Você quer começar a sua graduação, mas ainda não sabe como encontrar faculdades que aceitam o Prouni? Então você chegou ao lugar certo. Caso você se encaixe nos pré-requisitos estabelecidos para ingresso no programa, o Prouni pode ser uma ótima alternativa para você fazer aquele curso de graduação que sempre sonhou em uma faculdade privada. E o melhor: com desconto integral ou de, ao menos, 50% do valor nas mensalidades. 

Saiba agora como funciona o Prouni, conheça os critérios de seleção e veja como encontrar as faculdades que aceitam Prouni perto de você!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia também: Estude grátis na Estácio: mais de cinco dicas para conseguir uma bolsa

Como funciona o Prouni?

O Programa Universidade para Todos – Prouni foi criado pelo Governo Federal, no ano de 2004 por meio da lei nº 11.096/2005. Na verdade, trata-se de uma parceria entre o mesmo entre e a instituições privadas de ensino superior. Seu objetivo é distribuir bolsas (parciais e integrais) para estudantes que não possuem condições de pagar um curso superior em uma instituição de ensino privada. 

Quais são os critérios para concorrer às bolsas do Prouni?

O critério básico para concorrer a uma bolsa do Prouni é ter cursado todo o Ensino Médio exclusivamente em escolas da rede pública (caso tenha estudado na rede privada, é preciso comprovar ter sido bolsista integral). Além disso, existem alguns outros critérios:

Nota do ENEM

Para obter o benefício oferecido pelo programa, o aluno precisa alcançar a média mínima de 450 pontos no ENEM e também não pode zerar a prova de redação. 

Renda

O principal critério para participar do programa, além das notas do ENEM, é o perfil socioeconômico do candidato. Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já no caso das bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar o valor de 3 salários mínimos por pessoa.

Além disso, também é possível conseguir uma bolsa Prouni, caso você atenda a um dos requisitos abaixo:

  • Ser portador de deficiência física. Neste caso, não é necessário que o estudante tenha cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular como bolsista integral da escola.
  • Ou ser professor do ensino público básico. Nesta situação, são considerados os docentes da rede pública de ensino, estando no exercício efetivo  do magistério da educação básica, sendo integrantes de quadro de pessoal permanente de uma instituição pública. Além disso, nesse caso, também não é necessário comprovar renda.

Como fazer o cadastro no site do Prouni?

Se você deseja obter uma bolsa do Prouni, um passo importante é fazer a inscrição no site do programa. Apenas a realização do ENEM não garante a sua participação no processo seletivo do Prouni. Afinal, a nota também pode ser utilizada em outras situações, como no ingresso pelo Sisu, para o FIES e, em alguns casos, substituindo o vestibular de algumas faculdades.

Por essa razão, é importante estar atento ao edital do programa para conferir os prazos e fazer a inscrição. Dentro do período pré-estabelecido, você deverá acessar o site do Prouni e informar alguns dados pessoais, bem como de seus familiares, incluindo a renda por pessoa.

Ao fazer a sua inscrição no sistema, você terá acesso a todas as informações necessárias para dar continuidade no processo seletivo. Dessa forma, também fica mais fácil realizar consultas no site e saber com mais precisão as faculdades que aceitam o Prouni e que estão oferecendo vagas naquela edição específica.

Posso fazer a transferência da minha bolsa do Prouni?

O Prouni permite que você faça a transferência da sua bolsa para outro curso e até mesmo para outra instituição. Para isso, é necessário que o bolsista respeite os seguintes critérios:

  1. Ambas as instituições de ensino (a de origem e a de destino) concordem com as condições da transferência;
  2. Tanto as faculdades, bem como o curso para o qual o aluno deseja fazer a sua transferência precisam estar credenciados regularmente no Prouni;
  3. É necessário haver vaga aberta no curso de destino.


Algumas situações excepcionais também viabilizam a transferência de bolsa. São elas:

  1. Exclusão do curso por conta da incorporação da faculdade de ensino;
  2. Encerramento das atividades da instituição de ensino;
  3. Nos casos em que o aluno é servidor também e a mudança de sede ocorre por interesse da administração;
  4. Em casos de servidores públicos federais, civis ou militares e que também são estudantes, ou possuem dependentes que são estudantes, e precisam mudar de domicílio por conta da função que ocupam.

Como encontrar faculdades que aceitam Prouni perto de mim?

Para encontrar as faculdades que aceitam Prouni mais próximas de você, basta acessar a página oficial do ProUni. Nela, os candidatos encontram todas as informações sobre o programa e podem visualizar também a lista completa de instituições participantes. 

Além disso, você pode ainda fazer uma busca com filtros, selecionando a instituição que deseja e cursos disponíveis com vagas para o Prouni. Confira o passo a passo completo para fazer a sua busca e descobrir quais faculdades que aceitam o Prouni na sua região:

  1. Após acessar o site do programa, vá até a página de consulta pública do Prouni.
  2. Em seguida, clique na opção “Procurar por Instituição”.
  3. Digite o nome da faculdade no campo indicado.
  4. Depois disso, clique em “Pesquisar”.

Caso a universidade indicada faça parte do Prouni, você terá as seguintes informações referente a bolsa para consulta na sua tela:

  • Cursos disponíveis com vagas para bolsistas naquela instituição;
  • grau (bacharelado, tecnólogo ou licenciatura);
  • Turno do curso;
  • Valor da mensalidade;
  • Número de vagas disponíveis para bolsas integrais e parciais (50% do valor total).

Faculdades que aceitam Prouni: encontrando vagas por curso

Agora, se você deseja fazer a busca por cursos que oferecem bolsas do ProUni, independentemente da instituição e do local onde as aulas ocorrem, siga esse passo a passo:

  1. Vá até a página de consulta pública do ProUni.
  2. Selecione a opção “Procurar por Curso”.
  3. No campo de pesquisa, digite o nome do curso.
  4. Por último, clique em “Pesquisar”.

Caso existam vagas no curso indicado, você irá visualizar uma lista com todos os municípios onde há bolsas. Em seguida, clicando em um município, você terá acesso às seguintes informações: 

  • Instituições de ensino que ofertam o curso;
  • O grau do curso (bacharelado, tecnólogo ou licenciatura);
  • Turno;
  • Valor das mensalidades;
  • Número de vagas disponíveis para bolsas integrais e parciais.

Cursos em faculdades que aceitam Prouni na sua cidade

Agora que você já sabe fazer a busca por faculdades que aceitam Prouni e por curso, saiba que também é possível realizar a busca por bolsas do ProUni fazendo o filtro por cidades do Brasil. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site de consulta pública do Prouni.
  2. Vá na sessão “Procurar por Município”.
  3. Informe o nome da sua cidade no campo indicado.
  4. Por último, clique em “Pesquisar”.

Caso existam vagas do Prouni na cidade que você buscou, o resultado irá mostrar a lista de cursos completa, em ordem alfabética. Clicando no nome de um curso você poderá visualizar informações como:

  • Instituições de ensino que ofertam aquele curso;
  • Grau (bacharelado, tecnólogo ou licenciatura);
  • Turno do curso;
  • Valor das mensalidades;
  • Número de vagas ofertadas para bolsas integrais e parciais.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Prouni na Estácio

Uma das maiores e melhores instituições de ensino particulares do Brasil, a Estácio também oferece bolsas de estudo parciais e integrais por meio do Prouni. 

Além da forma de ingresso pelo Prouni, a Estácio também aceita diretamente a nota do Enem no seu processo seletivo, havendo ainda a possibilidade de obter bolsas e financiamentos feitos diretamente pela instituição, caso o estudante não seja aprovado nos programas de bolsa do governo. 

Sendo assim, não deixe de conferir a oferta de cursos disponíveis. Para isso, acesse o site da Estácio, vá até o Menu “Estude na Estácio” e selecione a opção “Bolsas e Financiamentos”. Lá, você irá encontrar todas as informações sobre as diferentes bolsas oferecidas. Vale a pena conferir!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui