha um curso de graduação que tem a ver com a sua área. Neste texto, vamos apresentar cinco opções de cursos superiores que podem complementar e ampliar o que foi aprendido em cursos do ensino médio técnico: Design de Interiores, Enfermagem, Administração, Comércio Exterior e Gestão de Recursos Humanos.

Precedida do ensino médio técnico, a graduação ganha um significado diferente

Segundo pesquisa encomendada pelo Senai, 76% dos jovens atribuem grande importância à educação profissional para a conquista do primeiro emprego. Apesar disso, dos mais de 8 milhões de jovens matriculados no ensino médio brasileiro, somente 9% escolhem a formação técnica.

O ensino médio técnico pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. No entanto, para que o profissional tenha boas perspectivas de crescer profissionalmente e de ter sucesso, será fundamental aprofundar o aprendizado com uma graduação. Profissionais com ensino médio técnico e um curso de graduação relacionado terão chances muito maiores de obter uma promoção ou de ganhar mais.

Um exemplo disso é dado pela pesquisa do IBGE que revela que profissionais com nível superior ganham até três vezes mais do que profissionais que não concluíram uma graduação. Isso é efeito do mercado de trabalho: conforme ele avança, torna-se mais exigente e cada vez mais é preciso ter qualificação profissional para candidatar-se a uma vaga de emprego.

Se você já terminou o ensino médio técnico ou está passando por essa formação, prepare-se para fazer uma graduação relacionada com o seu curso! Arregace as mangas e amplie os conhecimentos obtidos no curso técnico. Como você já terá uma boa base da sua área de conhecimento, especialmente com vivência prática da área, será muito mais fácil e prazeroso fazer uma graduação na mesma direção.

Cursos do ensino superior que vão ampliar o que você aprendeu

Não importa qual curso você fez no ensino médio técnico. Certamente você encontrará uma boa opção no ensino superior para ampliar e diversificar os seus conhecimentos. Algumas opções, contudo, são favorecidas pelo mercado aquecido e em crescimento. Confira alguns cursos de graduação em alta para quem concluiu ou está finalizando o ensino médio técnico:

1. Design de Interiores

Nesse curso de graduação, desde o primeiro semestre, o aluno aprende a projetar espaços, mobiliários e objetos. Com essa formação, o designer de interiores poderá desenvolver pesquisas de tendências de comportamento, cores, formas, texturas, acabamentos, plantas baixas, cortes e perspectivas.

O profissional formado nessa área encontrará oportunidades em empresas de design e decoração, construtoras, galerias de arte, empreendimentos de lazer e comerciais e em órgãos públicos. O designer graduado poderá, ainda, atuar como autônomo ou criar o seu próprio negócio na área.

A vantagem para o técnico em Design de Interiores é que ele terá na faculdade disciplinas muito semelhantes àquelas que ele teve no ensino médio técnico. Logo, o seu aproveitamento nos dois anos de duração do curso de graduação será bastante positivo­. O aprendizado será facilitado pelo conhecimento que ele teve, previamente, da área de conhecimento.

2. Enfermagem

Após os cinco anos da graduação em Enfermagem, o profissional formado poderá atuar na rede básica de saúde, em escolas e creches, empresas, hospitais, clínicas e ambulatórios, atendimento em domicílio, consultórios, como consultor ou autônomo. O enfermeiro pode se dedicar também a atividades de docência e pesquisa e extensão na área da saúde.

Para quem fez o curso técnico em Enfermagem, na graduação será mais simples se aprofundar em disciplinas como Anatomia, Ética na Saúde, Fisiologia Humana, Farmacologia, Parasitologia, Nutrição, entre outras com as quais ele já teve um aprendizado mais “superficial” no ensino médio técnico.

3. Administração

O aluno que se formar em Administração pode atuar como profissional liberal ou como funcionário contratado em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Ele poderá ainda exercer funções técnicas, de chefia, assessoria ou consultoria nas áreas administrativa, financeira, de auditoria, recursos humanos, marketing, logística, comércio exterior, segurança de trabalho e outras.

Para quem passou pelo curso técnico em Administração, a graduação nessa mesma área, com quatro anos de duração, vai significar um grande aprofundamento e ampliação de tudo que a pessoa estudou e aprendeu. Isso porque, a exemplo da graduação de Enfermagem, na Administração muitas disciplinas são comuns.

4. Comércio Exterior

Durante os dois anos de duração dessa graduação o estudante terá acesso a disciplinas como Economia Empresarial, Fundamentos das Ciências Sociais, Fundamentos de Matemática, Introdução à Contabilidade, Princípios de Gestão, entre outras.

Para quem fez o ensino médio técnico nessa área, a vantagem de fazer um curso de graduação será conseguir aprofundar seus conhecimentos prévios e ampliá-los com disciplinas relacionadas e que não fizeram parte da grade do curso técnico. Depois de formado, o profissional poderá atuar com análise e operações, despacho aduaneiro, operações de câmbio e logística internacional.

5. Gestão de Recursos Humanos

Fazem parte da grade curricular dessa graduação de dois anos disciplinas como Economia Empresarial, Princípios de Gestão, Ética e Cidadania, Recrutamento e Seleção de Talentos, Técnicas de Seleção, entre outras.

Quem começar o ensino médio técnico nessa área e aprofundar os conhecimentos em uma graduação relacionada poderá atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em indústrias e comércios, assim como em empresas de consultoria.

Gostou de algum dos cursos acima? Então aproveite para fazer a sua inscrição na nossa página de cursos. Se você se interessa por temas relativos ao ensino superior, confira outros conteúdos do nosso blog relacionados com essa área – incluindo informações sobre bolsas de estudo e mercado de trabalho.

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho 47 anos gostaria de estar me formando , pois o mercado de trabalho exige cada vez mais a qualificação de profissionais, ja tenho técnico de desenhista projetista ,estavata no Administrativo de uma empresa privado , gostaria de uma indicação por parte da vossa reitoria , qual curso fazer , qual o curso esta mais procurado no mercado … adm ou design. pode me ajudar .

    • Olá, Cido. Tudo bem?

      Ambas as áreas estão sendo bastante procuradas no mercado de trabalho com o recente aquecimento da economia. Vale a pena fazer um teste vocacional para saber qual área é mais compatível com você.

      Para consultar valores dos cursos na Estácio, você pode utilizar o link abaixo:

      Matrículas Estácio

      Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui