Como utilizar a nota do Enem para conseguir uma ótima bolsa

Se você fez qualquer prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2013 e alcançou uma pontuação superior a 300, está apto a conseguir uma ótima bolsa na instituição de ensino superior (IES) Estácio. Ou seja, além de não precisar fazer outra prova para entrar na faculdade, a nota do Enem ainda pode ajudá-lo a conquistar bolsas de 40%, 45%, 50% em todo o curso ou ainda 100% da mensalidade no primeiro semestre e descontos de 50% nas restantes.

Esse é mais um incentivo para que você realize o sonho do diploma de nível superior. Optando por um curso de graduação da Estácio, quanto maior a sua nota do Enem, maior será o benefício que você terá para fazer uma faculdade. Confira neste post qual a nota do Enem necessária para acessar cada bolsa oferecida pela Estácio.

Nota do Enem: saiba como conseguir bolsas de 40% a 50% para todo o curso na Estácio

Para conseguir uma bolsa de estudos na Estácio a partir da sua nota do Enem, basta que você tenha conseguido nota 300 na redação e nota superior a 100 nas questões objetivas. Se você se encaixa nesse perfil, saiba que terá acesso automático a bolsas a partir de 40% do valor do curso. Além disso, ficará isento do vestibular e da taxa de inscrição.

Confira como funciona cada modalidade de bolsa na Estácio a partir da nota do Enem que você conquistou:

– Bolsa de 40% para todo o curso

Pontuações entre 300 e 500 no Exame Nacional do Ensino Médio dão direito a bolsas de 40% para todo o curso de graduação que você escolher na Estácio.

– Bolsa de 45% para todo o curso

Caso a sua nota do Enem tenha ficado entre 501 e 700 pontos, o desconto é de 45% em todas as mensalidades do curso de graduação escolhido na IES.

– Bolsa de 50% para todo o curso

Que tal conseguir uma bolsa equivalente à metade do valor da sua graduação? Para ter direito a esse benefício, você precisa ter conseguido nota do Enem entre 701 e 900 pontos.

– 100% de bolsa no primeiro semestre + 50% de bolsa para todo o curso

Quem quase gabaritou no Enem merece um incentivo extra para fazer a faculdade. Por isso, estudantes que tenham alcançado uma pontuação igual ou maior a 901 não pagam o primeiro semestre na Estácio e ainda ganham 50% de desconto no restante do curso.

Essas bolsas são válidas para cursos de graduação tradicional ou tecnológica, tanto na modalidade presencial quanto nas modalidades de educação a distância (EaD) e flex. Os descontos ofertados a partir da nota do Enem só não são válidos para a graduação de Medicina.

Para garantir o benefício dessas bolsas, basta levar até a unidade em que você irá se matricular os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou carteira de identidade;
  • Certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio;
  • CPF;
  • Documento de comprovação da nota do Enem.

Como fazer uma boa prova e arrasar na nota do Enem?

Agora que você já sabe a importância de uma boa nota do Enem para conseguir ótimas bolsas na graduação, é hora de se dedicar aos estudos. Confira algumas dicas que poderão ajudá-lo a realizar uma boa prova:

  1. Não deixe para estudar tudo na última semana. Prepare-se para as provas com tempo e dedicação. Nos dias que antecedem o Enem, concentre seus esforços na revisão dos principais tópicos e nos pontos nos quais você sente que tem maior dificuldade.
  2. O Enem traz diversas questões de atualidades, incluindo temas relacionados às áreas de economia, cidadania e política. Para estar preparado para essas questões, acompanhe as notícias da imprensa para saber o que está acontecendo no País e no mundo.
  3. Treine a leitura. O Enem é exaustivo por conta da quantidade de textos, então é bom que você esteja preparado para ler bastante durante o exame. Para isso, faça provas de anos anteriores como exercício.
  4. Usar as provas anteriores para estudar também é uma forma de se preparar para o exame como um todo. Vale lembrar que você vai encarar 90 questões mais uma redação, e tudo isso deverá ser resolvido em cinco horas e 30 minutos, no máximo. Portanto, quando for fazer as provas anteriores do Enem, pode ser interessante cronometrar o tempo utilizado e simular a situação da prova em casa.
  5. Na hora da prova, faça um primeiro rascunho da redação priorizando ideias ao invés da gramática – deixe para se preocupar com as regras do idioma no momento de passar a redação a limpo.
  6. Ainda durante a prova, tente resolver cada questão em dois minutos. Pule as que você não sabe e deixe para resolvê-las no final. Não há problema em fazer isso, mas evite deixar mais do que nove questões para essa etapa final. Isso porque, se você deixar muitas questões que considera difíceis para depois, o seu nervosismo e sua pressão podem acabar aumentando. Assim, trabalhe para evitar que esses problemas possam prejudicá-lo no Enem.
  7. Cuidado com ações que podem resultar na sua eliminação. Leia o edital do Enem com atenção quando se inscrever e revise o seu conteúdo na véspera das provas. Chegar atrasado e utilizar aparelhos eletrônicos durante o exame são algumas das atitudes que podem desclassificá-lo. E não se esqueça que só é permitido o uso de caneta preta de material transparente.

Gostou das nossas orientações e das bolsas de estudo oferecidas pela Estácio? Em nosso blog, costumamos trazer conteúdos com dicas de estudo e produtividade. Essas dicas podem ser utilizadas tanto por quem já está na faculdade quanto por quem irá prestar uma prova de processo seletivo.

Nesse espaço, também procuramos oferecer posts sobre cursos de graduação de diferentes áreas, assim como conteúdos a respeito de orientação vocacional, bolsas de estudo, entre outros. Fique ligado e não perca as nossas novidades. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *