Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Graças às bolsas de estudo para faculdade, muitas pessoas têm conseguido realizar o sonho do diploma de nível superior. Existem várias maneiras de se ter direito ao desconto nas mensalidades: nota, renda per capita e escolher um curso de licenciatura são algumas delas. Essas oportunidades podem ser oferecidas pela própria instituição de ensino superior ou por meio de programas do governo federal. Saiba mais!
Bolsa de graduação em 2023
Buscar uma bolsa de estudos para fazer um curso de graduação pode ser uma excelente opção para quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho em um momento de crise econômica, como é o caso atual do Brasil. Isso porque, em momentos de crise, o mercado de trabalho fica mais exigente, e as empresas tendem a valorizar ainda mais os profissionais com qualificação e habilidades específicas.
Ao obter uma bolsa de estudos para fazer um curso de graduação, o estudante pode adquirir conhecimentos e habilidades que são valorizadas pelo mercado de trabalho, aumentando suas chances de conseguir um emprego melhor remunerado e com melhores condições de trabalho. Além disso, o estudante também pode expandir sua rede de contatos e ter acesso a oportunidades de estágio e emprego por meio da instituição de ensino.
Outro ponto importante é que, ao obter uma bolsa de estudos, o estudante pode reduzir significativamente os custos do curso de graduação, o que é especialmente importante em um momento de crise econômica, quando muitas famílias estão enfrentando dificuldades financeiras. Isso pode permitir que o estudante tenha mais recursos para investir em sua formação e em outras áreas de sua vida, como moradia, alimentação e transporte.
Em resumo, buscar uma bolsa de estudos para fazer um curso de graduação pode ser uma excelente opção para quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho em um momento de crise econômica, aumentando suas chances de conseguir um emprego melhor remunerado e com melhores condições de trabalho, expandindo sua rede de contatos e reduzindo os custos do curso.
Abaixo, conheça seis dos principais caminhos para conseguir bolsas de estudo para faculdade.
Como posso ter acesso a bolsas de estudo para faculdade?
Você está se preparando para fazer o curso superior mas deseja ter o incentivo de uma bolsa de estudo? Então confira algumas das alternativas que você tem para entrar na universidade com essa vantagem:
1. Tirar boas notas no Enem e/ou vestibular
O caminho mais garantido para conseguir boas bolsas de estudo para faculdade é alcançando pontuações altas nas provas — sejam elas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do processo seletivo da própria instituição de ensino superior.
As universidades disputam os melhores alunos, portanto, farão o possível para fisgar os estudantes que se destacam. É comum as bolsas próprias das instituições de ensino estarem condicionadas às notas tiradas nos processos seletivos.
E, claro, para continuar com o benefício é preciso continuar estudando, já que também é exigido que os acadêmicos mantenham uma determinada média para que sigam recebendo os descontos.
2. Ter um histórico escolar que chame atenção
Aqui, o princípio é o mesmo do tópico anterior: as universidades querem os melhores alunos. Portanto, aquelas que oferecem a modalidade de ingresso por histórico escolar podem também ofertar bolsas de estudo para faculdade aos estudantes que apresentarem os melhores desempenhos.
3. Mudar de instituição de ensino superior
As instituições de ensino muitas vezes dão descontos para quem opta pela transferência externa, ou seja, transfere o curso de outra universidade para lá. É claro que a maioria dos alunos não faz isso apenas pelos descontos, uma vez que há o risco de nem todas as matérias serem validadas, além de terem que abandonar seus professores e colegas.
Quem opta por esse caminho geralmente enfrenta problemas sem resolução em sua atual faculdade, os quais podem podem estar relacionados à distância, professores ruins, mensalidades muito altas ou, na maioria das vezes, insatisfação com a grade curricular.
4. Optar por cursos de licenciatura
Por conta da carência de professores que existe hoje no Brasil, há uma série de incentivos para que se escolha essa profissão. Entre eles está o ProUni, que oferece bolsas aos professores da rede pública de ensino básico que estão em exercício e integram o quadro permanente da instituição. Eles devem concorrer a uma vaga nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, e a renda familiar por pessoa não é considerada.
Existe ainda o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que não fornece exatamente bolsas de estudo para faculdade, mas também possibilita o acesso de muitos estudantes à educação superior. Os professores em exercício na rede pública de educação básica, com jornada de trabalho de no mínimo 20 horas, podem solicitar abatimento no pagamento do financiamento.
5. ProUni
O ProUni é um programa do governo federal que disponibiliza bolsas de estudo para faculdade. Elas podem ser parciais ou integrais e são exclusivas para quem ainda não tem diploma de ensino superior.
O programa é válido nas instituições de ensino participantes e para cursos presenciais que tenham conceito igual ou maior a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O benefício integral é concedido aos estudantes que possuem renda per capita de até um salário mínimo e meio; já para receber o benefício parcial, essa renda deve ser de, no máximo, três salários.
Para conseguir uma bolsa de estudo para faculdade do ProUni é necessário ainda que o aluno tenha feito as provas do Enem na edição do ano anterior e que ele tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral da instituição ou, ainda, que tenha feito o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral.
6. Faça uma segunda graduação
A maior parte das instituições de ensino superior dispõe de bolsas de estudo para faculdade para quem se matricula na segunda graduação. Os descontos tendem a ser ainda maiores aos acadêmicos que se formaram nessa mesma universidade.
Bolsas de estudos na Estácio
Na Estácio, quem já tem diploma de nível superior não precisa fazer vestibular para se matricular nos cursos de graduação e conta com isenção de até 40% nas mensalidades.
A Estácio de Sá oferece diferentes tipos de bolsas de estudo para ajudar os estudantes a financiar sua educação. Algumas dessas bolsas são:
- Bolsa Integral: a bolsa integral cobre 100% do valor da mensalidade do curso escolhido.
- Bolsa Parcial: a bolsa parcial cobre uma porcentagem do valor da mensalidade, podendo ser de 50% ou 30%.
- Bolsa de Mérito: a bolsa de mérito é destinada a estudantes com bom desempenho acadêmico, que podem receber um desconto adicional na mensalidade.
- Bolsa Transferência: a bolsa transferência é destinada a estudantes que estão mudando de outra instituição de ensino para a Estácio de Sá.
Para conseguir uma bolsa na Estácio de Sá, o estudante precisa seguir os seguintes passos:
- Fazer a inscrição no vestibular ou processo seletivo da Estácio de Sá.
- Aguardar o resultado da seleção.
- Caso seja selecionado, o estudante poderá solicitar uma bolsa de estudo por meio do Portal do Aluno ou diretamente na Central de Atendimento da Estácio de Sá.
- O estudante precisará fornecer algumas informações pessoais e financeiras para verificar se é elegível para uma bolsa de estudo.
- Se aprovado para a bolsa, o estudante receberá um desconto na mensalidade do curso escolhido.
Além das bolsas de estudo, a Estácio de Sá oferece outras opções de financiamento, como o FIES, o PRAVALER e o Crédito Universitário. O estudante pode obter mais informações sobre essas opções diretamente no site da Estácio de Sá ou na Central de Atendimento.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!