A Estácio oferece várias formas de ingresso para os alunos. Você pode fazer Enem, Vestibular, ou até mesmo ingressar como segunda graduação. Porém, um dos modelos mais interessantes é o Estácio acesso simplificado.

Na prática, você não precisa fazer uma grande prova ou esperar muito para ser aprovado. Seguindo as orientações, é possível se tornar um aluno da universidade e aproveitar todos os benefícios. Mas claro, é preciso entender tudo sobre o acesso simplificado e como fazer.

Mas essa parte nós mostramos para você. Preparamos um texto com informações sobre a forma de ingresso e quais outras opções você tem para fazer parte da Estácio. No fim, fica a seu critério escolher a que encaixa melhor no seu dia a dia. Vamos para o nosso guia?

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Novo Enem 2024: confira o que já se sabe sobre a prova

O que é acesso simplificado Estácio?

O acesso simplificado foi desenvolvido para diminuir as burocracias quanto ao ingresso na universidade. Você utiliza só o seu comprovante de conclusão do ensino médio e apresenta outros documentos para finalizar o processo. Não tem prova, análise de currículo ou algo parecido.

Porém, o principal diferencial do acesso simplificado Estácio é a carta de apresentação. Ela é um documento que você manda à Estácio contando porque deseja estudar na instituição e quais as razões para ter escolhido o curso que quer estudar.

Nela, você conta um pouco sobre você em menos de 200 caracteres e manda diretamente para a Estácio. Para escrevê-la, o candidato deve realizar a inscrição no curso e pede acesso para redigir. Depois disso, a equipe avalia junto com toda a documentação.

Veja um passo a passo rápido para o Estácio acesso simplificado:

  1. Faça a sua inscrição no site da Estácio;
  2. Escolha a opção “acesso simplificado da Estácio”;
  3. Escreva uma carta contando porque é o curso dos seus sonhos e porque você escolheu a Estácio de Sá;
  4. Separe a documentação necessária e finalize a matrícula;
  5. A equipe da universidade analisa sua carta e documentos e em pouco tempo você começa a graduação.

Outras formas de ingresso

O acesso simplificado Estácio é uma mão na roda, não acha? Porém, alguns cursos, como o de Medicina, não utilizam essa metodologia para conseguir novos alunos. Além disso, você pode optar por outros modelos, mais tradicionais.

Abaixo, mostramos outras formas de ingresso. Assim, você pode definir a melhor para a sua situação.

Enem

O aluno que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode entrar na Estácio com a nota alcançada na prova. Para isso, basta ter tirado uma nota igual ou superior a 300 na redação e ter uma pontuação igual ou superior a 100 em cada uma das disciplinas. Com isso, você não faz nenhum outro exame para ser aprovado.

Para se inscrever, entre no site da Estácio e coloque as informações da sua prova. Depois disso, selecione onde quer estudar e vá presencialmente ao polo para finalizar a matrícula. No dia, vão exigir documentações do seu desempenho no exame e documentos como RG, comprovante de residência e certificado de conclusão do Ensino Médio.

Vale lembrar que o aluno pode utilizar a nota do ENEM para conseguir bolsa no Prouni ou FIES. Para isso, é necessário acessar o site do Ministério da Educação e ver se você encaixa nos pré-requisitos e quanto de desconto pode receber.

Vestibular Estácio

Esse é de praxe para qualquer universidade: fazer o vestibular. A Estácio oferece duas formas, o agendado e o tradicional. O primeiro você faz de casa e quando quiser e o segundo acontece presencialmente, num local definido pela instituição.

A ideia da prova é medir os seus conhecimentos nas principais matérias do Ensino Médio, como Matemática, Português, Química, entre outras. O exame, online ou presencial, é dividido em duas etapas: uma prova objetiva e uma redação.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal da instituição e completar um simples cadastro, com informações sobre estado, cidade e curso pretendido. Depois disso, você define onde quer fazer a prova, a partir da indicação do local mais próximo. Se aprovado, é só ir a um polo com documentação base e finalizar o processo.

Segunda graduação

A Estácio oferece esse ingresso para quem já é graduado em um ensino superior, mas quer fazer um novo curso. Aí, o processo é super simples: apresente o diploma e outros documentos num polo da universidade.

Com isso, você será matriculado e pode começar seu novo curso. Aliás, dependendo da área do curso anterior, é possível eliminar disciplinas já cursadas e diminuir o tempo para se formar na nova graduação. Bem interessante, não é?

Transferência externa

Finalizando os modos de ingresso, temos a transferência externa. Com ela, o candidato que precisa mudar de cidade ou até mesmo de instituição de ensino pode pedir para se transferir para a Estácio.

Logo, o estudante deve entrar em contato com o colegiado do curso e solicitar a documentação necessária para fazer a transferência. No fim, você pode conseguir eliminar matérias sem tanta burocracia.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESTÁCIO E CRESÇA NA CARREIRA

Saiba mais: Design Gráfico Estácio: saiba tudo sobre o curso e o mercado

Estácio acesso simplificado: realize o sonho de entrar na faculdade!

Que tal usar o acesso simplificado da Estácio para conseguir o tão sonhado diploma? No fim, opção não falta para ser parte da universidade. Escolha o curso e corre para fazer a matrícula.

Respondemos as suas dúvidas? Que tal continuar no nosso blog para mais informações como estas? Aproveite e fique por dentro sobre tudo de educação, mercado de trabalho e muito mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui