O ensino a distancia tem se tornado a escolha de muitos estudantes que buscam a tão sonhada graduação. Nos últimos anos, essa modalidade tornou-se um dos caminhos mais acessíveis para quem busca uma formação profissional. Para se ter ideia, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), no ano de 2018 cerca de 1,5 milhão de brasileiros optaram por uma formação a distância. Porém, é importante saber escolher as melhores faculdades EAD.

É comum se deixar seduzir pela flexibilidade de horários e os valores de mensalidades mais acessíveis, mas na hora de optar por esta modalidade é preciso estar atento onde estudar. Há algumas formas de descobrir as melhores faculdades EAD, conforme o curso de sua escolha. A qualidade da instituição de ensino é a primeira delas. Afinal, não dá para escolher uma faculdade mais ou menos e, pior, que nem seja reconhecida pelo MEC.

O tipo de plataforma de ensino utilizada e a disponibilidade de tutores para tirar dúvidas também são pontos que devem ser observados para escolher entre as melhores faculdades EAD. Quer saber mais como identificar a melhor universidade para estudar a distância? Fique com a gente que vamos te ajudar com muitas dicas!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia mais: EaD: saiba tudo sobre a modalidade que mais cresce

1 – Faculdade reconhecida pelo MEC

Para começar, o primeiro ponto que você deve estar atento para escolher entre as melhores faculdades EAD é averiguar se há o reconhecimento do Ministério da Educação. Ou seja, se você escolher uma universidades que não tenha o credenciamento do MEC, o diploma emitido no final do curso não terá validade alguma. Já pensou se esforçar durantes anos e depois se ver sem poder exercer a sua profissão?

Portanto, buscar uma entidade que tenha a chancela do MEC é fundamental. Sem o reconhecimento do MEC, o diploma emitido no final do curso simplesmente não tem validade legal. Para isso, são avaliados uma série de fatores. Entre eles a estrutura física da instituição, a titulação dos professores e o resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As melhores faculdades EAD do Brasil contam com as as notas mais altas na avaliação do Ministério da Educação. Não deixe de se informar!

2 – Estrutura de ensino presencial

Saiba que mesmo que você escolha uma graduação totalmente a distância, a faculdade obrigatoriamente necessita realizar avaliações semestrais presenciais ao menos uma vez por semestre. É importante salientar que as melhores faculdades EAD dispõem também de estruturas físicas adequadas e que atendam as necessidades do aluno. Isso significa que este deve ser um critério a ser analisado por você durante a escolha de um curso EAD.

É necessário que a instituição tenha um polo presencial e, em algumas graduações, será preciso ainda que o aluno compareça presencialmente para atividades práticas em laboratório, por exemplo. Neste caso, o ideal é se informar de tudo antes para que você possa se organizar. Agende uma visita, se possível, para conhecer melhor a estrutura física da universidade.

3 – Professores qualificados nas melhores faculdades EAD

Para que você não erre ao escolher uma universidade a distância, esteja atento ainda à qualificação dos professores desta instituição. Concorda que se o corpo docente não for de qualidade, muito dificilmente você receberá um conteúdo à altura disso? E, claro, que professores não capacitados vão impactar na sua aptidão profissional e na sua carreira lá na frente. O bom aproveitando das aulas e do ensino também dependem disso.

As melhores faculdades EAD dispõem de mestres e doutores em seu corpo docente. Os desafios da profissão vão exigir um ensino qualificado. Se informe sobre o currículo dos professores e a sua experiência no mercado de trabalho, pois isso também faz toda diferença.

Algumas instituições ainda disponibilizam tutores que acompanham os alunos. Eles repassam suas solicitações à faculdade, ajudam com as suas dúvidas, monitoram frequência, aplicam as avaliações, entre outras funções que contribuem para um melhor aproveitamento da graduação.

Leia também: EaD Flex Estácio: conheça os cursos de saúde disponíveis

4 – Ensino a distância exige tecnologia de ponta

As melhores faculdades EAD do Brasil contam com uma metodologia de ensino tecnológica, com plataformas modernas e interativas, permitindo assim um ensino de qualidade. A educação a distância para funcionar bem exige o uso de tecnologias de ponta. Desta forma, facilita o aprendizado e motiva o aluno a continuar estudando. Uma plataforma ruim prejudica o ensino.

Ao definir onde vai cursar a sua graduação EAD, esteja atento à tecnologia utilizada pela instituição para este fim. Para que você tenha flexibilidade de horários para estudar é essencial que a plataforma de estudo seja adequada. É preciso que a instituição de ensino vá além do material didático. Se faz necessário investimento em recursos multimídia. Ou seja, além de videoaulas, as melhores faculdades EAD oferecem também podcasts, fóruns de discussão e tantas outras ferramentas tecnológicas.

5 – Melhores faculdades EAD têm tempo de mercado e reputação

Você ainda deve estar atento há quanto tempo a faculdade está atuando no mercado. Isso mostra muito da qualidade do seu ensino e da sua reputação. Um modelo há mais tempo consolidado mostra que tem dado certo e está dando resultados satisfatórios. Concorda que para se manter em um meio competitivo é preciso oferecer muito mais do que o básico?

As melhores faculdades EAD costumam ter mais anos de experiência, essenciais para aprimorar processos e implementar melhorias. Longe de desmerecer as faculdades mais recentes, afinal é preciso começar. No entanto, uma faculdade muito nova pode ainda ter pontos a serem aperfeiçoados, principalmente quando falamos de EAD.

Sempre se informe sobre a reputação da instituição. Navegue pelo site, leia sobre o seu histórico, cursos, procure sobre avaliações e depoimento de alunos. Estar confiante e ciente da qualidade onde se vai estudar é fundamental.

Matricule-se em uma graduação EaD de qualidade

Viu como tem algumas formas de descobrir quais as melhores faculdades EAD? Esteja atento a estes itens que listamos acima, que sem dúvida você já estará em um ótimo caminho rumo à graduação. Conforme já evidenciamos, é extremamente importante ingressar em uma instituição de ensino séria, conceituada e que lhe dará todo o suporte necessário para a sua graduação EAD.

Sabia que a Estácio é uma dessas instituições e está entre as mais respeitadas do País? São oferecidos diversos cursos EaD em mais de 190 polos de ensino espalhados pelo Brasil. As graduações EaD da Estácio são todas credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), garantindo a validade e a qualidade do seu diploma profissional.

Se você procura além de qualidade de ensino, mensalidades que caibam no seu bolso, a Estácio também trabalha com valores abaixo do mercado. A instituição conta ainda com diversos benefícios como bolsas de estudos de até 100% e possibilidades de financiamentos estudantis.

No EaD Estácio existem inúmeros cursos à disposição. Tem graduações como AdministraçãoAnálise e Desenvolvimento de SistemasCiências ContábeisCiências EconômicasComércio ExteriorGestão de TurismoJornalismoMarketingNegócios Imobiliários e Pedagogia.

Para fazer uma graduação EAD na Estácio você pode escolher a melhor forma de ingresso, que pode ser:

  • Com a sua nota do Enem;
  • Através do Vestibular (com inscrição gratuita);
  • Por transferência de outras faculdades;
  • E para fazer uma segunda graduação, não precisa fazer um novo vestibular

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia mais: EaD Estácio: 5 dicas para encontrar o seu curso a distância

As melhores faculdades EAD: matricule-se na Estácio

Gostou de acompanhar o post? Agora você já sabe quais são as principais formas de definir a melhor instituição de ensino para fazer o seu curso superior a distância com qualidade. Não perca tempo e matricule-se!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui