Como passar no vestibular: 6 dicas práticas

Não existe resposta pronta para quem quer saber como passar no vestibular. Dedicação, organização e tranquilidade não funcionam isoladamente: é o equilíbrio entre essas três características que tornam um candidato mais apto do que outro. Estudar é importante, mas é preciso saber como fazer isso, já que cada um tem um jeito de aprender.

Neste post, reunimos uma série de dicas de como passar no vestibular. Apesar de não garantirem a aprovação, elas são muito valiosas para quem quer chegar mais preparado e mais calmo no dia das provas. Confira a lista que preparamos para você e boa sorte!

Saiba como passar no vestibular

Não importa se essa é a sua primeira tentativa ou se você já vem tentando entrar na faculdade há algum tempo, sempre é tempo de avaliar como você está se preparando e de aprender algumas dicas de como passar no vestibular com maior organização e tranquilidade.

Confira alguns caminhos que poderão ajudá-lo a atingir o seu objetivo:

1. Monte um planejamento de estudos

Um dos pontos mais importantes para conseguir estudar todos os assuntos essenciais para o vestibular é montar um planejamento de estudos. Se você está na escola ou fazendo um curso pré-vestibular, esse planejamento deve ser embasado nas disciplinas que você está estudando. Dessa forma, você evita bagunçar muito a sua mente e se sobrecarregar com conteúdos que você precisa revisar.

Caso você esteja estudando sozinho, vale se guiar pelo que o edital está contemplando. Cuidado para não revisar apenas as matérias com as quais você tem maior facilidade. Esse é o caminho mais tentador e prazeroso, mas não lhe trará os melhores resultados, uma vez que você não poderá ignorar os outros conteúdos.

Também não é recomendado focar apenas nas matérias que são mais difíceis, deixando de lado as que você precisa revisar para garantir mais pontos. O equilíbrio, nesse sentido, será fundamental.

2. Saiba como você aprende melhor

Esse é um ponto muito individual. Há quem consiga assimilar tudo fazendo resumos das apostilas. Outros, apenas lendo o conteúdo já aprendem. Tem ainda quem precise falar para si mesmo ou explicar a matéria para outras pessoas.

Teste todos esses métodos e descubra qual funciona melhor para você. Depois, para evitar desperdício de tempo, foque naquele que teve maior eficácia. De nada adianta estudar em grupo, por exemplo, se você aprende melhor lendo sozinho. Conhecer a si mesmo é a dica mais valiosa relacionada a como passar no vestibular.

3. Faça provas de outros anos

Fazer as provas de anos anteriores da instituição de ensino para a qual você está prestando vestibular pode fazer toda a diferença no resultado. Alguns dos benefícios de fazer essas provas anteriores são os seguintes:

  • Você entenderá como aqueles conteúdos caem na prova. Por exemplo: algumas instituições se prendem a datas e outros dados que é necessário decorar, enquanto outras apresentam provas muito mais interpretativas. Entendendo o estilo do exame, você conseguirá se preparar da melhor forma;
  • Fazer as provas dos anos anteriores também é uma forma de estudar. Afinal, caso você não saiba a resposta, irá procurá-la nos livros;
  • Questões de múltipla escolha, somatórias, discursivas? É fazendo as provas que você entenderá qual a melhor maneira de estruturar o seu raciocínio e chegar nas melhores respostas;
  • Chegar no melhor tempo possível. Use algumas provas para estudar, consultando as respostas que você não sabe, mas faça outras simulando um dia de vestibular, cronometrando o tempo que leva para terminá-las. Com o tempo e com a prática, a tendência é que você consiga finalizar as provas cada vez mais rápido.

4. Acompanhe os portais de notícias

Além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a maioria das provas de vestibular hoje traz contextualizações do que está acontecendo no mundo. Sendo assim, fique de olho nos portais de notícias, assine newsletters e siga os veículos de comunicação nas redes sociais.

Esse é o melhor jeito de não deixar nada escapar. Isso também irá influenciar na sua capacidade de fazer a redação, que normalmente traz temas relacionados a atualidades.

5. Encontre um método de organização

Não pense que aprender como passar no vestibular tem a ver apenas com as disciplinas que você precisa dominar; saber se organizar também é essencial para ter êxito nas provas. Lembra do plano de estudos que citamos no primeiro tópico deste texto? Divida-o por ações, traçando metas por datas.

Veja um exemplo de organização que contempla essa estratégia:

Guerra Fria

  • Estudar capítulos 18 e 19 da apostila (25/07)
  • Fazer resumo do que aprendi (26/07)
  • Revisar conteúdo (01/08)
  • Resolver exercícios sobre o tema (02/08)
  • Para ajudá-lo nessa missão, você pode usar meios físicos, como uma agenda de papel, ou ferramentas online, como é o caso do Google Agenda, do Trello e do Asana, por exemplo.

6. Cuide da sua saúde mental

Estudar para processos seletivos não é fácil. É preciso sim ter muita dedicação, mas não há como passar no vestibular se você não estiver bem.

Existem algumas dicas que poderão ajudá-lo a passar no vestibular de forma mais tranquila. Confira:

  • Alimente-se bem. Ter os nutrientes necessários no seu corpo não apenas evitará doenças como também fará o seu cérebro funcionar melhor;
  • Faça outras coisas. Estudar é importante, mas não deixe de sair com seus amigos e de se divertir. Separe um tempo para isso;
  • Procure atividades que o acalmem. Pode ser a prática de mindfulness, tocar um instrumento, sair para correr. O importante é fazer algo que você goste e que ajude no processo de desestressar;
  • Não deixe para estudar tudo em cima da hora. Nos dias que antecedem as provas, apenas revise o que você já sabe. Tentar aprender algo em pouco tempo só irá deixá-lo mais nervoso;
  • Saiba que se você não passar dessa vez, está tudo bem. Depois de formado, você verá que não fará muita diferença ter começado o curso um ou dois anos depois do esperado;
  • Sempre há outras opções. Não é porque você não passou para a universidade federal do seu estado que a sua carreira será pior. Também existem boas faculdades particulares, com cursos avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação. Confira quais opções de cursos e bolsas de estudo são oferecidas por instituições de ensino como a Estácio.

O que você achou dessas dicas? Em nosso blog disponibilizamos outros conteúdos para quem quer ser mais produtivo nos estudos. Fique de olho! Esperamos você no próximo post.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *