Entender sua própria personalidade e como você se comporta frente aos outros é uma ferramenta poderosa para crescer pessoal e profissionalmente. Para isso, recorremos a algumas táticas, como os testes de personalidade. Entre os mais famosos está o MBTI.

Muito usado no mundo coorporativo, o teste faz uma avaliação da sua personalidade a partir de suas atitudes no dia a dia. Com isso, você entende suas principais características, como percebe o mundo e traça objetivos de vida.

Assim, é bem normal entender porque é um dos testes mais populares em todo mundo, mesmo que tenha sido criado há muitas décadas. Ainda assim, antes de responder e ver o resultado, é legal saber mais sobre a ferramenta e quais os resultados possíveis.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia mais: Bacharelado e licenciatura: qual o melhor tipo de curso para você?

O que é o teste MBTI?

Durante a Segunda Guerra Mundial, as professoras Isabel Briggs Myers e Katharine Briggs desenvolveram o teste a partir de conceitos do psiquiatra Carl Gustav Jung. A sigla significa Indicador Tipológico de Myers-Briggs e indica 16 tipos de personalidades diferentes, a partir de uma série de perguntas.

Assim, o questionário possui alternativas que vão de “Concordo muito” a “Discordo muito”. Com isso, a pessoa responde a diversas perguntas e deve dizer o quanto concorda ou não com uma determinada afirmação. A partir disso, um resultado aparece na tela, mostrando vários percentuais com suas características.

Por exemplo, você pode ser 65% extrovertido e 33% introvertido, ou 70% cauteloso e 30% assertivo. A partir desses conceitos, a pessoa tem compreensão de como se comporta em sociedade, quais seus pontos fortes e fracos e principais aptidões profissionais. Com isso, qualquer pessoa pode realizar o teste e aplicar em vários pontos de sua vida.

Além do mais, as empresas costumam se basear no teste para formarem grupos de colaboradores, definirem lideranças e até mesmo no processo de recrutamento de novos profissionais. Interessante, não é?

Como funciona o teste?

Você pode fazê-lo de forma online, em site como o 16 Personalities, especializado no modelo MBTI. Porém, em alguns locais é possível realizar de forma impressa. Como abordamos antes, ele avalia aspectos psicológicos, de atitude e preferência frente a situações do dia a dia.

Além disso, o MBTI te mostra todos os detalhes do tipo de personalidade com a qual você se encaixa e quais pessoas famosas também são do mesmo tipo. Isso é interessante porque ilustra como indivíduos diferentes escolhem caminhos semelhantes, por terem preferências específicas.

Os resultados finais aparecem a partir de quatro pilares, cada um representado por duas qualidades distintas. Assim, depois de concluir o teste, você é apresentado a uma sigla de 4 letras, a qual correspondente com sua personalidade.

Abaixo, mostramos os pilares que norteiam a definição da sigla e seus significados:

1 – Energia e motivação

  • Extrovertidos (E): pessoa que se sente motivada ao interagir e realizar atividades com outras pessoas.
  • Introvertidos (I): pessoas com inclinação para atividades solitárias e com preferência a refletir muito antes de agir.

2 – Percepção de mundo

  • Sensoriais (S): pessoas com a consciência voltada ao concreto. Ou seja, o que pode ser percebido pelos cinco sentidos.
  • Intuitivo (N): nesse caso, os indivíduos possuem a consciência voltada ao abstrato, ao simbólico e intangível.

3 – Avaliação e tomada de decisão

  • Racionalistas (T): pessoas concisas que atuam de maneira lógica, imparcial, organizada e objetiva. Sempre buscam argumentos racionais.
  • Sentimentais (F): pessoas com atitudes baseadas no subjetivo. Levam em conta as necessidades humanas e suas preferências.

4 – Estilo de vida

  • Julgadores (J): indivíduos decisivos, com preferência a seguir regras claras e planejar bem como vão viver. Tomam decisões tranquilamente.
  • Perceptivos (P): são as pessoas com gosto pela liberdade e improvisação. Assim, são mais adaptáveis e flexíveis e não veem problemas em deixar opções em aberto.

MBTI: as siglas

Bom, a partir dos pilares dá de perceber a linha de raciocínio. Se for mais Racionalista, a letra R entra no seu tipo. Se for mais Perceptivo, a P e assim por diante. Claro, não precisa levar o teste a ferro e fogo. É apenas uma ferramenta para ilustrar algumas das suas preferências.

Confira abaixo as 16 siglas do MBTI:

  1. ISTJ: o “logístico”;
  2. ISFJ: o “defensor”;
  3. INFJ: o “advogado”;
  4. INTJ: o “arquiteto”;
  5. ISTP: o “virtuoso”;
  6. ISFP: o “aventureiro”;
  7. INFP: o “mediador”;
  8. INTP: o “lógico”;
  9. ESTP: o “empresário”;
  10. ESFP: o “animador”;
  11. ENFP: o “ativista”;
  12. ENTP: o “inovador”;
  13. ESTJ: o “executivo”;
  14. ESFJ: o “cônsul”;
  15. ENFJ: o “protagonista”;
  16. ENTJ: o “comandante”.

Saiba mais: Áreas da Administração: confira quais as que estão em alta

Faça o teste do MBTI

Quer entender mais sobre a sua personalidade? Que tal fazer o teste? Ele dura alguns minutos e vai tirar todas as suas dúvidas. Além do mais, pode ajudar a fortalecer suas atitudes no trabalho e melhorar sua vida profissionalmente.

No fim, é mais uma boa ferramenta para o autoconhecimento. Quer mais dicas como essa? Continue lendo as produções do nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui