Se você acha que fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo é como jogar The Sims, está muito enganado. Quem dera projetar uma construção dependesse apenas de escolher um terreno e selecionar os pisos, pinturas, janelas e portas em um programa de computador!

O arquiteto precisa ter conhecimentos diversos, que vão desde os mais técnicos, como as especificidades de cada material de construção, até “inspiracionais”, como conhecer os movimentos artísticos que influenciam os elementos que compõem uma cidade. Não é à toa que o curso de Arquitetura e Urbanismo é o que mais ocupa tempo dos alunos, segundo pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos – são 22,2 horas semanais dedicadas aos estudos. Se você se interessa por essa área, confira neste post alguns dos aspectos estudados nessa graduação e quais as disciplinas presentes na grade curricular da Estácio.

CONHEÇA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA ESTÁCIO

Quais assuntos eu vou dominar ao terminar meu curso de Arquitetura e Urbanismo?

Com 10 semestres de duração, o curso de Arquitetura e Urbanismo é um dos mais completos do mercado. Se você se interessa por esse tema e acredita que poderia desenvolver a sua carreira no setor, vale conferir alguns dos conhecimentos que você irá adquirir durante a sua formação. Veja:

1. Materiais e estruturas

Algumas disciplinas relacionadas com essa área que fazem parte do curso da Estácio: Materiais de Construção; Introdução às Estruturas; Técnicas Construtivas; Conforto Ambiental; Sistemas Estruturais; Estruturas – Concreto; Estruturas – Metálica e Madeira.

Lendo essa lista de disciplinas, certamente você percebeu algo: projetar não é apenas desenhar. O profissional formado no curso de Arquitetura e Urbanismo precisa prever quais materiais serão utilizados em cada projeto não só para manter a edificação em pé e viabilizar o projeto na prática, mas também visando aspectos como o conforto térmico e uma boa iluminação, entre outros pontos relevantes.

2. Artes

Disciplinas relacionadas: Artes, Arquitetura e Urbanismo – Pré-História; Artes, Arquitetura e Urbanismo – Idade Moderna; Cultura Brasileira; Estética e História da Arte Contemporânea; História da Cultura e da Sociedade no Mundo Contemporâneo; Artes, Arquitetura e Urbanismo – Idade Contemporânea.

A vida imita a arte, a arte imita a vida, e a arquitetura não fica de fora desse ciclo. Para entender a composição das cidades, as formas e cores das construções ou, em outras palavras, como as pessoas se organizam em sociedade, é necessário saber sobre arte e cultura. Além disso, muitas construções – de igrejas a museus – são consideradas obras de arte. Então, fazem parte da formação oferecida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo diversas disciplinas que tratam de aspectos envolvendo as artes.

3. Urbanismo

Disciplinas relacionadas: Estudos Topográficos; Urbanismo I; Análise de Impactos Ambientais; Planejamento Urbano e Meio Ambiente; Urbanismo II; Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento; Urbanismo III.

Afinal, o que é o tal do Urbanismo no curso de Arquitetura? Essa é a área que estuda técnicas para organizar cidades de modo a criar condições de vida satisfatórias nos centros urbanos. Essa busca passa por regulação, controle e planejamento das cidades.

Na sua cidade provavelmente existe um órgão de urbanismo. Ele é o responsável por estudos de impacto de novas construções, assim como pela criação, pela atualização e pela fiscalização do Plano Diretor, entre outras funções.

4. Desenho

Disciplinas relacionadas: Desenho de Observação; Representação Gráfica (I, II, III e IV); Ateliê de Projeto de Arquitetura (I, II, III, IV, V e VI).

Quem entra no curso de Arquitetura e Urbanismo costuma ser bom em fazer desenhos. Todavia, para projetar uma edificação é preciso aprender técnicas específicas. Por isso, são várias as disciplinas ao longo do curso que buscam aperfeiçoar os projetos dos estudantes. Em Ateliê de Projeto de Arquiteturas, por exemplo, o acadêmico terá acesso a seis disciplinas relacionados com essa área.

5. Outras disciplinas que fazem parte do curso de Arquitetura e Urbanismo:

  • Língua Portuguesa;
  • Teoria Crítica da Arquitetura;
  • Teoria e História do Urbanismo e Paisagismo;
  • Interiores Residenciais;
  • Arquitetura da Paisagem;
  • Interiores Comerciais e Corporativos;
  • Instalações Prediais;
  • Técnicas Retrospectivas;
  • Arquitetura Hospitalar;
  • Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho;
  • Gestão de Projetos Tecnológicos;
  • Infraestrutura e Saneamento Ambiental;
  • Gerenciamento de Projetos e Obras.

Qual é o campo de atuação para o profissional depois de formado?

Após concluir o curso de graduação, o profissional de Arquitetura e Urbanismo pode se especializar em diversos segmentos. Se você já está projetando a sua carreira futura e deseja saber mais sobre as áreas nas quais você poderá se especializar após finalizar o seu curso superior, confira os campos nos quais você poderá focar a sua trajetória:

– Planejamento urbano

Previne e resolve problemas que surgem quando há um grande número de pessoas em uma mesma área habitacional.

– Paisagismo

Equilibra esteticamente tudo o que compõe a paisagem das cidades, visando integrar e promover o “diálogo” das construções com os espaços verdes necessários no meio urbano.

– Restauração

Restaura documentos, obras artísticas e objetos.

– Iluminação

Área especializada em promover a sensação de bem-estar em um determinado ambiente através da iluminação.

– Condução de obras

Garante o funcionamento das instalações de uma construção até cinco anos após o término da obra.

– Arquitetura de interiores

Planeja todo o layout de um ambiente analisando seu tamanho, ergonomia, acústica e luminosidade.

Como ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo?

Se você gostou das disciplinas apresentadas, certamente irá se identificar com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio. Para conquistar a sua vaga nessa instituição de ensino superior, você pode fazer o Vestibular Estácio ou utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Caso essa não seja a sua primeira graduação, existe a possibilidade de entrar no curso de Arquitetura e Urbanismo por meio de transferência externa ou do processo de segunda graduação. Vale lembrar que a Estácio oferece parcelamento facilitado, com juro zero e sem necessidade de fiador, além de diversas oportunidades de bolsas de estudo.

Fique de olho em nosso blog e não perca os conteúdos sobre diferentes cursos de graduação. Caso você ainda estiver em dúvida sobre qual graduação escolher, acessando os nossos conteúdos você poderá conferir as características de diferentes áreas de atuação. Se você já estiver na faculdade e precisar de dicas para os seus estudos fluírem melhor, confira nossos materiais relacionados a estudos e produtividade. Até o próximo texto!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui