Você é apaixonado por filmes e séries e é bom em perceber detalhes nas cenas que seus amigos não reparam, como o ângulo das câmeras e a sonorização? Então que tal se capacitar e trabalhar com isso? O mercado de produção audiovisual é crescente. Muito além de cinema, os profissionais dessa área criam materiais para mídia online, redes sociais, propagandas e produções desenvolvidas para a TV, entre outros.

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo YouTube, houve um aumento de 135% no consumo de conteúdo em vídeo na internet entre os anos de 2014 e 2018. Além disso, atualmente, 81% das empresas utilizam o vídeo como uma ferramenta de marketing, segundo o estudo State of Video Marketing. Se você se interessa por essa área de atuação, confira mais sobre a graduação que pode prepará-lo para trabalhar com produção audiovisual.

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Como é trabalhar com produção audiovisual no Brasil

O profissional de produção audiovisual aprende a fazer roteiros, direção, edição, fotografia, montagem e sonorização de vídeos. Ou seja, se capacita a atuar em todas as funções que envolvem uma produção audiovisual.

Se você gosta dessa área, vale conferir em quais ramos você poderá atuar depois de formado:

– Direção

Atua na aprovação do roteiro, escolha dos atores, definição da iluminação e auxiliando na produção.

– Animação

O profissional que atua com esse foco se torna responsável por criar e animar imagens a partir de desenhos, massas de modelar, computação gráfica e/ou fotografias.

– Fotografia

Quando atua com este foco, o profissional planeja quais elementos estarão em cena para trazer as emoções e a ideia prevista no roteiro.

– Edição de som

Neste ramo, o especialista trabalhará na elaboração e na edição da trilha sonora dos filmes.

– Direção de arte

Cuida de toda a parte visual de um filme, escolhendo os itens e ambientes para cada cena. Interfere também no trabalho dos maquiadores, dos figurinistas e dos cenógrafos.

– Roteiro

O roteirista é quem escreve as cenas dos vídeos, sendo esse um dos aspectos mais importantes de uma produção audiovisual.

– Montagem

Nesse caso, o profissional seleciona as cenas e define sua ordem para que a narração fique coerente.

– Captação de som

Atua na escolha dos equipamentos necessários para a captação do som, além de cuidar da parte acústica dos ambientes.

Algumas tendências do mercado de produção audiovisual

Até poucos anos atrás, o mercado de produção audiovisual se concentrava no cinema e na televisão, além das propagandas para grandes empresas. Porém, com o crescimento e popularização da internet, esse cenário está mudando em alta velocidade.

Hoje, qualquer um pode ser um produtor de conteúdo – mas isso não significa, necessariamente, produzir conteúdo de qualidade. Por isso, quem quer se diferenciar no mercado audiovisual, cada vez mais concorrido, contrata profissionais capacitados para criar bons materiais.

Assim, os profissionais voltados para esse mercado não estão mais restritos às grandes produtoras ou companhias. Tanto as pequenas empresas têm investido na produção de vídeos para a captação de leads, ou seja, potenciais consumidores da marca, quanto pessoas físicas com algum conhecimento para transmitir estão criando seus canais no YouTube e movimentando o consumo de conteúdo visual.

Se você está pensando em se qualificar nessa área, veja algumas das principais tendências da produção audiovisual que a internet está criando:

1. Vídeos de curta duração

O hábito dos consumidores mudou. As pessoas, em geral, não conseguem mais ficar muito tempo em frente a uma tela assistindo a um conteúdo, por melhor que ele seja. Isso porque são muitos os estímulos que concorrem com a produção pela atenção do consumidor, como é o caso das notificações recebidas pelas redes sociais.

Por isso, os vídeos de curta duração estão se consolidando e as marcas precisam aprender a passar uma mensagem de forma mais objetiva através deles. Um exemplo dessa tendência é o Stories, do Instagram, que não permite a publicação de vídeos com mais de 15 segundos de duração.

2. Marketing digital

O marketing digital é composto por diversas ações online que visam captar leads, fortalecer a marca e/ou educar o público-alvo. Empresas de todos os portes estão investindo nessa tendência, sendo que o vídeo é uma das ferramentas utilizadas para impactar os possíveis consumidores das marcas.

A ideia é que as empresas que investem em marketing digital apostem cada vez mais nos vídeos, já que eles são compartilhados com uma frequência 12 vezes maior do que links e fotos no Facebook. Além dessa tendência maior de compartilhamento, existe a percepção do mercado sobre os conteúdos de vídeo: 97% dos profissionais de marketing acreditam que os vídeos auxiliam os usuários a entenderem melhor os produtos e serviços oferecidos.

3. Lives

Algumas das principais mídias, como o Facebook, o Instagram e o YouTube, já permitem a transmissão de vídeos ao vivo – as chamadas lives. Nesse formato, é possível interagir com o público em tempo real, aumentando o engajamento da marca com os seus consumidores.

Qual faculdade fazer para trabalhar com produção audiovisual?

Se você está se perguntando como pode se capacitar para ingressar nesse mercado, saiba que é possível fazer tanto um curso de tecnólogo em Produção Audiovisual quanto um curso de bacharelado em Cinema.

Confira algumas das disciplinas estudadas no curso superior de Produção Audiovisual: Direção de Fotografia Audiovisual; Práticas de Comunicação Audiovisual; Produção Executiva e Orçamento; História da Cultura e da Sociedade no Mundo Contemporâneo; Noções Básicas de Computação Gráfica; Produção Musical; Roteiro Documental; Sistemas Técnicos para Audiovisual; Edição de Imagem e Som; Estética de Animação e Videografismo; Impactos Digitais no Audiovisual; Roteiro para Dramaturgia e Variedades; Teoria da Comunicação; Direção de Arte em Audiovisual; Cenografia e Figurino; Mídias Digitais; Roteiro Técnico e Continuidade; Sonoplastia; Captação de Recursos para Audiovisuais; Pós-produção e Produto Audiovisual.

Já a graduação em Cinema é mais teórica. Veja algumas matérias que compõem a grade curricular desse curso: Fundamentos das Ciências Sociais; História do Cinema Clássico e Moderno; Práticas Audiovisuais; Processo de Produção e Organização Audiovisual; Estrutura de Roteiro; História do Cinema Contemporâneo; Linguagem Cinematográfica e Teoria da Imagem; Teoria e Pesquisa Documental; Introdução ao Som; Teorias da Comunicação; Gênero Cinematográfico; Estética e História da Arte Contemporânea; Dramaturgia; Argumento e Desenvolvimento do Roteiro; Cinema Brasileiro, Direção de Atores para Cinema; Ética e Legislação para Audiovisual; Fotografia em Cinema; Teoria e Crítica Cinematográfica; Cultura Brasileira; Cinematografia Digital e Efeitos Visuais.

O que você achou deste post? Navegue em nosso blog e confira outros conteúdos sobre mercado de trabalho, processos seletivos e cursos de nível superior. Esperamos a sua visita! Até o próximo conteúdo.

 

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