Licenciatura ou bacharelado? Como fazer a sua escolha

Além de escolher qual curso de graduação está mais alinhado com seus desejos e aptidões, o estudante também precisa decidir qual tipo de formação irá agregar mais valor em seus objetivos profissionais e facilitar sua inserção no mercado de trabalho. Dentre as opções, o aluno pode escolher entre licenciatura ou bacharelado.

Enquanto uma é mais focada em preparar o profissional para ensinar sua profissão, ou seja, ser professor e lecionar sobre áreas daquele curso, a outra está apta a aplicar seus conhecimentos em uma ampla atuação no mercado de trabalho. Em qual dessas áreas você quer focar sua carreira?

Diferenças principais entre licenciatura e bacharelado

Para escolher uma habilitação adequada, é importante entender as principais diferenças entre elas e saber como esses dois tipos de graduações podem agregar na sua vida profissional. Se você deseja conhecê-las melhor para depois poder eleger a modalidade mais indicada, leia este conteúdo até o fim.

1. Foco do curso

Uma das principais diferenças entre licenciatura e bacharelado é o foco da formação, o que reflete diretamente na grade curricular do curso.
O bacharelado tem foco em formar profissionais mais generalistas. Assim, a grade curricular passa um panorama geral da área, com disciplinas teóricas e práticas.

Depois de formado, o profissional pode atuar em diferentes ramos dentro da mesma área. A pós-graduação vem na sequência para dar uma especialização a esse profissional.

Já a licenciatura foca essencialmente em formar educadores, por isso a grade curricular conta com disciplinas ligadas à pedagogia e didática. Egressos dos cursos de licenciatura podem atuar dando aulas nos ensinos fundamental e médio.

2. Duração do curso

  • Bacharelado: dura entre 3 e 6 anos.
  • Licenciatura: dura entre 4 e 5 anos.

3. Tipo de diploma

Os cursos superiores no Brasil devem ser credenciados e certificados pelo Ministério da Educação (MEC). Ambas as modalidades, licenciatura e bacharelado, dão ao formando um diploma de nível superior. Os diplomas são válidos em todo o território nacional se a faculdade e o curso forem devidamente reconhecidos pelo MEC.

Isso vale também para quem faz cursos de graduação na modalidade a distância, pois os alunos de cursos online recebem o mesmo diploma de um curso presencial, desde que a instituição de ensino seja validada pelo MEC. A informação sobre a modalidade, se o curso foi online ou presencial, não consta no diploma.

4. Grau conferido ao aluno

O mais importante no tipo de diploma e tipo de graduação escolhida é o grau conferido ao aluno que se forma. Compare:

  • Bacharelado: confere grau de bacharel. É obrigatório para exercer algumas profissões, como médico. Concursos públicos para nível superior também podem exigir esse tipo de diploma, principalmente na área de Direito.
  • Licenciatura: confere grau de licenciado e certifica o profissional para lecionar. Diploma exigido principalmente para atuar no ensino médio e em alguns concursos públicos.

Qual escolher: licenciatura ou bacharelado?

Para saber qual tipo de formação escolher, é importante saber qual profissão você quer seguir. Compare as duas para escolher entre licenciatura ou bacharelado:

Bacharelado

É exigido o grau de bacharel para exercer algumas profissões, como:

  • Arquiteto;
  • Administrador público;
  • Advogado, promotor, juiz;
  • Engenheiro;
  • Médico;
  • Médico veterinário;
  • Farmacêutico.

Quem opta por fazer bacharelado passa por uma formação mais ampla e pode escolher a profissão ou área de atuação durante a formação ou mesmo quando entrar no mercado de trabalho.

Licenciatura

Indicado para quem quer seguir carreira como professor em escolas de ensino fundamental e médio.

Apesar de terem suas diferenças, em alguns cursos é possível escolher entre licenciatura ou bacharelado no decorrer dos estudos, como na formação em educação física, por exemplo, que conta com a maior parte da grade curricular igual para as duas modalidades.

Chegamos ao final deste conteúdo. Você já sabe qual modalidade escolher? Seja licenciatura ou bacharelado, opte por uma universidade de confiança. Acesse nosso blog e aprenda mais sobre novas oportunidades para seu currículo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *